Home / Animais / Quais são os Predadores do Asno e Seus Inimigos Naturais?

Quais são os Predadores do Asno e Seus Inimigos Naturais?

O asno é um animal muito curioso! Ele vive sobretudo em áreas rurais, onde é domesticado. A principal função da espécie em grupos humanos é o de realizar transporte de longas distâncias. 

Sua resistência impressiona e devido a ela, passou a ser criado junto a outros animais nos primeiros povoados humanos. 

No entanto, nem tudo é tranquilo na vida do asno, você sabe quais são os seus predadores naturais? Confira a seguir!

Características Gerais dos Equinos

A família dos equinos, conhecida também por Equidae, é constituída pelas espécies de burro, cavalos e zebras. 

São animais caracterizados pelo instinto de fuga, ou seja, são excelentes corredores e extremamente resistentes. 

Os cavalos, assim como outras espécies, sempre andam em bandos, ou melhor, manadas. Sendo assim, como em todo grupo, é preciso de um líder. 

No grupo dos cavalos o líder sempre é respeitado e tem suas ações “imitadas” pelos outros animais. Porém, quando criado sozinho, o cavalo tende a obedecer o humano.

Equinos
Equinos

Esse que alimenta, dá água, cuida e trata do animal ganha sua confiança e desta maneira, ele começa a obedecer e respeitar o ser humano. 

Essa é uma característica muito peculiar, tendo em vista o tamanho do animal e toda a sua força, passa a acreditar que o humano é tão forte ou mais do que ele. 

É motivo de destaque essa ação dos equinos, já que podem facilmente se adaptar a diferentes ambientes e situações, são animais muito resistentes. 

Eles conseguem se defender com total autonomia, e quando estão desesperados, correm. Porém, não apenas correm para fugir, mas também para atacar. 

Cada equino possui seu nome popular e características próprias. Por exemplo, o asno, nada mais é do que um burro com o nome popular de asno.

Asno Atrás da Cerca
Asno Atrás da Cerca

Poucos sabem, mas eles são a mesma espécie, com as mesmas características, apenas recebem nomes distintos. 

Por exemplo a mula e o asno, que estão classificados como muares, ambos são resultados da mistura entre as éguas (equinos) e os jumentos (asininos). 

Sendo assim, cada qual é dono da sua característica própria. Sendo que os cavalos e as zebras são levemente maiores e possuem um corpo mais robusto, consequentemente são mais fortes. 

Tendo em vista seu tamanho, muitos imaginam que eles estão no topo da cadeia alimentar, porém, não estão. Quais são os predadores do asno, cavalo, jumento e zebra? Veja a seguir!

Quais São Os Predadores Do Asno?

Como os equinos costumam andar em grupos, na maioria das vezes, estão protegidos por seus colegas e parceiros de manada. 

Quando estão sozinhos correm sérios riscos de vida. Pois podem facilmente viram presas e sofrer consequências. Mas como foram domesticados pelo homem, deixaram de ser selvagens e desta maneira, ficaram mais bem protegidos. 

Porém, quando estão em meio à natureza, de modo selvagem e primitivo, seus predadores naturais são animais maiores e mais fortes que eles. Como é o caso de tigres, lobos, panda, leões, etc.

Foto de um Leão
Foto de um Leão

Esses são os principais predadores selvagens do cavalo, zebra, asno e mula. São animais que conseguem capturar o cavalo e morder sua carne. 

Os cavalos possuem uma tática muito eficaz, ela basicamente consiste em correr. Ele corre rápido e dificulta a captura do predador. Além disso, o cavalo possui excelentes sensores sensitivos. 

Sua percepção com diferentes odores, com barulhos auxilia-o em suas fugas e na sua proteção. Claro, quando estão em grupos dificilmente são capturados. 

Mas quando não estão na natureza, e sim domesticados, existem predadores? De fato, os perigos que o cavalo sofre diminuem consideravelmente, porém, ainda há riscos sim. 

Desde lobos até pequenos parasitas podem prejudicar a saúde do cavalo. Os parasitas podem estar infectados e transmitir alguma doença para o cavalo. Porém, é difícil acontecer se o cavalo estiver com as vacinas em dia.

Já lobos, raposas que invadem fazendas e plantações podem sim atacar e matar o gado, juntamente com o cavalo na tentativa de obter alimento. Mas isso acontece com pouca frequência e dificilmente um cavalo domesticado será atacado. 

Agora que você já sabe quais são os principais predadores do asno e dos equinos em geral, confira as características do asno, esse animal tão pouco conhecido e muitas vezes confundido com outras espécies. 

Conheça o Asno

O asno é classificado como um muar, ou seja, ele é resultado do cruzamento da égua (equino) com o jumento (asinino).

A família dos equinos é divida em 3 grupos:

  • Muares: Burro (Asno), mula e bardoto;
  • Equinos: Égua e Cavalo;
  • Asininos: Jumento e Jumenta

Ou seja, possuem características semelhantes. Porém, alguns traços diferenciam cada espécie. 

O asno, que está no grupo dos muares, é o de menor porte. Seus pelos possuem a coloração cinza claro e suas patas são mais finas. 

Além disso, o animal se diferencia dos demais devido ao seu apego com o dono. Eles são seres muito dóceis e adoram carinho. Diferente dos cavalos e jumentos (que às vezes podem ter atitudes agressivas), o asno é dotado de calma e tranquilidade. 

Eles são conhecidos por serem excelentes animais de carga. Isso se deve ao fato da sua resistência, força e obediência.

Asno Sevindo de Transporte Para Dois Meninos
Asno Servindo de Transporte Para Dois Meninos

Sendo assim, eles foram rapidamente foram domesticados pelo homem. Suas habilidades de transporte agradaram muito os primeiros grupos humanos, que desde então passaram a domesticá-los.

Um fato curioso sobre o asno é o de que ele é estéril. Isso mesmo, ele não possui capacidade reprodução e desta maneira, é considerado o final da linha biológica da família dos cavalos, dos equinos. 

Eles são pequenos, franzinos, e possuem porte médio. Mas sua força e extrema adaptabilidade garantiram sua sobrevivência e evolução da espécie. 

Tanto as mulas, como os asnos e bardotos são resultados do cruzamento de um asinino com um equino. Eles são estéreis porque o número de cromossomos nos jumentos é menor do que nos equinos . Um jumento possui 62 cromossomos, enquanto um cavalo possuir 64. O cruzamento das duas espécie resulta em animais com 63 cromossomos. 

E como dentro da biologia e desenvolvimento genético, espécies com número de cromossomos ímpares não são capazes de reproduzir. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *