Home / Animais / Qual é a Força de um Chimpanzé? É Mais Forte que Humano?

Qual é a Força de um Chimpanzé? É Mais Forte que Humano?

O chimpanzé é mais forte que o ser humano? A força dos chimpanzés é algo realmente impressionante, eles conseguem ultrapassar o limite da força humana e realizar grandes feitos. 

Os chimpanzés são os animais que vivem em meio selvagem com maior parentesco com os humanos. Mas por que eles são tão mais fortes? 

Veja a seguir o porquê disso, além das características gerais dos chimpanzés, seus hábitos e sua força. Confira! 

Qual a Força Do Chimpanzé?

Os chimpanzés são animais curiosos, os parentes mais próximos dos seres humanos. De fato, é preciso atenção e conhecimento quando falamos a respeito deles. 

Sua força é algo impressionante, o primata possui contração rápida de seus músculos, o que facilita movimentos rápidos e ágeis. 

Ele é constituído de uma fibra muscular diferente dos humanos, que permitem rápidas contrações e movimentos mais ágeis.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, identificou que os chimpanzés são 1,5 vezes mais fortes que o ser humano. 

Isso é muito? Não! Não há tanta diferença entre a força dos chimpanzés e dos homens. Apesar do chimpanzé ser mais forte, a diferença é pouca e muitas vezes, pode ser quase nula. 

Os músculos do chimpanzé contraem e permite uma locomoção rápida e poderosa, quando saltam ou mesmo empurram algo, são superiores aos humanos. 

Porém, quando falamos em resistência, os humanos levam vantagem, já que as fibras musculares humanas são de contração lenta, fato que favorece a resistência e não tanto a força em si. 

67% das fibras dos chimpanzés são de contração rápida e por isso, são mais fortes e menos resistentes. Os humanos possuem cerca de apenas 40% dessas fibras e majoritariamente, é substituída pelas fibras de contração lenta. 

Sendo assim, a principal diferença é o motivo dessa diferença de força são as fibras musculares. Desta maneira, o chimpanzé consegue pular e saltar com facilidade, atendendo às suas necessidades ao meio selvagem. 

Os humanos não possuem tantas fibras musculares de contração rápida, pois ao longo dos anos, seu organismo se desenvolveu de acordo com os hábitos e vivência, e como os humanos não precisam subir em árvores, capturar frutas em galhos, saltar alto, as fibras não se desenvolveram como no chimpanzé. 

Dois Chimpanzés  Sentados
Dois Chimpanzés Sentados

Vale destacar que o organismo do ser humano suporta longas viagens, longas distâncias andando, enquanto o chimpanzé não, ele é mais rápido, mais forte, porém menos resistente. 

Agora que você sabe que os chimpanzés são cerca de 1,5 vezes mais fortes que o homem e o porquê disso, está na hora de conhecer as principais características do chimpanzé. Confira a seguir! 

Características Gerais Dos Chimpanzés

Os chimpanzés são animais extraordinários, vivem em meio à natureza e adoram estar nas matas, próximos às árvores. Eles andam em grupo e estão presentes em habitat já degradados ou mesmo modificados. 

Cientificamente ele é classificado na família Hominidae, a mesma onde estão os humanos, os gorilas, os orangotangos e outros primatas. Está dentro do gênero Pan, onde estão presentes duas espécies de chimpanzés, os bonobos e os chimpanzés comuns, os primeiros são conhecidos como Pan Paniscus e o segundo, Pan Troglodytes.

Um chimpanzé possui cerca de 98 a 99% de DNA parecido com o do ser humano, são apenas algumas variações que mudaram o curso das duas espécies ao longo dos anos.

Chimpanzé Fotografado Sorrindo
Chimpanzé Fotografado Sorrindo

Estima-se que há 4 milhões de anos os chimpanzés e os seres humanos estão conectados. Eles são seres muito inteligentes e versáteis, fato que favoreceu demais sua sobrevivência em meios selvagens. 

Eles possuem algumas características semelhantes com os humanos, não físicas, mas sim comportamentais, cognitivas e psicológicas. 

Eles são capazes de se reconhecerem diante de um espelho. A própria imagem do animal reflete e ele é capaz de saber que é ele quem está ali. Essa é uma ação muito particular e especial, tendo em vista que quase nenhum outro animal selvagem consegue realizar tal feitio. 

Além disso, os chimpanzés destacam-se pela sua inteligência. Eles conseguem assimilar e aprender determinadas línguas e linguagens, como por exemplo a linguagem de sinais. São animais inteligentes, com uma rara percepção é muito semelhante aos humanos.

Inteligência dos Chimpanzés
Inteligência dos Chimpanzés

Infelizmente, os próprios humanos vêm destruindo as matas, bosques, florestas, enfim, diversos lugares que os chimpanzés e outros seres vivos habitam, e como consequência, a população diminuiu drasticamente no último século. 

No início do século passado, a estimativa de chimpanzés em meios naturais era de 2 milhões de indivíduos, hoje, no Século XXI, depois de tantas mudanças, restam apenas 150.000. 

Veja abaixo as características corporais dos chimpanzés e como eles se relacionam com o ambiente em que vivem. 

Características Corporais Dos Chimpanzés

Os chimpanzés possuem um comprimento corporal que varia entre 70 centímetros e 90 centímetros. Não são muito altos, e isso reflete no seu peso, já que pesam apenas entre 30kg a 50kg. 

Suas características físicas favorecem para que ele viva em meio às árvores e galhos, são capazes de dar longos saltos e agarrar-se com facilidade. Majoritariamente seus hábitos são terrestres, porém, também são arborícolas, como outras espécies. Eles realizam hábito arborícolas sobretudo na hora da alimentação, quando escalam as árvores e capturam as frutas das árvores.

Grupo de Chimpanzés
Grupo de Chimpanzés

Eles se alimentam de frutas, folhas, insetos, como formigas, larvas, além de flores e sementes. 

Eles adoram utilizar “ferramentas” para conseguir alimento, como é o caso de utilizarem gravetos para capturar cupins dentro de cupinzeiros, ou ainda utilizar pedras para quebrar cascas, frutos e sementes. Outras ferramentas são utilizadas, ainda que para caçar, eles improvisam e conseguem capturar outros mamíferos menores. 

Os chimpanzés vivem em grandes grupos, assim aumentam a proteção e a reprodução da espécie. Esse grupo é composto por no máximo 100 indivíduos, é claro que pode variar tanto para mais, quanto para menos, de acordo com o habitat do grupo. 

 Os chimpanzés podem ser um tanto agressivos se sentirem que estão sendo ameaçados. Eles chacoalham galhos das árvores, fazem sons altos com a boca e podem até atacar se acharem necessário.

E lembra o que falamos acima? Eles são muito fortes! Quando atacam, sobretudo em grupo, são muito perigosos e causam danos graves em outros seres vivos atacados. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *