Home / Animais / Tudo Sobre o Pinguim: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Pinguim: Características, Nome Científico e Fotos

A fauna do nosso planeta possui uma variedade gigantesca de espécies e isso é um fato. Porém, a verdade é que nós não conhecemos nem 1/3 de todos esses animais, principalmente porque grande parte deles vive muito longe, em outros continentes.

Apesar disso, o pinguim é um animal que se destaca entre todos os outros e por isso é muito conhecido até mesmo no Brasil, mesmo vivendo muito longe de nosso país.

Isso se explica principalmente porque ele é um animal considerado fofo e cheio de carisma, e além disso diverte muitas pessoas com todos os vídeos que são postados na internet de pinguins fofos e etc.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o pinguim, quais são as características desse animal, qual o seu nome científico e muito mais!

Características do Pinguim

Podemos citar diversas características interessantes quando falamos de qualquer animal, e por isso falar um pouco mais sobre o pinguim também é algo extremamente interessante, já que esse é um animal que possui muitas características interessantes.

Vamos ver agora algumas dessas características para que você entenda tudo o que for possível sobre esse animal!

  • Características Físicas

    Características do Pinguim
    Características do Pinguim

O pinguim é um animal de baixa estatura, podendo medir cerca de 60 centímetros e pesar até 3kg, sendo que todos esses dados sempre variam de acordo com as espécies que estão sendo estudadas.

Além disso, podemos dizer que esse animal possui a maior parte do seu corpo na coloração preta, sendo que a barriga dele é branca e o seu bico é amarelo. Mais uma vez, essa é uma característica que dependerá muito da espécie que está sendo levada em consideração.

Portanto, essas são as características físicas gerais dos pinguins.

  • Características Alimentícias

Os pinguins são animais que possuem hábitos alimentares carnívoros, o que significa basicamente que eles se alimentam apenas da carne de outros animais.

Muitas pessoas podem se surpreender com isso por conta do tamanho desse animal, mas ele se alimenta principalmente de pequenos peixes que podem ser encontrados em seu habitat natural.

Portanto, essas são algumas das características que podemos citar de maneira mais profunda sobre o pinguim.

Nome Científico Do Pinguim

Os nomes populares podem variar muito de acordo com a região e o idioma que está sendo levado em consideração, já que ele muda justamente com as diferenças culturais.

Para resolver esse problema, foi criado o nome científico, que não muda de acordo com o idioma e nem com a região geográfica, e por isso possibilita que os cientistas possam trabalhar de maneira única em todo o mundo, sem precisar necessariamente traduzir o nome do animal.

Assim, podemos dizer que o nome científico sempre é formado pela junção do gênero com a espécie do animal, tendo um aspecto binomial. O gênero sempre deve ser representado com a primeira letra maiúscula, enquanto a espécie sempre deve ser representada com todas as letras minúsculas.

O nome científico do pinguim irá depender sempre da espécie que está sendo levada em consideração, mas ele sempre começará com uma dessas nomenclaturas: Aptenodytes, Eudyptes, Eudyptula, Megadyptes, Pygoscelis e Spheniscus. Isso porque esses são os nomes de gêneros de pinguins, e o nome científico sempre começa com o gênero do animal.

Portanto, agora você já sabe exatamente como o nome científico de um animal é formado e também como o nome científico dos pinguins se inicia, já que te dissemos os gêneros.

Curiosidades Sobre Pinguins

Linda Foto de um Pinguim Saltando da Água
Linda Foto de um Pinguim Saltando da Água

Aprender sobre algum ser vivo se torna muito mais simples quando você para e começa a pensar em curiosidades que podem ser relacionadas a aquele ser vivo, já que dessa forma o estudo se torna muito mais dinâmico e até mesmo muito mais interessante.

Por esse motivo, vamos ver agora algumas curiosidades que podem ser apontadas com relação aos pinguins, já que esse é um animal tão interessante assim.

  • O pinguim é uma ave típica da parte sul do planeta, ou seja, do hemisfério sul;
  • A expectativa de vida do pinguim muda de acordo com a espécie que está sendo estudada, sendo que ela varia de 6 a 20 anos de acordo com as espécies;
  • Apesar de parecerem animais muito pequenos, a verdade é que um pinguim pode chegar a medir até 1,3m, como é o caso da espécie conhecida como pinguim imperador;
  • Focas, tubarões, orcas e baleias são os principais predadores do pinguim em todo o mundo;
  • Pinguins se alimentam principalmente de peixes, lulas e krills;
  • A cor do pelo do pinguim na verdade é transparente, o que vemos ao olhar para eles é o reflexo da luz em seus pelos, o que acaba formando cores;
  • Existem espécies de pinguins vivendo no Brasil, como é o caso da espécie conhecida como Pinguim de Magalhães;
  • Na Nova Zelândia já foram encontrados fósseis de pinguins que possuem o tamanho de seres humanos.

Portanto, essas são as curiosidades que podemos citar sobre os pinguins. Existem muitas outras características interessantes que podem ser citadas, e é por isso que podemos estudar muito mais coisas por meio de curiosidades.

Vamos ver agora mais algumas informações sobre onde os pinguins vivem, já que ainda não falamos sobre isso nos textos.

Onde Os Pinguins Vivem

Quando falamos sobre pinguins muitas pessoas pensam que estamos falando apenas de animais que vivem em locais extremamente frios e com gelo. Porém, a verdade é que os pinguins vivem em muitos outros locais pelo mundo.

Esses animais podem ser encontrados nos seguintes lugares: na parte sul do continente africano, na Antártida, em países da América do Sul e também na Austrália. Portanto, podemos perceber que eles estão muito distribuídos no mundo todo, e não apenas em locais muito frios como todos pensam.

Portanto, agora você já sabe muitas informações novas sobre os pinguins! Quem diria que um único animal poderia render tantos tópicos interessantes e completos sobre a natureza e também muitas curiosidades bem interessantes?

Quer saber ainda mais informações interessantes sobre os pinguins, mas não sabe exatamente onde encontrar textos de qualidade pela internet? Sem problemas, leia também aqui em nosso site: Pinguim rei – Características, nome científico e fotos

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *