Home / Animais / Qual é a Função da Mosca na Natureza? Para que ela Serve?

Qual é a Função da Mosca na Natureza? Para que ela Serve?

Muitos acreditam que as moscas vivem entre nós apenas para abocanhar restos de alimentos e detritos, mas enganam-se, pois as moscas têm uma função muito importante. Isso diz respeito tanto a nós quanto aos outros seres vivos. 

Conheça a seguir as principais características da mosca, qual sua principal função na natureza e para que ela realiza tais ações. Confira! 

As moscas estão no nosso meio em grande quantidade, isso é um fato. Elas andam e voam por todos os lados a procura de algo que ela possa se alimentar. 

Mosca: Características Gerais

Elas fazem parte da ordem díptera, isso significa que são animais que possuem um par de asas. No grego o significado é: Di= duas, Ptera= asas. 

É uma ordem muito ampla, considerada como mega diversa, pois nela estão presentes mais de 150.000 espécies conhecidas. Muitos insetos fazem parte dessa ordem.

Sim, apenas conhecidas porque há muitas ainda a serem descobertas. E dentro dessa ordem estão presentes diferentes famílias e gêneros, as moscas encontram-se na família Muscidae e no gênero Musca. 

As duas espécies mais conhecidas por quem vive nas cidades são a mosca-doméstica (Musca Domestica) e a mosca-varejeira. 

Mosca Características

Ambas causam arrepios quando estão perto de nós, e muitas pessoas ficam com “nojo” dos animais. E não é para menos né? 

As moscas voam e pousam nos lugares mais inóspitos e depois entram na sua casa e ficam lá como quem não quer nada, mas na verdade elas estão atrás de alimento, sempre. 

Ela se alimenta de praticamente tudo (aí está uma função importante da mosca que falaremos abaixo!), desde resto de alimentos até corpos em decomposição, sejam eles de humanos ou animais. 

Ficou surpreso? Pois é, ela é capaz de “sumir” com objetos e corpos em decomposição.

Na verdade não é ela sozinha, os ovos colocados no local, e posteriormente as larvas que nascem deles,  ajudam muito para “reciclar” a matéria orgânica. 

Abaixo vamos mostrar as principais funções da mosca na natureza, para você entender que, apesar de serem consideradas “nojentas” por muitos, esses pequenos insetos voadores têm sim o seu papel no ecossistema em que vive. 

Qual a Função da Mosca na Natureza?

Afinal, o que a mosca faz na natureza? Veja abaixo as principais ações realizadas pelas moscas que estão presentes entre nós! 

Limpar o Ambiente

Limpar o ambiente? Como assim? Mas a mosca não é suja? Na verdade sim, ou não! 

Quando um objeto está em decomposição, seja ele uma carcaça de um animal, frutas, legumes ou verduras apodrecendo ou até mesmo um corpo humano e vemos as moscas voando ao redor, na verdade, nesse momento, elas já estão fazendo o seu papel na natureza. 

Trata-se de uma ação de limpeza do ambiente. Funciona assim:

As moscas identificam a matéria orgânica em decomposição, vão até lá e colocam seus ovos (que varia de 1.500 a 2.000 por período reprodutivo), as larvas nascem cerca de 24 horas após os ovos serem desovados.

Acontece que a matéria em decomposição é um banquete para as larvas e elas alimentam-se até acumularem energia para se transformarem-se em pupa, e dias depois, saem como uma mosca adulta, prontas para manter esse ciclo funcionando. 

A verdade é que restos, carcaças só se decompõe graças à essa ação das moscas, sem elas, muita matéria orgânica estaria acumulada. 

Polinizadoras

Muitos pensam que isso é uma função das abelhas, porém, existem algumas espécies de moscas, como é o caso dos sirfídeos (moscas das flores), que possuem capacidade de polinizar determinadas flores e plantas.

Mas isso não acontece apenas com elas, na verdade, a maioria dos insetos são capazes de realizar a polinização, desde borboletas, vespas, formigas, besouros, etc. 

Polinizar é sobretudo transportar o pólen masculino até as flores femininas, e dessa forma, realiza a reprodução das diferentes espécies de plantas. 

Controle de Pragas

Existem espécies que se desenvolvem em larga escala e acabam virando “pragas” no ambiente que vivem, pois dominam tudo, de tantos indivíduos que a espécie gera. 

E para isso existem os animais que são considerados “controladores de pragas”, como por exemplo o grupo dos taquinídeos, que são pequenas moscas, que se alimentam das larvas dos artrópodes, mandando o seu hospedeiro. 

Muitas pessoas já utilizaram os taquinídeos para controlar populações de parasitas em plantações. 

Enxame de Moscas

Enfim, como as moscas estão em grande número, elas exercem diferentes funções no ambiente em que vivem. 

Além das ações citadas acima, ela ainda são: predadoras, herbívoras, fungívoras e parasitas. De fato é impressionante a quantidade e variedade de moscas que habitam no mesmo ambiente que nós.  

Reprodução da Mosca

Como existem muitas moscas entre nós, é fundamental entender como elas se reproduzem, até mesmo para evitá-las. Veja abaixo!

Mas a reprodução da mosca funciona da seguinte maneira: 

  1. A fêmea procura um local ideal para colocar os ovos (desde locais úmidos, ralos, com restos de alimentos, em frutas podres, em matéria orgânica em decomposição, etc.) e acomoda-os no ambiente, ela pode colocar até 2.000 ovos por período reprodutivo. Os ovos são pequenos, com mais ou menos 1,2 milímetros. 
  2. Após 24 horas, os ovos eclodem e saem as larvas. Elas se alimentam da matéria orgânica presente no ambiente, geralmente rica em nutrientes. Possuem cerca de 10 milímetros e coloração amarelada.
  3. Depois de se alimentarem, acumularem energia, as larvas transformam-se em pupas e assim, se transformam em pequenos “casulos” avermelhados de 8 milímetros. 
  4. Após alguns dias, a pupa é aberta pela mosca adulta, que “corta” seu casulo e está pronta para voar e viver o seu ciclo de vida. Ela procura outra mosca para acasalar e assim dar continuidade na reprodução da espécie. 
  5. Vale destacar que as moscas vivem pouco tempo, o ciclo completo da vida do inseto gira em torno de no máximo 30 dias. 

Assim as moscas se reproduzem e dão origem a outras moscas que possuem as mesmas funções que elas. 

É cíclico, uma incrível adaptação de um ser vivo que apesar de ser considerado “nojento”, tem suas próprias características e determinados funções no ambiente em que vive, como todos os outros.

Veja outros posts do Mundo Ecologia para saber mais sobre insetos e todos os seres vivos!

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *