Home / Animais / Maltipoo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Maltipoo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre outra raça de cachorro, se você ama cães não pode perder nenhuma informação.

Tudo sobre o Maltipoo

Vamos conhecer o Maltipoo, também pode ser chamado de Moodle, essa é uma versão híbrida dos norte americanos que nasceu depois que resolveram cruzar um cachorro poodle com uma maltês, ambos na maior parte da vezes na versão “toy”, ou animais de porte bem pequeno. É comercializado como uma raça menos propícia a estimular alergia no humano, mas esse atributo não foi comprovado de forma científica. É uma raça muito querida como pet por alguns motivos como: é um animal de pequeno porte, é muito calmo, possui uma variedade de cores e se dá bem com crianças.

Características do Maltipoo

Filhote Maltipoo
Filhote Maltipoo

Essa é uma raça de porte pequeno como dissemos, deve pesar em torno de 2 a 6 Kg, medindo a partir do cachaço mede cerca de 20 a 38 cm. As cores desse animal podem ser preto, branco, cinza ou marrom. Alguns deles podem apresentar duas cores ao mesmo tempo, geralmente branco com outra cor. O focinho do Maltipoo pode ser preto ou cor de rosa. Cada dia mais vem nascendo raças híbridas, essa junção do poodle com o maltês resultou em um fofo pequeno cão. 

Origem e Características da Raça Maltipoo

Como Nasceu o Maltipoo?

Foi no ano de 1990 que surgiu essa raça nos EUA, de forma muito rápida ele ficou popular no mundo todo.

Até hoje não se sabe o que era buscado exatamente quando cruzaram as duas raças, algumas pessoas acreditam que o criador estava atrás de uma raça hipoalergênica, utilizou o poodle pode ser uma raça que não solta muito pelo.

Embora seja muito conhecido e popular no mundo inteiro, nenhuma organização que estuda os cães reconhece a raça, isso acaba atrapalhando na descrição física e comportamental da raça.

Fatos Interessantes Sobre a Raça Maltipoo

Vamos conhecer um pouco mais sobre as características dessa raça.

Para definirmos as características físicas e psicológicas de uma raça temos que levar em conta diversas características como o formato do seu corpo, a coloração, o tipo de pelagem, o seu tamanho e seu comportamento.

Essa raça se trata do resultado da cruza de  um maltês e um poodle, assim como eles o Maltipoo é um cachorro de porte pequeno. Mas podemos esbarrar por aí três tamanhos diferentes de Maltipoo, mas não se assuste pois todos são bem pequenos.

Vamos conhecer então essas variações, em média no geral a raça pode pesar de 1 a 7 Kg.

  • Teacup – Essa é a primeira variação, esse cão pesa entre 1 a 2,5 Kg;
  • Toy Mini – Esse cão deve pesar entre 2,5 e 4 Kg;
  • Toy – O terceiro cão da raça deve pesar entre 4 e 7 Kg. 

A expectativa de vida do Maltipoo varia entre 12 e 14 anos de vida, tudo pode depender da qualidade de vida desse cão.

Esse animal tem uma pelagem densa e lisa, porém um pouco ondulada, embora bem raro podem ser vistos Maltipoos de pelagem cacheada.

É bem comum que cães dessa raça sigam a coloração dos poodles, os mais comuns são cremes e brancos. Apesar disso, podem ser vistos por aí animais mesclados ou manchados em outras cores.

Comportamento do Maltipoo

Maltipoo Correndo
Maltipoo Correndo

Essa é uma raça de temperamento muito dócil, muito carinhoso e procura atenção do dono. Por serem tão carentes, não conseguem ficar sozinhos por longos períodos.

É o cão de companhia perfeito, adora brincadeiras, se dá super bem com pessoas de mais idade, assim como com crianças e outros pets. Eles fazem questão de estarem próximos de seus donos.

Por conta dessa mistura de raças, o Maltipoo é um cão muito esperto e inteligente, tem uma grande facilidade de aprender, embora tenha um pouco de teimosia. Por conta disso, é preciso um pouco de paciência na hora de ensinar algo novo para eles.

Para completar o pacote, são cheios de alegria e espalham amor pela casa abanando seu Curiosidades Sobre o Matipoo

Por se tratar de uma raça híbrida, esse cão pode conter em sua genética doenças e características das outras duas raças. Como exemplo podemos citar alguns problemas do poodles como doenças oculares e no sangue, além de atrofia de retina e anomalias no quadril. Enquanto o maltês costuma a ter problemas respiratórios, infecções bucais, problemas nas bocas e dentes.

A única forma de tentar prevenir essas doenças genéticas é levar seu animal frequentemente ao veterinário. Pois quanto mais cedo forem diagnosticadas, mas fácil fica o tratamento. 

Outra forma de melhorar a qualidade de vida do seu melhor amigo, é oferecer uma boa alimentação bem rica em nutrientes e vitaminas. Atividade física é bem importante para eles, mas não exagere.

Lembre-se que são carentes de companhia, evite deixá-los longos períodos sozinhos para que não fiquem tristes e desenvolvam depressão e ansiedade. Ajude no entretenimento oferecendo brinquedos para ele passar o tempo.

Não se esqueça de cuidar bem de sua pelagem, escove todos os dias para tirar os pelos soltos, procure tosar sempre que precisar.

Curiosidades Sobre o Maltipoo

Qual o Valor de um Maltipoo?

O valor de um animal dessa raça pode variar bastante, diversos fatores podem alterar esse valor, como a idade, o criador, a localização. Mas podemos dizer que na média ele vem sendo comercializado a um valor entre R$1500,00 e R$3000,00.

Como Cuidar do Maltipoo?

Para começar, não esqueça de escovar sua pelagem, ao menos 2 x na semana, assim não formaram nós que podem afetar a pele do animal.

Saiba que é uma raça norte americana, você precisa procurar um criador no Brasil. Isso não é uma tarefa muito fácil, talvez a solução seja encontrar um canil de muita confiança que trabalhe com poodle e também maltês para realizar a cruza desses animais e produzir uma ninhada linda de Maltipoo. Mas muita atenção, se certifique que seja um local bacana, pesquise sobre a procedência dos animais para não cair em fria.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *