Home / Animais / Golfinho-Rotador: Características, Nome Cientifico e Fotos

Golfinho-Rotador: Características, Nome Cientifico e Fotos

O golfinho-rotador (Stenella longirostris) é um animal aquático que pode ser encontrado em águas tropicais de todo o planeta. Ele é conhecido por suas acrobacias, especialmente naquelas em que gira em torno de seu próprio eixo quando salta. Existem quatro subespécies para esse golfinho: o golfinho-rotador oriental; o golfinho-rotador da América Central, que pode ser visto no leste do Oceano Pacífico; o golfinho-rotador havaiano e o golfinho-anão, cuja origem é tailandesa.

Descrição Física

Os golfinhos-rotadores são animais esbeltos que possuem porte pequeno. Na fase adulta, esse animal atinge entre 1,3 e 2,35 m e seu peso alterna entre 23 e 80 quilos. Possui uma face longa e barbatanas em formato de triângulos. Normalmente, esses golfinhos possuem três colorações: são cinza na área de seu dorso, cinza claro em seus flancos e possuem um tom pálido em suas áreas inferiores.

Eles também possuem uma faixa escura que se estende do olho até o começo da nadadeira, espaço que está demarcado por uma linha. Um ponto interessante é que o golfinho-rotador apresenta mais variações de cores e de formato de crânio do que outras espécies cetáceas. Por exemplo, na parte leste do Pacífico, esses animais possuem crânios menores que o tamanho padrão.

Já no sudeste asiático, o golfinho-anão possui uma espécie de camada em seu dorso que faz as suas três cores ficarem ainda mais escuras. Algumas subespécies podem ter uma barbatana que tende a se dobrar para frente. Por outro lado, alguns golfinhos encontrados na parte oriental do Pacífico têm barbatanas que se posicionam para trás.

Questões Ecológicas

O golfinho-rotador pode ser encontrado em praticamente todas as águas tropicais e subtropicais. Esse animal é habitante das águas costeiras e também das ilhas e das margens. Entretanto, os golfinhos-rotadores do oriente do Pacífico tropical costumam ficar afastados das áreas costeiras. Isso comprova que esses animais podem morar em locais bem diferentes, dependendo do local e da estação.

Stenella Longirostris
Stenella Longirostris

O golfinho rotador gosta de comer peixe de menor porte, além de camarões e lulas. Esse animal é capaz de mergulhar até 300 m de profundidade somente para encontrar essas presas. No caso específico dos golfinhos havaianos, eles preferem se alimentar durante a noite e em locais que têm vários peixes, pois assim as suas opções de caça se tornam maiores. Por sua vez, o golfinho-anão prefere caçar alimentos em locais de águas rasas ou até mesmo em recifes. Na ilha havaiana de Oahu, os rotadores procuram alimentos de forma cooperativa e cercam suas presas no meio de seus grupos.

Esses golfinhos começam a nadar em torno da presa, formam um círculo ao seu redor e esperam a hora certa para fazer o ataque a vítima. Com relação aos predadores, o mais perigoso para os rotadores é o tubarão, mas esse golfinho também pode ser vítima de diversos tipos de baleias. Esses animais também podem ser atacados por parasitas.

Modo de Agir

Em locais como o Havaí e o norte brasileiro, os golfinhos costumam descansar durante o dia, especialmente em algumas baías de águas profundas. No fim da tarde, esses animais se deslocam para o mar a procura de alimento. Esses animais mudam de local diariamente, sempre visando melhores oportunidades para a caça e para sobrevivência.

Existem golfinhos que são mais individualistas e não gostam de retornar a um local em que outros golfinhos estejam, apesar de não ser o caso dos golfinhos havaianos. Os golfinhos do Havaí se organizam de forma aberta e livre, sempre com o uso de pequenas famílias e associações em suas comunidades.

Um exemplo disso é que as mães e os filhotes golfinhos são muito apegados, o que mostra como os laços afetivos são importantes nessas comunidades. Esses animais se acasalam de forma promíscua, sempre alternando o seus parceiros em um intervalo de poucas semanas. Podem existir algumas coalizões nos momentos em que os machos se aproximam.

O golfinho-rotador tem um jeito bem característico para se comunicar, pois emitem sons que lembram apitos e alarmes. Sua gestação dura exatamente dez meses e as mães sempre cuidam de seus filhotes até que eles completem algo entre um e dois anos de idade. As fêmeas chegam vivem a sua maturidade sexual quando estão entre os 4 e os 7 anos, enquanto os machos chegam nessa fase entre os 7 e os 10 anos. Em alguns locais, a criação de golfinhos-rotadores pode ser mais sazonal do que em outra.

Mestre Acrobático

Esses animais são famosos por seus saltos e suas acrobacias no ar. Um golfinho-rotador costuma emergir e torcer o seu corpo enquanto seu salto está ganhando altura. Quando ele chega ao ponto mais alto, o golfinho posiciona o seu corpo para aterrissar de lado e cair na água.

Características do Golfinho-Rotador
Características do Golfinho-Rotador

Capaz de fazer entre duas e cinco rotações durante um único pulo, a velocidade de seus saltos afeta o número de piruetas que ele consegue fazer enquanto está no ar. Essas rotações podem ser feitas de várias maneiras, desde balanços na cauda até grandes ressaltos cheios de movimentos laterais.

Preservação da Espécie

Muitos golfinhos-rotadores foram vítimas da caça e da poluição no começo da década de 1950, especialmente aqueles que tinham origem oriental e uma barriga mais clara. Praticamente metade dos golfinhos-rotadores do leste foram mortos naquela época. Além disso, produtos químicos como DDT e PCB também colaboram para a diminuição das populações desses animais. A pesca com redes de cerco também ajudou nesse processo de extermínio.

A Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) listou em seu Apêndice II os golfinhos-rotadores do Pacífico tropical. Isso significa que esses animais possuem condições de preservação desfavoráveis e precisam de medidas personalizadas e específicas para garantir a sobrevivência de sua espécie.

Além disso, esse golfinho também está protegido pelo Memorando de Entendimento (MoU) para Conservação de Cetáceos e pelo Memorando de Entendimento que está ligado à conservação do peixe-boi e dos pequenos cetáceos da África Ocidental e da Macaronésia.

As costas em que os golfinhos-rotadores do Havaí vivem costumam receber vários visitantes. As pessoas vão para esses locais com a intenção de se aproximar e interagir mais de perto com eles. Existem muitas críticas relacionadas a esse tipo de passeio, pois acredita-se que essa interação com os homens pode prejudicar os golfinhos. Várias medidas estão sendo estudadas para minimizar os problemas que o ser humano pode causar; uma dessas medidas é criar regras e normas legais para que esse tipo de visita possa ser mais bem monitorada.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *