Home / Animais / Lagarto é Perigoso para Humanos? Eles São Venenosos?

Lagarto é Perigoso para Humanos? Eles São Venenosos?

Os lagartos são repteis extremamente abundantes, encontrados em várias partes do globo. Algumas literaturas mencionam um quantitativo superior a 3 mil, enquanto outras referem um valor superior a 5 mil espécies. Estes animais pertencem à mesma ordem taxonômica das serpentes (Squamata).

Tal como todos os répteis, são classificados como animais de sangue frio, ou seja, que não possuem a temperatura corporal constante. Dessa forma, precisam estar em lugares com altas temperaturas. Por essa razão, a maioria das espécies é encontrada em desertos secos, bem como regiões tropicais úmidas.

A maioria dos lagartos possui hábitos diurnos, com exceção das lagartixas. E falando em lagartixas, estas constituem os lagartos mais famosos juntamente com as inúmeras espécies de iguanas e camaleões.

Mas será que alguma espécie de lagarto em particular é perigosa para humanos? Será que eles são venenosos ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Lagarto: Características, Comportamento e Reprodução

Em termos de características físicas, há muitas similaridades, porém também muitas peculiaridades entre as espécies.

Em geral, a cauda é longa; há presença de pálpebras e aberturas oculares; bem como, escamas secas recobrindo o corpo (para a maioria das espécies). Estas escamas são, na verdade, pequenas placas que podem ser lisas ou rugosas. A coloração das placas pode variar entre o marrom, verde ou cinza.

Grande parte das espécies possui 4 patas, porém há espécies sem nenhuma pata, as quais, curiosamente, movem-se de modo semelhante às serpentes.

No quesito comprimento corporal, a diversidade é gigantesca. É possível encontrar lagartos que meçam desde alguns poucos centímetros (como é o caso das lagartixas) até quase 3 metros de comprimento (como é o caso do dragão de Komodo).

Características exóticas e peculiares também podem ser encontradas em espécies de lagartos consideradas mais raras. Estas características são pregas de pele nas laterais do corpo (as quais assemelham-se à asas, facilitando que os indivíduos planem de uma árvore para outra); espinhos ou chifres, além de placas ósseas ao redor do pescoço (todas essas últimas estruturas com a finalidade de afugentar possíveis predadores).

Em relação aos camaleões, estes possuem a grande peculiaridade de mudança de cor com o objetivo de camuflagem ou mimetismo.

Em relação às iguanas, estas apresentam uma crista vertebral proeminente que se estende da nuca até a cauda.

No caso das lagartixas, estas não possuem escamas na pele; apresentam capacidade de regenerar a cauda, após desprende-la para distrair o predador; e apresentam capacidade de escalar superfícies, inclusive paredes e teto ( em razão da presença de micro estruturas de aderência na ponta dos dedos).

Lagarto é Perigoso para Humanos? Eles São Venenosos?

Existem 3 espécies de lagartos considerados venenosos, são eles o monstro de Gila, o dragão de Komodo e o lagarto de contas.

No caso do dragão de Komodo, não há precisão se a espécie é ou não perigosa para humanos. Na maioria das vezes, o animal convive pacificamente com estes, porém ataques a humanos já foram reportados (embora sejam raros). Ao todo, já foram reportados cerca de 25 ataques (desde a década de 70 até os dias atuais), dos quais cerca de 5 foram fatais.

O monstro de Gila inocula o veneno após morder o local. O efeito desta mordida é uma sensação extremamente dolorosa. No entanto, só ataca animais maiores (e consequentemente o próprio homem) caso esteja ferido ou se sinta ameaçado.

Em relação ao lagarto de contas, a situação é bastante diferente, uma vez que a espécie é extremamente perigosa para humanos, uma vez que é o único cujo veneno pode mata-los. Porém, várias pesquisas na área farmacêutica identificaram a presença de enzimas que podem ser úteis em medicamentos contra o diabetes.

Lagartos Venenosos: Dragão de Komodo

Aprofundando um pouco mais sobre o dragão de Komodo, seu nome científico é Varanus komodoensis; possui comprimento médio de 2 a 3 metros; peso aproximado de 166 quilos; e altura de até 40 centímetros.

Alimentam-se de carniça, no entanto, também podem caçar presas vivas. Esta caça é realizada por meio de uma emboscada, na qual geralmente é atacada a parte de baixo da garganta.

É um animal ovíparo, porém mecanismo de paternogênese (isto é, reprodução sem a presença do macho) já foram observados.

Lagartos Venenosos: Monstro de Gila

O monstro de Gila (nome científico Heloderma suspectum) é uma espécie encontrada no Sudoeste dos Estados Unidos e no Noroeste do México.

Possui comprimento variante entre 30 a 41 centímetros, embora algumas literaturas considerem o valor central de 60 centímetros.

Possui uma coloração preta e rosada. A espécie move-se de modo lento, usando bastante a língua- de modo a captar odores das presas presentes na areia.

Sua dieta é composta basicamente por aves, ovos de praticamente qualquer animal que encontrar, além de camundongos e outros roedores (embora estes últimos não sejam o alimento preferencial). .

Não há um dimorfismo sexual muito evidente. A determinação do sexo é realizada por meio da observação do comportamento adotado nos viveiros.

Em relação ao veneno, inoculam-no através de dois grandes dentes incisivos afiadíssimos. Curiosamente, estes dentes estão presentes na mandíbula (e não na maxila, como ocorre com as cobras).

Lagartos Venenosos: Lagarto de Contas

O lagarto de contas (nome científico Heloderma horridum) é encontrado principalmente no México e Sul da Guatemala.

É ligeiramente maior do que o monstro de Gila. Seu comprimento varia de 24 a 91 centímetros.

Possui uma tonalidade opaca que consiste em uma cor preta de fundo adicionada à faixas amarelas- as quais podem apresentar larguras diferenciadas, de acordo com a subespécie.

Possui escamas pequenas e em formato de pequenas contas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os lagartos e sobre as espécies venenosas, que tal continuar aqui conosco para visitar também outros artigos do site?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se á vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Lagarto. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/lagarto/481760>;

ITIS Report. Heloderma horridum alvarezi. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=716553#null>;

Smith Sonian. The Most Infamous Komodo Dragon Attacks of the Past 10 Years. Disponível em: <https://www.smithsonianmag.com/science-nature/the-most-infamous-komodo-dragon-attacks-of-the-past-10-years-5831048/>;

Wikipédia. Dragão-de-Komodo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o-de-komodo>;

Wikipédia. Monstro-de-Gila. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monstro-de-gila>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *