Home / Animais / Qual é a Raça de Cavalo Mais Alta do Mundo? Qual a sua Altura?

Qual é a Raça de Cavalo Mais Alta do Mundo? Qual a sua Altura?

Existem dezenas de raças de cavalos pelo mundo afora. Embora guardem muitas semelhanças entre si, cada raça de cavalo possui suas particularidades e características que diferenciam uma da outra.

A altura média é uma delas. E, uma raça em particular, apresenta a maior altura média entre os equinos, chegando a ser desproporcional em relação às alturas médias das demais raças. Seus representantes são conhecidos como “cavalos gigantes”.

Os cavalos da raça inglesa shire são considerados os mais altos do mundo. A média de tamanho da raça é de 1,80m, porém frequentemente há registros de cavalos mais altos, inclusive medindo mais de 2m de altura.

A Raça de Cavalo mais Alta do Mundo

Geralmente os machos são mais altos que as fêmeas, que por sua vez, apresentam ancas mais largas para que sejam capazes de levar o potro em seu útero e posteriormente dar à luz. Um garanhão adulto da raça shire deve medir pelo menos 1,73m enquanto uma égua adulta precisa medir ao menos 1,63m.

O peso dos cavalos shire comumente ultrapassa uma tonelada e eles são capazes de carregar até cinco vezes o seu próprio peso, o que quer dizer que eles podem carregar até cinco toneladas.

Origem da Raça Shire

Os cavalos da raça shire são considerados cavalos de tração e são originários da Inglaterra. Dados precisos sobre sua origem são, contudo, raros. Acredita-se que os shires possam ser descendentes de cavalos  introduzidos na Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, no século XI.

Foram esses cavalos que deram origem à raça (atualmente extinta) old english black, surgida no século XVII e que é a precursora de outras raças inglesas como shire e clydesdale.

Devido a seus grandes porte e força física, já eram valorizados durante a Idade Média, época em que eram muito usados para transportar cavaleiros com suas pesadas armaduras durante as muitas guerras travadas naquele período.

Cavalo Shire Características

Além de conduzir os guerreiros em suas batalhas, os shires eram largamente utilizados como animal de tração na agricultura para, por exemplo, puxar o arado pelos campos a serem cultivados. Também serviam para todo tipo de transporte do campo à cidade, levando desde leite e verduras aos mais diversos produtos agrícolas, como grãos e madeira.

Eles ainda eram utilizados nas famosas carroças cervejeiras inglesas, transportando a bebida das fábricas até os locais de venda. Tudo isso fez com que a raça se tornasse bastante popular na Inglaterra.

Por ser uma raça muito bonita, também eram usados para guiar a nobreza inglesa em suas carruagens – chegando a transportar inclusive membros da realeza.

No século XIX, os critérios para um cavalo pertencer à raça shire foram sendo criados e, em 1878, foi fundada a Sociedade do Cavalo Shire. Nas primeiras décadas do século XX, os ingleses passaram a exportar esses cavalos para os Estados Unidos, onde também tornaram-se populares.

Por ser um cavalo de tração, com o advento da Revolução Industrial e a posterior e constante evolução da tecnologia, muitos cavalos da raça shire foram substituídos em seu trabalho por máquinas, carros, caminhões e tratores. Centenas de milhares de animais foram sacrificados e a raça chegou ao ponto da quase desaparição.

Na década de 1970, alguns criadores voltaram a investir na criação de cavalos shire. Mesmo assim, ainda hoje existam poucos animais reprodutores, o que coloca a raça como vulnerável, correndo o risco de desaparecer.

Atualmente os cavalos shires participam de feiras, exposições, concursos de morfologia e provas de atrelagem. São utilizados para guiar carruagens e charretes em passeios turísticos e, na Inglaterra, continuam sendo empregados como meio de transporte em algumas das tradicionais carroças cervejeiras.

Características da Raça Shire

Uma das principais características físicas desse cavalo são as patas grandes e bastante resistentes, com as extremidades inferiores recobertas de densa pelagem, o que o torna ideal para cavalgar por lugares frios, com neve e por terrenos irregulares, devido à sua estabilidade.

Mesmo tendo uma altura muito maior que a média dos equinos, os shires possuem temperamento dócil, meigo e pacífico. São confiáveis e obedientes, tendo recebido a alcunha de “crianças grandes”.

É uma raça amável e gentil, que gosta de receber carinho e possui estabilidade emocional, sendo possível utilizá-la para equoterapia – uma terapia auxiliar que faz uso de cavalos para aprimorar o desenvolvimento físico, psicológico ou cognitivo de pessoas com vários tipos de necessidades especiais, doenças, sequelas e deficiências.

Em relação à pelagem, as mais comuns entre os machos são preta, branca, baia ou acinzentada (sendo que nos Estados Unidos o pelo castanho também é aceito). Entre as fêmeas é ainda aceita a pelagem ruão – que é o pelo branco intercalado com qualquer outra cor, com cauda e crina que costumam apresentar a pelagem da outra cor e não a branca.

Os pelos das partes inferiores das patas são abundantes, macios e sedosos (como os da crina) e, geralmente, de cor branca. Os cavalos shires possuem olhos grandes e de cores escuras e cabeça de aspecto forte. A cauda é alta e está sempre erguida.

Por serem comumente maiores que a média dos seres humanos, hoje em dia, os cavalos da raça shire não costumam ser utilizados para montaria.

Qual é o Maior Cavalo do Mundo?

Conforme já dissemos, os cavalos da raça shire são os maiores do mundo em altura média. Mas dentre os maiores, quem especificamente é o maior de todos? Qual é o cavalo detentor do título de maior cavalo do mundo no Guinness World Records?

O dono do recorde de maior cavalo do planeta é Big Jake (ou Grande Jake em português), um cavalo que, curiosamente, não é da raça shire. Ele é da raça belgian draft e detém o posto de maior cavalo desde o ano de 2010.

Big Jake vive nos Estados Unidos, no estado de Winsconsin, e mede nada menos que 2,10m. Além da altura recorde, o cavalo tem também o extraordinário peso de 1179,34 quilos, ou seja, Big Jake pesa mais de uma tonelada.

O único cavalo que, comprovadamente, foi mais alto que Big Jake, foi um cavalo da raça shire chamado Sampson. Medido no ano de 1850, sua altura era de impressionantes 2,15m. Até hoje nenhum outro cavalo chegou a essa altura, sendo assim, Sampson foi o maior cavalo registrado do mundo.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *