Home / Animais / Jacaré-Açu: Características, Ataque, Nome Cientifico e Fotos

Jacaré-Açu: Características, Ataque, Nome Cientifico e Fotos

O jacaré é um réptil crocodiliano que pertence ao grupo dos Alligatoridae e habita as Américas e a Ásia. O primeiro surgimento dos jacarés foi na época do Oligoceno, há aproximadamente 37 milhões de anos. Muitas espécies de jacaré que hoje estão extintas ficaram conhecidas a partir de fósseis que foram encontrados ao longo dos anos.

 Com relação ao território sul-americano, existe exclusivamente o jacaré-açu. Também chamado de jacaré-negro, esse predador é um dos animais que pertence ao topo da cadeia alimentar. Normalmente, esse jacaré se alimenta de animais de pequeno porte como as capivaras, os peixes, as tartarugas e os veados. Entretanto, os maiores jacarés dessa espécie podem atacar qualquer outro predador que esteja em seu local de habitação. Isso significa que onças, sucuris, pumas e jiboias também podem virar “almoço” ao se aproximarem desse réptil.

Significado dos Nomes

É provável que termo o “jacaré” seja a forma anglicana e espanhola do termo “lagarto”. Aparentemente, quem chamou esse réptil de “jacaré” foram os primeiros espanhóis que vieram explorar a Flórida (EUA) nos tempos da colonização. Sobre a versão sul-americana desse animal, o nome “jacaré-açu” vem do dialeto nheengatu, derivado do tupi, e é uma junção das palavras iakaré (jacaré) e asu (grande).

Descrição

 O comprimento do jacaré norte-americano adulto médio é de 4 metros e seu peso é de 360 quilos, porém, eles podem crescer até 4,4 m e chegarem a incríveis 450 kg. O maior já registrado, encontrado na Louisiana, mediu 5,84 metros e, possivelmente, ultrapassou os 500 quilos.

Por sua vez, o jacaré açu pode medir até 4,5 m de comprimento e ultrapassar os 300 quilos. Em determinados episódios, o maior jacaré da Amazônia pode chegar até 5,5 m de extensão e pode atingir a marca de 500 quilos. O jacaré da China é bem menor e raramente ultrapassa 2,1 m de extensão. Além disso, os machos da espécie raramente ficam acima dos 45 kg.

Esses répteis, quando adultos, possuem coloração castanha-escura com parte inferior branca, enquanto os filhotes têm marcas amarelas ou brancas fortemente contrastantes que somem com o passar do tempo. Não se sabe com certeza qual a expectativa de vida de um jacaré, mas estima-se que eles vivam até os 80 anos.

Jacaré Açu Características

Locais de Habitação

Jacarés norte-americanos podem ser vistos por toda a Louisiana e Flórida. Também podem ser encontrados no sul da Geórgia, no Alabama e no estado do Mississípi. Além disso, esse animal pode ser achado nas Carolinas do Norte e do Sul, na parte sudeste de Oklahoma, no Leste do Texas e no sul do Arkansas. De acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes) de 2005, a maior quantidade de jacarés está no estado da Louisiana (EUA). Jacarés gostam de habitar em lagoas, pântanos, lagos e rios e também podem viver em locais cuja água é salobra (mistura de água doce e salgada). Quando o jacaré constrói buracos em lugares úmidos, ele gera locais de habitação para outras espécies durante os períodos de seca.

Essa atitude corrobora o fato do jacaré ser considerado uma espécie importante para manter a diversidade ecológica nas áreas úmidas. Por exemplo, em lugares como a Louisiana (EUA), pastagens destruídas por ratões-do-banhado e ratos almiscarados estão causando graves danos às áreas úmidas costeiras. Em geral, grandes jacarés se alimentam abundantemente de ratões-do-banhado, o que colabora para redução desses roedores e se torna um serviço ecológico de grande importância.

Atualmente, o jacaré da China corre sério risco de extinção e pode ser encontrado apenas no vale do rio Yangtzé e em algumas regiões próximas. É mais fácil ver jacarés chineses em zoológicos espalhados pelo planeta do que encontra-los na natureza.

Outro que também corre perigo de extinção é o jacaré-açu. Como sua carne é considerada saborosa e sua pele é vista como algo útil para a fabricação de sapatos e bolsas, o predador sul-americano se tornou muito visado pelos caçadores.

Modo de Agir

Os maiores machos crocodilianos são animais territoriais solitários. Os menores jacarés costumam ser vistos em grandes grupos sempre próximos uns dos outros. Os animais da maior espécie defendem o território principal; os menores jacarés são mais tolerantes com outras espécies semelhantes dentro de grupos que possuem tamanhos parecidos.

Os jacarés se locomovem de duas formas, uma delas é a “expansão” e a outra é a “caminhada alta”. Expansão é um movimento de avanço onde a barriga faz contato com o solo e é aproveitada para deslizar sobre o substrato úmido na água. A caminhada alta também é um movimento de avanço, porém, é usado para caminhadas terrestres com o abdômen acima do solo. Observou-se também que esses répteis se elevam e se equilibram nas patas de trás e usam isso para tentar uma investida para frente ou para cima. No entanto, jacarés não conseguem caminhar sobre as patas de trás por grandes distâncias.

Apesar de ter um metabolismo lerdo e um corpo pesado, o jacaré consegue ter alguns momentos de agilidade, principalmente em distâncias curtas. As principais presas dos jacarés são animais menores que eles conseguem comer com apenas uma mordida. Caso essa mordida não seja o suficiente, eles arrastam suas vítimas para a água para poder afoga-las. Outra coisa que eles podem fazer é dar grandes mordidas em suas presas para que elas convulsionem e apodreçam até morrer.

Grande parte do músculo da mandíbula desse predador serve para agarrar e morder as vítimas. Por causa desse músculo, o jacaré consegue fechar sua mandíbula com um poder impressionante, entretanto, os músculos que eles usam para abrir suas mandíbulas não têm a mesma força. O resultado disso é que um ser humano adulto consegue agarrar as mandíbulas desse animal com as mãos nuas. Hoje em dia, é comum o uso de vários envoltórios de fita adesiva para evitar que um crocodiliano adulto abra sua boca ao ser transportado ou manuseado.

Relação com os Homens

Os jacarés ficam tímidos com a presença dos seres humanos e, por isso, costumam fugir ao ver uma pessoa se aproximar. Isso faz com que alguns seres humanos tentem irritar o jacaré a ponto dele partir para o ataque. Na Flórida, uma das medidas de proteção tanto para seres humanos quanto para os jacarés foi a proibição de alimentar esse predador a qualquer momento. Se esses animais forem alimentados com muita frequência, vão perder o medo dos seres humanos e irão associá-los à comida, o que vai gerar um grande perigo para as pessoas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *