Home / Animais / Gorila-de-Grauer: Características, Nome Científico e Fotos

Gorila-de-Grauer: Características, Nome Científico e Fotos

O gorila da planície oriental – também conhecido como gorila-de-grauer – é a maior das quatro subespécies de gorila. Distingue-se dos outros gorilas pelo seu corpo atarracado, mãos grandes e focinho curto. Apesar de seu tamanho, os gorilas da planície oriental subsistem principalmente de frutas e outros materiais herbáceos, assim como outras subespécies de gorilas.

Anos de agitação civil na República Democrática do Congo (RDC) afetaram tanto o gorila da planície oriental quanto o gorila da montanha.O gorila da planície oriental fica em florestas tropicais da planície no leste da RDC.

Nos últimos 50 anos, seu alcance diminuiu de 8.100 milhas quadradas – aproximadamente do tamanho do estado de Massachusetts – para cerca de 4.600 milhas quadradas hoje. Esta subespécie agora pode ocupar apenas 13% de sua faixa histórica.

Havia quase 17.000 gorilas da planície oriental em meados dos anos 90, mas os cientistas estimam que a população tenha diminuído mais de 50% desde então. Uma contabilidade precisa dos animais é impossível há muitos anos devido à violência na região.

Durante toda a agitação, os gorilas ficaram vulneráveis ​​à caça furtiva, mesmo no Parque Nacional Kahuzi-Biega, lar da maior população de gorilas protegidos do leste da planície.

Fatos do Gorila-de-Grauer

  • Um animal altamente sociável, o gorila-de-grauer vive em grupos familiares – geralmente compreendendo entre dois e 30 indivíduos
  • São predominantemente herbívoros e comem principalmente matéria vegetal (incluindo frutas e bambu), mas também comem insetos
  • Os gorilas-de-grauer são, em média, a maior de todas as subespécies de gorilas
  • Os machos podem pesar até 250 quilos e atingir dois metros de altura em pé
  • Observações anedóticas sugerem que – ao contrário de outras subespécies de gorilas – se um grupo se sentir ameaçado, toda a família permanecerá firme em vez de fugir
Gorila-de-Grauer em Grupo Familiar
Gorila-de-Grauer em Grupo Familiar

O gorila-de-grauer, também conhecido como gorila da planície oriental, é encontrado apenas na República Democrática do Congo (RDC). Hoje, essa subespécie está confinada à floresta tropical primária do leste da RDC – principalmente nos Parques Nacionais Kahuzi-Biega e Maiko, mas uma parte substancial de seu habitat fica fora dessas áreas na vasta floresta ainda desprotegida que os separa.

História de Preservação

O severo declínio nos gorilas-de-grauer foi causado principalmente pela caça (devido à alta demanda por carne de animais silvestres de uma população humana crescente que possui poucas proteínas alternativas e acessíveis), pelo impacto desestabilizador de grupos armados e pela perda de habitat devido à conversão agrícola, exploração madeireira e mineração artesanal.

A presença permanente de pessoas empregadas pelas indústrias extrativas na floresta também agravou muitas dessas ameaças nos últimos anos.Distribuição geográfica e

Habitat

O gorila-de-grauer é o maior primata da Terra. O habitat desse ser magnífico inclui o Albertine Rift oriental, uma fratura natural na crosta terrestre que se estende pelas fronteiras da República Democrática do Congo, Uganda, Ruanda, Burundi e Tanzânia. Essa maravilha montanhosa e geológica é uma ecorregião chave para a flora e a fauna que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. O alcance histórico da espécie se estende em direção a Punia, a oeste, do rio Lindi, no norte, e às montanhas Itombwe, no sul.

O Primata Gorila-de-Grauer
O Primata Gorila-de-Grauer

Mas o conflito devastado pela guerra que assola a República Democrática do Congo desde 1996, relacionado ao genocídio de 1994 em Ruanda, destruiu amplamente o habitat desse grande macaco. A mineração ilegal também prejudicou grandes extensões de habitat. A caça furtiva comprometeu ainda mais a espécie, deixando o gorila-de-grauer à beira da extinção.

Tamanho, Peso e Expectativa de Vida

O maior primata da Terra é distinguido de outros gorilas (ou seja: o gorilas das montanhas, uma subespécie da gorila oriental; e a planície ocidental e gorilas Cross River, subespécie do gorila ocidental) por um corpo encorpado, mãos grandes e um focinho curto.  Os machos geralmente pesam entre 204 e 250 kg; no entanto, os gorilas-de-grauer machos de tamanho gigante podem pesar 272 kg ou mais. Sua altura máxima é de 6 pés e 4 polegadas (1,95 metros).

O Tamanho do Gorilas-de-Grauer
O Tamanho do Gorilas-de-Grauer

As fêmeas pesam metade do que as contrapartes masculinas e medem apenas 5 pés, 3 polegadas de altura (1,62 metros) ou menos. O tempo de vida para o gorila-de-grauer é de 35 a 50 anos em estado selvagem.

Aparência

O gorila-de-grauer se parece muito com o primo dessa subespécie, o gorila da montanha, com apenas diferenças sutis na aparência. Um casaco preto a preto azulado cobre um corpo um pouco mais estreito, e o cabelo na cabeça e no corpo é mais curto que o do gorila da montanha. O gorila-de-grauer também possui membros mais longos, e as narinas são visivelmente mais arredondadas do que a do gorila da montanha.

Peito e Ombros Largos
Peito e Ombros Largos

Como todos os gorilas, o gorila-de-grauer tem um peito e ombros largos, uma cabeça grande em forma de cone – graças a uma crista óssea no topo do crânio – e um rosto nu e brilhante. Orelhas, mãos, pés também estão nus; e nos homens velhos, o peito está sem pelos.

Dieta

Seu tamanho formidável pode levar à suposição de que os gorilas-de-grauer são ferozes predadores. Não tão. Esses primatas extragrandes são principalmente comedores de frutas. Folhas, nozes, sementes e ervas complementam sua dieta frugívora (à base de frutas). Uma fração de sua dieta podem conter o inseto ou um lagarto ocasional. Uma vez que um prateado tenha garantido seu lugar como chefe da tropa, ele normalmente permanece com essa tropa por toda a vida, a menos que forçado a sair por outro gorila macho que disputa o papel de líder.

Gorilas-de-Grauer Comendo
Gorilas-de-Grauer Comendo

As brigas entre os prateados dominantes por privilégios exclusivos de reprodução com gorilas maduras podem ser intensas e resultar na morte de um dos competidores do sexo masculino.

Como caracterizados por sua estrutura social bem desenvolvida, os membros das tropas convivem estreitamente, interagem e viajam juntos. Devido ao seu enorme peso, eles passam a maior parte do tempo no chão, e não nas árvores. Se eles decidirem subir em uma árvore, no entanto, os adultos adultos manterão o tronco grosso e os galhos grandes de uma árvore. Os juvenis, que são mais leves e mais ágeis, têm maior probabilidade de subir em árvores.

Comunicação

Como todas as espécies de gorilas, a comunicação vocal entre os gorilas-de-grauer é importante. Os bebês geralmente emitem gemidos e choramingos; risadas ou risadas acompanham o jogo; grunhidos e choramingos acompanham a cópula (acasalamento); grunhidos de tosse são usados ​​para chamar atenção para uma ameaça leve; “Lamentações de cães” indicam uma ameaça mais iminente. Gritos geralmente indicam alarme.

Latidos e assovios, usados ​​durante exibições de ameaças, geralmente são acompanhados de pancadas no peito – principalmente por prateados.

Ao todo, 25 vocalizações – sílaba única e multi-sílaba e cada uma com seu próprio significado específico – foram observadas nos gorilas. Os gorilas do cativeiro Grauer foram ensinados a usar a linguagem de sinais. Como seus parentes primatas humanos, que ironicamente são maior ameaça da espécie, gorilas-de-grauer (como outros grandes macacos) comportamento exposição e emoções semelhante à experiência humana, incluindo riso e tristeza.

Reprodução e Família

Somente o prateado dominante tem permissão para acasalar-se com as fêmeas de sua tropa. Ao estabelecer esse vínculo exclusivo com cada fêmea, a probabilidade de que membros de seu harém deixem a tropa ou acasalem-se com outro gorila é diminuída.

Época de reprodução é durante todo o ano. As fêmeas adultas dão à luz uma única criança a cada 4 anos, após um período de gestação de 8,5 a 9,5 meses. A mortalidade infantil é alta entre esses bebês indefesos, que pesam apenas 4 libras (1,8 kg) ao nascer. Muitos não sobrevivem além dos primeiros 3 anos de vida.

As mães são as principais cuidadoras. No entanto, o prateado de uma tropa desempenha um papel de apoio no combate a qualquer agressão ou disputa de machos mais jovens que possam interferir nas fêmeas ao amamentar seus bebês.

Os gorilas bebês aprendem a engatinhar aos 2 meses de idade; aos 8 ou 9 meses, eles conseguem andar. Eles são considerados desmamados entre os 2 e os 3 anos de idade, quando se tornam independentes de suas mães.

Papel Ecológico

Tal como acontece com outros primatas que têm uma dieta frugívora, gorilas-de-grauer são importantes dispersores de sementes, desempenhando um papel fundamental na regeneração da floresta em seu frágil ecossistema.

Gorilas-de-Grauer na Floresta
Gorilas-de-Grauer na Floresta

Uma vez que eles viajam distâncias, eles dispersam sementes longe da árvore-mãe, acrescentando que a diversidade da flora da floresta.

Estado de Conservação e Ameaças

de gorilas-de-grauer é classificada como criticamente em perigo pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, 2016), aparecendo na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas. Esse nível mais alto de ameaça significa que a espécie enfrenta “um risco extremamente alto de extinção na natureza”. Segundo os conservacionistas, a espécie perdeu 77% de sua população desde 1994, passando de 16.900 para apenas 3.800 em 2015. Se essa trajetória descendente continua, a espécie pode se extinguir em cinco anos.

Embora a agitação política, a invasão humana e a degradação do habitat dos gorilas-de-grauer, incluindo a prevalência de campos ilegais de mineração (para estanho, ouro, diamantes e, principalmente, coltan – uma liga usada em telefones celulares), todos tenham contribuído para o declínio da população , a ameaça mais grave contra as espécies hoje é a caça ilegal ao comércio de carne de animais selvagens. O número de gorilas que são assassinados anualmente por causa de sua carne, no entanto, é desconhecido.

Gorilas-de-Grauer Sendo Capturado
Gorilas-de-Grauer Sendo Capturado

Os gorilas também são capturados, mortos e mutilados para que suas partes do corpo possam ser transformadas em bugigangas ou para uso em poções medicinais folclóricas.Os bebês gorilas órfãos que são as trágicas vítimas do comércio de carne de animais selvagens se tornam vítimas novamente no comércio ilegal de animais de estimação. Na última década, as autoridades congolesas da vida selvagem resgataram muitos desses bebês gorilas. Os pais dos bebês foram todos mortos por carne. Infelizmente, a maioria dos gorilas infantis morre sem o cuidado de suas mães. Tentativas de introduzi-los em outra tropa de gorilas selvagens não tiveram êxito.

O gorila-de-grauer une-se à planície ocidental e aos gorilas de Cross River, tendo a distinção ignóbil de Criticamente em Perigo. O gorila da montanha está em perigo. Todas as espécies de gorilas podem desaparecer para sempre da terra.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *