Home / Animais / Raça de Cavalo Shire: Características, Fotos, Historia e Origem

Raça de Cavalo Shire: Características, Fotos, Historia e Origem

O Shire é um dos maiores cavalos do mundo que se destaca por sua capacidade de puxar pesos enormes. Este cavalo pesado de tração é agora usado como um cavalo de lazer, bem como para diferentes outras disciplinas de tração. 

Por causa de seu tamanho gigante e natureza calma, costuma ser chamado de gigante dócil. A população atual deste cavalo está em jogo.

Informações

Traços Comportamentais: gentil, nobre, disposto e adaptável.

Características físicas: a estrutura é enorme, com uma cabeça grande, olhos grandes. O pescoço longo é ligeiramente arqueado, terminando em um peito largo e ombros largos; as pernas são musculosas com os jarretes perfeitos para máxima alavancagem; as costas das pernas são cobertas com penas densas enquanto os cascos são redondos e grandes.

Cores: preto, cinza, castanho (cores tradicionais)

Expectativa de vida: 25-30 anos

Usos comuns: equitação geral, adestramento, eventos e puxando mercadorias pesadas.

Problemas de saúde: sem doenças específicas.

História e Desenvolvimento

Alguns pesquisadores acreditam que o ancestral do cavalo Shire é o “grande cavalo” britânico que já foi cavalo de guerra. 

Os descendentes deste cavalo podem ter sido cruzados com outras raças, incluindo o holandês Friesian, resultando no desenvolvimento da nova raça Shire. No entanto, com a introdução de mais linhagens, a influência do Grande Cavalo diminuiu lentamente  no estoque, enquanto o sangue Friesian começou a dominar.

Existem disputas sobre quando esses animais se desenvolveram. Mas muitos especialistas opinaram que os primeiros Shires se desenvolveram na Grã-Bretanha por volta do século XVI, quando os habitantes locais precisavam trabalhar com equinos para puxar seus ônibus e vagões por longas distâncias através dos terrenos acidentados da região. A raça resultante provou ser muito eficiente em puxar cargas maciças, bem como para fins militares.

Atualmente, os Cavalos Shire são bastante conhecidos por sua força e ainda são usados ​​para transportar cargas pesadas, como granito e vagões de cervejaria. No entanto, a população desta raça está diminuindo a uma taxa consideravelmente mais rápida.

Fatos Interessantes

Em uma exposição de 1924 na Inglaterra, dois cavalos Shire puxaram um peso de cerca de 45 toneladas.  O magnífico cavalo Shire é mais conhecido por sua altura e força, mantendo recordes de ser o maior e mais forte cavalo do mundo. Nos dias em que as máquinas se tornaram o cavalo de batalha da agricultura e da indústria, o Shire era conhecido por seu imenso poder de tração. Agora que a potência dos cavalos de tração não é mais necessária, o Shire chegou à lista de raças de animais ameaçadas de extinção no Reino Unido, EUA e Canadá. De fato, estima-se que menos de 100 cavalos Shire permaneçam no Canadá, e a raça está na lista crítica da American Livestock Breeds Conservancy.

História E Origens Do Cavalo Shire

Acredita-se amplamente que o “Grande Cavalo” britânico, usado em batalha, era o ancestral do Shire. O cavalo cego de Packington, um garanhão que viveu no final dos anos 1170, é considerado o pai da raça Shire. A Shire Horse Society, chamada pela primeira vez de English Cart Horse Society, foi formada em 1878.

O Shire foi trazido para os EUA por volta de 1853, mas nunca alcançou muita popularidade. Em vez disso, Shires foram usados ​​principalmente para criar um tamanho aumentado em cavalos menores.

Tipo De Corpo

Confundir o cavalo Shire com o Clydesdale seria fácil. A cabeça é mais longa e mais estreita em perfil do que a de Clydesdale, no entanto, com uma maçã do rosto menor . O nariz é um pouco romano. O pescoço é longo e arqueado, com um conjunto alto. As costas são curtas e os ombros e o peito são poderosos e musculosos. Os quartos traseiros não são tão volumosos quanto os de um Clydesdale, mas ainda são poderosos e bem musculosos. No geral, o cavalo Shire tem uma presença imponente e poderosa – o tipo de corcel majestoso e musculoso que você imagina em uma pintura medieval.

Clydesdale
Clydesdale

Usos

O cavalo Shire foi usado extensivamente para puxar carrinhos de cerveja das cervejarias para os bares. Antes da Primeira Guerra Mundial, esses gigantes gentis geralmente serviam como cavalos de fazenda, puxando carroças e trabalhando em campos agrícolas. Quando o carvão era uma importante fonte de calor e luz, Shires era empregado para puxar enormes vagões de carvão pelas estradas irregulares.

Cavalo Shire Puxando Carruagem
Cavalo Shire Puxando Carruagem

Hoje, o Shire ainda é popular para puxar veículos, como vagões de turismo, e muitos cavaleiros gostam de andar na raça suave por prazer. Eles são uma alternativa ecológica para tratores em pequenas fazendas e ainda são usados ​​em operações de extração de madeira. Por fim, mas talvez o mais visível, eles são uma ferramenta promocional popular para os fabricantes de cerveja modernos, alguns dos quais estão novamente fazendo entregas a cavalo e a carroça.

Características Únicas Do Cavalo Shire

As características mais marcantes do cavalo Shire, é claro, são a sua altura imponente e força extrema, características documentadas tanto em livros de registro quanto anedota. Por exemplo, um par de condutores na década de 1920 puxou uma carga de mais de 45 toneladas. O peso exato da carga não pôde ser determinado, no entanto, porque o peso excedeu a capacidade da balança.

Embora o tamanho do Shire possa ser intimidador, a raça é conhecida por seu temperamento descontraído. Este cavalo não assusta facilmente.

Cavalo Shire ao Lado na Dona
Cavalo Shire ao Lado na Dona

O Cavalo Shire É Ideal Para Você?

Os Shires podem ser grandes, mas são muito calmos. Embora os pilotos iniciantes possam precisar de um impulso para subir a bordo, eles podem ter uma certeza razoável de um passeio suave. Os Shires raramente recuam ou empurram, e não assustam facilmente. Eles toleram barulhos altos, veículos, crianças, água, buzinas, trovões e até outros animais, como cães com calma e uniformidade. Eles estão ansiosos para agradar, por isso são fáceis de treinar. Essa natureza descontraída provavelmente surgiu do objetivo original da raça: transportar homens com armaduras pesadas para situações de batalha barulhentas e perigosas sem vacilar.

Montando um Cavalo Shire
Montando um Cavalo Shire

Uma palavra sobre como cuidar: As belas penas ao redor dos tornozelos requerem escovação e limpeza regulares para evitar uma infecção bacteriana que causa cicatrizes dolorosas e crocantes. Geralmente conhecida como “envenenamento por orvalho”, “febre da lama” e “arranhões”, essa condição pode ser evitada mantendo o Shire seco e tratando qualquer sinal de infecção imediatamente com antibióticos. No topo, você provavelmente precisará de um banquinho resistente para chegar alto o suficiente para enfeitar seu cavalo Shire completamente. Uma palheta de casco ajudará você a extrair detritos e pedras dos cascos muito grandes do seu cavalo.

Um Shire é uma raça bastante cara de se manter, por várias razões. Devido ao seu tamanho, requer mais alimento do que outras raças. Alguns veterinários recomendam dietas ricas em gordura para evitar uma condição comum em Shires, que causa cãibras nos quadris. Normalmente, os proprietários devem comprar tachinhas personalizadas; equipamentos produzidos em massa simplesmente não cabem. Por fim, esses cavalos podem comandar preços premium devido à sua relativa raridade.

Em geral, porém, o Shire é uma raça genial e robusta, ideal para qualquer pessoa com tempo e meios para alimentá-lo, abrigá-lo e prepará-lo.

 

Veja também

Meu Cachorro Avança nas Pessoas na Rua: E Agora?

Os cães são sem dúvida os animais de estimação mais amados e estimados em todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *