Home / Animais / Lobo-Marinho-Australiano: Características, Nome Científico e Fotos

Lobo-Marinho-Australiano: Características, Nome Científico e Fotos

O lobo-marinho australiano, cujo nome científico é Arctocephalus pusillus doriferus, é o maior de todas as focas. Como todos os membros da Família Otariidae (focas e leões-marinhos), eles podem levantar o corpo sobre as nadadeiras da frente para se movimentar em terra.

Características

Possui cabeça larga, focinho pontiagudo e longas vibrissas faciais para trás (bigodes). O corpo é robusto e coberto de pelos castanhos espessos, exceto nas nadadeiras dianteiras e traseiras. O lobo-marinho australiano é sexualmente dimórfico (machos e fêmeas são visivelmente diferentes). Os machos são maiores que as fêmeas e, quando maduros, carregam uma crina escura de pelos grossos. Eles têm um conjunto de dentes carnívoros semelhantes aos de um cachorro ou urso grande.  As focas têm olhos grandes, um rosto pontudo com bigodes e dentes afiados.

As focas australianas diferem de outras focas  porque possuem orelhas externas e a capacidade de usar todos os quatro membros para se mover pela terra. Além disso, as focas possuem duas camadas de pele, enquanto as outras focas possuem apenas uma camada.

As fêmeas são uma variedade de cores, desde o bronzeado suave ao cinza ao marrom. Sob o pescoço da fêmea, a cor é quase pálida e amarelada, e o pelo na frente é normalmente marrom.

Habitat

O lobo-marinho australiano habita o sudeste da Austrália, da localidade de Port Stephens às ilhas na costa da Tasmânia e no estreito de Bass, com uma colônia no continente da Tasmânia. Esses animais preferem águas costeiras, criando em pequenas rochas isoladas dentro do estreito de Bass. Eles também circulam pela costa da Tasmânia em várias áreas rochosas.

As focas australianas frequentam águas e oceanos costeiros. Seu habitat preferido, especialmente para a criação de animais, são as ilhas rochosas, que incluem praias de pedras e seixos e bordas rochosas gradualmente inclinadas.

Distribuição

O lobo-marinho australiano tem uma distribuição relativamente restrita em torno das ilhas do estreito de Bass, partes da Tasmânia e sul de Victoria. Eles podem ser vistos saindo (chegando em terra) nas ilhas do sul da Austrália e em áreas do sul de Nova Gales do Sul, como Montague Island, com os animais ocasionais aparecendo no norte até a costa norte de Nova Gales do Sul.

Ameaças

O lobo-marinho australiano é a quarta espécie mais rara de focas do mundo. Caçada à quase extinção no século passado, a recuperação de números tem sido lenta, e essa espécie agora está totalmente protegida.

Como está intimamente relacionado ao lobo-marinho da África do Sul, suas populações em todo o mundo são razoavelmente seguras, embora ocasionalmente seja caçado comercialmente na África do Sul. Na Austrália, é totalmente protegido, embora seus números provavelmente ainda sejam apenas metade dos dos dias históricos de pré-vedação. Continua vulnerável a perturbações nos locais de reprodução e sofre algumas perdas como resultado de conflitos com operações de pesca comercial.

Durante o século XIX, o lobo-marinho australiano foi muito procurado por seu casaco e a população caiu de várias centenas de milhares para apenas 20.000. O emaranhamento das artes de pesca descartadas também é uma ameaça. Todos os mamíferos marinhos australianos estão protegidos e a população de focas australianas está se recuperando.

Dieta

As focas australianas se alimentam de uma variedade de espécies ósseas de peixes, além de lulas e polvos. Eles são caçadores vorazes e hábeis na água e não são adversos em tirar proveito de situações em que os peixes são cercados por redes e fazendas de peixes.

Modo de Vida

Esses selos são facilmente reconhecíveis por seus casacos grossos, rostos pontudos e bigodes longos, e suas poderosas nadadeiras frontais sobre as quais eles podem se apoiar. Suas barbatanas traseiras são usadas principalmente para a direção quando estão na água, embora também possam ser viradas e usadas para andar em terra.

Esses selos têm uma vocalização que soa como uma vaca uivando (os adultos) ou um cordeiro balindo (filhotes).

Com sua forma aerodinâmica e nadadeiras fortes, o Australian Fur Seal é um nadador ágil e pode mergulhar a profundidades de 200 m para capturar peixes e lulas. Apesar de sua aparência complicada, também é bastante móvel em terra, mesmo em terrenos rochosos.

Interação Social

As focas australianas vivem em colônias; essas colônias são de 500 a 1.500 indivíduos. Eles são uma espécie social que usa vocalizações em uma ampla variedade de contextos, sendo particularmente importante para mães e filhotes se reunirem após as mães estarem procurando no mar, às vezes por dias. Para que uma mãe localize seu filhote de volta, ela faz uma chamada alta, quando todos os filhotes se aproximam dela, mas ela responde apenas ao filhote. Ela provavelmente usa o cheiro para distinguir seu filhote. Quando suas mães estão ausentes, os filhotes ficam em grupos e brincam durante a noite. Esses selos não migram e nunca saem completamente dos viveiros, pois mães e filhotes retornam ao longo do ano. No entanto, na maior parte do ano, eles estão no mar, viajando frequentemente em pequenos grupos de alimentação. As colônias não têm limites verdadeiros entre elas.

Acasalamento

Esta espécie é polígina, machos acasalando com até 50 fêmeas em um ano. Os machos chegam primeiro às estufas ou criadouros por volta de outubro, no início da primavera, e brigam com outros machos, depois piquetam em um território. As fêmeas chegam várias semanas depois para dar à luz seus filhotes. A gestação dura cerca de 11 meses e nasce um único filhote. As mães costumam deixar seus bebês na praia por vários dias enquanto procuram no oceano, retornando de vez em quando para alimentar seus bebês por 4 a 6 meses. Após apenas 6 a 10 dias após o parto, eles se reproduzem novamente, para ter outro bebê dentro de um ano. As fêmeas são sexualmente maduras aos 3 a 6 anos e os machos provavelmente entre os quatro e os cinco anos de idade, mas não conseguem manter um harém até os sete ou oito anos de idade.

O lobo-marinho australiano tem o que chamamos de ‘implantação atrasada’, o que significa que o óvulo fertilizado permanece inativo por algum tempo antes de implantar e retomar o desenvolvimento. Isso garante que os filhotes sempre nascerão no verão, quando as chances de sobrevivência são maiores, devido ao clima mais quente e à abundância de alimentos.

A população de filhotes sofre uma alta taxa de mortalidade nos primeiros dois meses de vida, especialmente quando as mães estão fora do mar. Os filhotes são desmamados aos quatro a seis meses de idade, mas ainda podem permanecer com a mãe por mais seis meses ou mais.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *