Home / Natureza / Ecologia e Meio Ambiente Para Concurso

Ecologia e Meio Ambiente Para Concurso

Estudar ecologia e o meio ambiente são passos fundamentais para prestar concursos na área ambiental, o que é o sonho de muitos amantes da natureza, pois além de trabalharem com o que gostam, ser concursado garante muitas vantagens profissionais.

Afinal, estudar ecologia e meio ambiente são importantes para prestar um concurso? Sem dúvidas, pois são subcategorias das ciências biológicas e geográficas, cuja necessidade forma a base dos conhecimentos gerais.

Para a prestação de serviços públicos no setor ambiental, principalmente em prefeituras e organizações privadas, há a necessidade de aprovação em concursos específicos na área, por isso estudar ecologia e o meio ambiente são passos obrigatórios.

Acima de tudo, entender sobre ecologia e meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante, pois temas como “aquecimento global”, “mudança climática”, “construções invasivas”, “tecnologia e ciência”, “desmatamento”, “poluição”, “ilhas de lixo”, “extinção em massa”, “derretimento do gelo ártico”, “teoria Malthusiana”, “sustentabilidade”, “produção de plástico”, “fabricação biodegradável”, “fauna e flora” e muito mais temas sempre estiveram presentes nos cabeçalhos dos temas para redação.

A redação é uma das principais atividades avaliadas nos concursos, e para ter um bom desempenho nesse aspecto, é necessário ter conhecimento sobre a ecologia e o meio ambiente, para assim garantir uma aprovação.

Como Atua Uma Pessoa Concursada Em Ecologia E Meio Ambiente?

Concursos específicos para determinadas áreas de atuação exigirão conhecimentos plenos sobre ecologia e meio ambiente, porém, esses temas estão interligados pela biologia e pela geografia, ou a ciência em geral, que está presente em todos os concursos existentes, seja de estudos humanos ou estudos exatos.

Isso significa que qualquer concurso exigirá conhecimentos básicos sobre ecologia e meio ambiente, porém, concursos específicos em determinadas áreas de atuação pedirão que o intencionado à vaga saiba realmente do que se trata.

Para se ter ideia, o trabalho de uma pessoa concursada em ecologia e em meio ambiente envolverá a avaliação de projetos que podem apresentar riscos ambientais e impactos ao meio ambiente, trabalhando intensamente nas consequências de construções sobre à natureza, e de como elas podem afetar a terra e, por consequência, a vida que depende dela.

Pessoas concursadas em ecologia e meio ambiente serão os principais responsáveis por criarem projetos para recuperação de áreas devastadas por incêndios ou desastres ambientais, além de áreas consumidas por atividades ilegais, por exemplo.

Basicamente, o profissional concursado em ecologia e meio ambiente é uma das principais vozes quando se trata de projetos arquitetônicos que envolvam o consumo do meio ambiente, por consequência, é através desse profissional que empresas são proibidas de atuar em áreas de preservação, são processadas por contaminação e até mesmo fecham as portas por atividades ilegais que envolvam o meio ambiente.

Para executar tal atividade, uma pessoa concursada em ecologia ou meio ambiente, recebe cerca de 170 salários mínimos para uma jornada de 42 horas semanais.

Formação Em Ecologia e Meio Ambiente

Os concursos na área de ecologia e meio ambiente são voltados para profissionais de ensino superior, já que há a necessidade de ter uma formação específica na área de atuação, ou seja, para fazer um concurso para ecologia ou meio ambiente, há a necessidade de haver uma formação acadêmica prévia.

A formação em ecologia e meio ambiente pode ser com certificado de licenciatura, bacharel ou tecnólogo.

Em licenciatura, o profissional irá se graduar exclusivamente para atuar como uma autoridade na área e passar seus conhecimentos para as pessoas como um professor, atuando na área acadêmica, pois está licenciado a ensinar quem quiser.

O bacharelado tem por base, uma formação que garantirá ao profissional oportunidades ramificadas de atuações, podendo atuar em qualquer área que envolva meio ambiente, como análises de impacto ambientais, sustentabilidade de empresas, controle de parques nacionais, planejamento urbano e etc.

A formação tecnóloga confere ao ecologista a atuação nas mesmas áreas do bacharelado, porém, o alcance profissional será de menor ênfase, onde os cargos de liderança são tomados pelos bacharéis. Enquanto um bacharel leva cerca de 4 anos para se formar, um tecnólogo leva de 2 a 3 anos.

Onde Se Formar Em Ecologia e Meio Ambiente?

Universidades Privadas:

  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
    Centro Educacional Anhanguera
    Centro Educacional Anhanguera
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
    Universidade Estácio de Sá
    Universidade Estácio de Sá
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
    Universidade Cruzeiro do Sul
    Universidade Cruzeiro do Sul
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
    Universidade Norte do Paraná
    Universidade Norte do Paraná
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
    Universidade Cidade de São Paulo
    Universidade Cidade de São Paulo

Universidades Públicas:

  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Universidade Federal de Goiás
    Universidade Federal de Goiás
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
    Universidade Federal do Mato Grosso
    Universidade Federal do Mato Grosso
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Universidade Federal de Minas Gerais
    Universidade Federal de Minas Gerais
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/profissao/ecologia/

O Que Você Deve Saber Sobre Ecologia e Meio Ambiente Para Concurso

Ao estudar ecologia, o aluno aprende que o conteúdo é muito mais aprofundado do que temas gerais da ciência, biologia e geografia, passando até mesmo pelo aspecto jurídico, tendo que ter conhecimento das principais leis que regem a proteção ambiental.

É necessário que a pessoa intencionada ao cargo de concurso público tenha conhecimentos sobre a jurisdição que abrange a fauna e flora brasileiras e quais são as penas para crimes cometidos nesse sentido, além de pleno conhecimento sobre o que é a diversidade biológica, para saber até que ponto ela deve seguir e parar, além de saber sobre a composição de todos os biomas brasileiros.

Estudando Ecologia e Meio Ambiente
Estudando Ecologia e Meio Ambiente

Além de tudo, a ecologia tem uma tênue relação com a agronomia, onde a produção de alimentos e o incentivo a monocultura devem ser postos em balanças éticas e morais.

Entender subáreas da ecologia como biogeografia e macroecologia são peremptórios para que haja uma boa colocação no concurso prestado.

A Importância Da Ecologia e Do Meio Ambiente Na Carreira Profissional

O profissional nessa área é muito bem remunerado devido às responsabilidades a quais passa a ter, sendo que as principais são relativas aos desastres ambientais e, principalmente nos dias de hoje, energias renováveis.

Os concursos de ecologia exigem cada vez mais que seus alunos tenham conhecimento notório sobre o uso, aproveitamento e desenvolvimento de formas renováveis de energia.

Quando ouvimos que carros novos e várias outras tecnologias estão sendo desenvolvidas para acabar com o uso de combustíveis fósseis e que energias limpas, baratas e renováveis estão sendo produzidas para o uso das massas, pode ter certeza que um ecologista está listado como colaborador essencial de cada projeto.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *