Home / Natureza / O Que a Falta de Potássio Provoca no Corpo Humano?

O Que a Falta de Potássio Provoca no Corpo Humano?

Ter uma boa alimentação é um dos fatores essenciais para se ter uma boa saúde, principalmente quando levamos em consideração aquela máxima muito conhecida de “você é o que você come”, o que de forma alguma deixa de ser verdade.

Isso significa basicamente que precisamos ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas justamente para sermos pessoas com o corpo também rico em nutrientes e vitaminas, já que é praticamente impossível termos no corpo algo que não consumimos.

Dessa maneira, é interessante aprendermos um pouco mais sobre o efeito que a deficiência de alguns nutrientes pode acabar tendo no nosso corpo, até mesmo para que isso sirva como uma espécie de motivação para melhorar a nossa alimentação.

Portanto, neste artigo vamos falar especificamente sobre a hipocalemia, ou seja, a feita de potássio no organismo. Assim, continue lendo o texto para entender exatamente o que é a hipocalemia, quais são os sintomas dessa condição física, o que ela provoca no corpo humano e como esse problema pode ser resolvido.

Potássio
Potássio

O que é a hipocalemia

O prefixo “hipo” remete ao conceito de algo que existe em pouca quantidade, e é exatamente por isso que a hipocalemia nada mais é do que a falta de potássio no sangue; porém, mesmo que o conceito seja simples temos que ter em mente que essa condição pode trazer problemas para o funcionamento do corpo de maneira geral.

Geralmente a falta de potássio no corpo ocorre por conta da baixa ingestão ou até mesmo não ingestão desse nutriente no dia a dia, seja por meio da alimentação ou até mesmo por meio de suplementação, já que nos dias de hoje temos diversas formas de suplementar nutrientes de maneira bem completa sem grandes custos.

Dessa forma, da mesma maneira que a hipocalemia é causada por uma alimentação não balanceada ela também pode ser resultado de problemas hormonais e muitas outras coisas, e é exatamente por isso que recomendamos que você sempre esteja com os exames médicos em dia!

Caso você não entenda ainda se possui hipocalemia ou não, é hora de consultar um médico. Se você já marcou a consulta mas mesmo assim está ansioso para saber mais sobre o assunto, vamos listar a seguir alguns sintomas que a hipocalemia pode te trazer, fique atento e perceba quantos sintomas você possui para falar com seu médico!

Sintomas da falta de potássio no corpo

Praticamente todas as condições físicas que temos podem ser notadas por meio de sintomas mais ou menos fortes que devem ser analisados com bastante cuidado, e é exatamente por isso que saber um pouco mais sobre os sintomas da hipocalemia é essencial para que você consiga tratar o problema rapidamente após identificá-lo.

Assim, confira agora a lista de sintomas que essa condição pode trazer para o seu corpo para que você entenda bem sobre o assunto e já esteja preparado para a suplementação (caso ela seja necessária).

  • Fraqueza constante: pessoas com hipocalemia muitas vezes se sentem muito fracas, e isso pode acabar causando outros problemas como sonolência excessiva, falta de foco e problemas de memória;
  • Câimbras: quando você teve câimbra já ouviu alguém falando “come banana”, não é mesmo? Isso pode ser explicado porque as câimbras são resultado da falta de potássio no corpo;
  • Vômitos: apesar de não parecer, esse pode ser um dos sintomas que a hipocalemia apresenta no corpo.

Além desses, podemos também citar problemas como falta de apetite e até mesmo febre em casos muito elevados de fraqueza.

Portanto, perceba esses sintomas e pare para pensar se algum deles está muito presente na sua vida. Caso a afirmação seja positiva, então chegou a hora de realmente procurar um médico para tratar o problema o mais rápido possível!

O que a hipocalemia provoca?

Já dissemos anteriormente quais são os sintomas que a hipocalemia traz para o corpo, mas você provavelmente pode não ter entendido exatamente o que ela provoca no funcionamento do nosso corpo.

Dessa maneira, vamos ver agora como a hipocalemia age no corpo para acabar causando os sintomas que citamos anteriormente.

Basicamente o potássio é muito importante para que os ossos tenham força e também para que os músculos consigam se movimentar da melhor maneira possível, e é exatamente por isso que você se sente tão cansado ao consumir pouco potássio: os músculos corporais fazem muito mais esforço para se movimentar da maneira correta e isso também traz câimbras.

Além disso, a falta de apetite pode ser causada diretamente por esse cansaço excessivo da hipocalemia, e é por isso que precisamos cada vez mais entender o nosso corpo para estar atento aos sinais, já que o cansaço excessivo leva a muitos outros problemas como os que já citamos anteriormente, criando um ciclo de fraqueza.

Portanto, agora que você já entendeu tudo que há de mais importante sobre a hipocalemia vamos ler mais informações sobre o que fazer para conseguir resolver esse problema!

Como resolver o problema

Antes de mais nada, devemos dizer que esse é um post apenas de caráter informativo que não substitui de forma alguma uma consulta médica e é exatamente por isso que seria interessante visitar um médico primeiro. Porém, vamos ler algumas formas de resolver o problema.

Em primeiro lugar, a suplementação de potássio é uma das alternativas mais utilizadas para que o problema pare, mas ela deve ser feita nas quantidades indicadas por um profissional da saúde para que não existem excessos.

Em segundo lugar, é importante que você não tenha problemas como refluxos e vômitos constantes, já que esses elementos podem resultar em hipocalemia. Caso esse seja o seu problema, contatar um médico gastro é uma excelente opção.

Por fim, suplementar o potássio no seu corpo por meio do consumo direto de alimentos ricos em potássio também é uma excelente opção para a hipocalemia, já que assim serão tratamentos simultâneos e seu corpo trabalhará mais rápido.

Gostou do artigo e tem curiosidade de aprender ainda mais sobre outros temas de Ecologia? Sem problemas! Confira com a gente: Vaporização do Útero com Barbatimão Passo a Passo

Veja também

Turmalinas Azuis

Quais São as Cores da Pedra Turmalina? Por que Variam?

No mundo da Astrologia e das coisas Exotéricas, as pessoas creem que diversos materiais naturais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *