Home / Natureza / O Que é Anidrase Carbônica e Qual a Sua Importância?

O Que é Anidrase Carbônica e Qual a Sua Importância?

O corpo das pessoas é muito complexo, tendo sistemas e reações que até mesmo essas pessoas desconhecem. Dessa maneira, é muito comum que alguém não faça ideia de quais reações são necessárias que o seu próprio corpo execute uma tarefa simples, como levantar o braço ou acenar.

Contudo, ainda que não seja necessário saber tudo sobre o corpo humano, é importante ter consciência das reações mais básicas do seu corpo para que seja possível adotar medidas corretas, mantendo o seu nível de saúde de forma mais adequada.

Assim, conhecer o mínimo sobre o organismo é fundamental para evitar problemas e, mais importante ainda, saber quando algo está fora de ordem e pode prejudicar a sua saúde. Dessa forma, é possível antecipar problemas ou realizar diagnósticos sempre que necessário, sabendo ler os problemas do corpo antes que esses possam se transformar em algo mais grave.

Conheça a Anidrase Carbônica

Um exemplo disso é a anidrase carbônica, uma enzima que possui papel muito importante para o corpo humano, mas que a grande maioria das pessoas não faz ideia do que se trata. A anidrase carbônica, portanto, possui a responsabilidade de fazer com que o pH do sangue se mantenha em nível controlado e, além disso, transporta gás oxigênio pela corrente sanguínea das pessoas.

Portanto, o papel da anidrase carbônica é imprescindível à vida e precisa ser feito de qualquer maneira, sendo que um trabalho mal executado por essa enzima pode levar a muitos problemas de variados tipos no corpo humano. Entre esses problemas está a possibilidade de a pessoa ficar com o pH muito baixo, o que pode representar um grave desafio à saúde. Isso porque um pH baixo, ou seja, muito ácido, fará com que as proteínas do seu corpo se desidratem e, assim, as reações básicas do organismo deixarão de acontecer de maneira natural e fluída.

Sem as proteínas em ordem, a pessoa pode enfrentar uma série de problemas, tendo, sobretudo, o sistema de defesa do corpo fragilizado. Assim, mais suscetível a doenças e bactérias, esse corpo com pH muito ácido no sangue logo se tornará uma presa muito fácil para as inúmeras doenças que podem acometer as pessoas.

Mais Detalhes Sobre a Anidrase Carbônica

Logo, é importante que se consuma alimentos mais leve e naturais para fazer com que a enzima anidrase carbônica trabalhe bem, pois o bom trabalho dessa enzima fará com que o corpo tenha um desenvolvimento mais natural e positivo ao longo do tempo.

Além disso, o mal trabalho da anidrase carbônica ainda pode fazer com que o sangue não recebe tanto oxigênio quanto necessita. Nesse caso, pode acontecer de a pessoa começar a enfrentar quedas de pressão súbitas, fazendo com que a qualidade de vida seja perdida. Tonturas, sensação de cansaço e outros sintomas poderão ser sentidos nesse caso em especial, mostrando como pode ser complicada a vida de uma pessoa que não possui a anidrase carbônica trabalhando de forma coordenada e organizada.

Anidrase Carbônica

Assim, a boa alimentação e a prática de atividades físicas regulares são fundamentais parta que o corpo possa manter bons níveis de produção em todos os aspectos da saúde.

Os Inibidores da Anidrase Carbônica

Assim como há uma série de alimentos que podem fazer com que a anidrase carbônica seja diminuída e inibida, tendo o seu trabalho reduzido em volume, há também remédios que podem fazer esse trabalho. Esses remédios são conhecidos como os inibidores da atividade da anidrase carbônica, sendo que o seu feito, em geral, envolve uma urina mais volumosa e frequente, embora menos concentrada.

Esse efeito pode ser interessante para que sofre de problemas nos rins e precisa, por exemplo, expelir uma “pedra” no rim. Isso porque, nesse caso, pode ser que a dor ao urinar seja muito grande nos primeiros dias, pois a urina estará muito concentrada e, assim, fará com que seja quase impossível urinar sem urrar de dor.

Contudo, os remédios inibidores da anidrase carbônica podem fazer com que o momento seja mais leve e menos doloroso para essas pessoas. Portanto, ao ingerir esse tipo de remédio a concentração de substâncias na urina diminui e se torna mais fácil expelir o acúmulo de sais que se formou no rim do afetado.

Ademais, esse tipo de remédio também pode ser usado para o tratamento do glaucoma, além de ser utilizado apenas por poucos dias; quando usado por muito tempo, esse tipo de inibidor pode causar problemas para as pessoas em larga escala.

Como se dá o Transporte de Oxigênio no Corpo

É muito importante saber mais sobre o transporte de oxigênio no corpo, algo que é fundamental para a manutenção da vida. Portanto, para realizar esse transporte na corrente do sangue, quem realiza o trabalho é a anidrase carbônica.

Enzima responsável também pelo controle do nível de pH no sangue, a anidrase carbônica consegue levar o oxigênio para todo o corpo de forma simples, sendo que o mal trabalho dessa enzima pode levar a diversos problemas dos mais variados tipos para a saúde das pessoas. Em um primeiro momento, acontece que a anidrase carbônica faz com que o gás carbônico seja hidratado de forma mais rápida, fazendo, depois, com que esse mesmo gás carbônico seja desidratado.

Em meio a todo esse processo, o gás carbônico pode ser liberado, o que faz com que aconteça troca gasosa – sai gás carbônico e entra gás oxigênio. Dessa maneira, todo o corpo necessita do trabalho que é executado pela enzima anidrase carbônica.

Como Controlar o Nível de pH no Sangue

A enzima anidrase carbônica é muito importante para realizar o controle dos níveis de pH no sangue. Dessa forma, para manter o pH do sangue controlado, em níveis médios e neutros, é necessário que a ingestão de frutas e legumes se dê de maneira frequente.

Portanto, comidas gordurosas estão fora de cogitação e a pessoa sequer deve pensar em consumir muitos alimentos industrializados, o que pode fazer com que o sangue se torne mais ácido. Dessa maneira, beber bastante água por dia também é importante para manter o pH do sangue controlado.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *