Home / Animais / Comportamento Do Cisne: Hábitos E Modo De Vida Do Animal

Comportamento Do Cisne: Hábitos E Modo De Vida Do Animal

Em nossa infância, sempre ouvimos diversos contos de fadas em que seus finais continham alguma ‘moral da história’. Uma história infantil que constantemente era contada, com certeza era a do Patinho feio. Como sabemos, o patinho-feio, na verdade, era um filhote de Cisne, um animal que quando adulto, é elegante e muito belo. Neste artigo, iremos conhecer a história, os hábitos e o modo de vida dessa ave; que é motivo de inspiração para tantos artistas em suas obras.

Cisne: Características Gerais

O Cisne (Cygnus) é um gênero de aves aquáticas. Fazem parte da subfamília Anserinae (como os gansos), que está contida na família Anatidae (que inclui os patos e marrecos). 

Animais desta família, têm como características principais a impermeabilização das penas a partir da segregação de óleos, as patas curtas com membranas interdigitais e, algumas espécies como o próprio cisne, o pescoço longo. Se na água o Cisne se movimenta com desenvoltura e rapidez, na terra apresenta movimentos mais desajeitados por seu peso e tamanho.

Comportamento do Cisne

Um fato interessante desses animais, é que formam casais monogâmicos e permanecem juntos por toda a vida (motivo pelo qual tantos artistas e escritores foram inspirados). Quando procriam, cada casal estabelece para ambos um território, constroem seu ninho e o defendem de predadores.

Um cisne zangado pode ser bem perigoso, pois as pancadas de suas asas são muito fortes. Quando se sente ameaçado, o cisne joga o pescoço para trás, levanta as asas, e ataca seu oponente. Quando isso acontece, soltam uma espécie de assobio fino. Este som é diferente de quando chama seus filhotes, em que remete a um latido de cachorro. 

Quando chega o inverno, a maioria das espécies dos cisnes – em grupos de mesma espécie -, se deslocam para regiões de clima mais ameno, ou seja, a famosa migração das aves. Normalmente, cisnes mais jovens acompanham seus pais nestas viagens.

Alimentação do Cisne

Normalmente os Cisnes se alimentam de plantas aquáticas que se agitam do fundo de águas rasas. Esse comportamento pode transformar estas aves em pragas nocivas, pois acabam por atrapalhar as vias navegáveis em busca de comida. Apesar disso, ainda podem ser vistas pastando nas margens de seu lago de habitat.

Para as aves criadas em cativeiro, deve-se oferecer ração específica ao lado da água do viveiro ou sobre a água. Deve-se ter cuidado  a ração não estrague devido a umidade.

Alimentação do Cisne
Alimentação do Cisne

Reprodução e Ciclo de Vida do Cisne

Este animal atinge a maturidade sexual aos três anos de idade. Em geral, no período de acasalamento, o macho é quem se aproxima da fêmea, exibindo sua plumagem e seu canto para cortejá-la. Enquanto nadam de frente um para o outro, o macho em uma espécie de dança e canto, se ergue até quase sair da água, estufando o peito e abrindo as asas repetidas vezes.

Após a fecundação, o cisnes brancos tem uma postura por ano, gerando sete ovos (como são raros os nascimentos, cisne-brancos são mais caros no mercado). Já os negros têm de três a quatro posturas ao ano, com três a cinco ovos em cada uma. Em todos os casos, tanto a fêmea quanto o macho são responsáveis por chocar os ovos. Os ninhos são feitos pelos pais, perto da água ou em buracos na terra úmida. Usam a própria penugem da barriga e do peito, junto a palha e galhos.

Filhote de Cisne
Filhote de Cisne

Após 35 dias, os filhotes nascem cobertos de penugem. Poucas horas depois da eclosão, as crias abandonam o ninho seguindo os pais. Alguns dias após nascerem, começam a nadar e mergulhar; ainda assim, não conseguem nadar distâncias maiores, a não ser que a mãe os carregue sobre as costas.

Espécies: Características e Habitats Específicos

As espécies do cisne são descendentes de aves selvagens que foram domesticadas a partir da Idade Média. Hoje, animais deste gênero estão divididos em sete espécies diferentes, que são:

Cisne Branco (Cygnus olor)

Cisne Branco
Cisne Branco

Essa espécie é nativa da Eurásia. É branca em sua totalidade. Se destaca pela mancha negra que envolve seus olhos e o bico, que tem a coloração de um laranja intenso. Têm em média entre 125 a 170 cm de altura, com uma longa extensão de asas que variam de 200 a 240 cm. O macho pesa 12 kg, quatro a mais do que as fêmeas.

Cisne-Negro (Cygnus atratus)

Cisne-Negro
Cisne-Negro

É originária da Austrália. Sua característica principal, é a penugem completamente negra. Têm em média 9 kg. Diferente de seus semelhantes, não tem o hábito migratório: permanecem no mesmo local de nascimento durante toda a vida.

Cisne-Trombeteiro (Cygnus buccinator)

Cisne-Trombeteiro
Cisne-Trombeteiro

O cisne-trombeteiro é natural da América do Norte. É considerado o maior cisne de seu gênero: machos medem até 1,63 m (pesando 17 kg), enquanto as fêmeas 1,5 m (pesando 10 kg).

Cisne-do-Pescoço-Preto (Cygnus melanocoryphus)

Cisne-do-Pescoço-Preto
Cisne-do-Pescoço-Preto

Como o próprio nome diz, sua principal característica é o pescoço e cabeça de coloração negra (com uma linha branca ao meio). Diferente de seus parentes, esta espécie originária da América do Sul é um pouco menor (o macho atinge um metro de comprimento).

Cisne-Pequeno (Cygnus columbianus bewickii)

Cisne-Pequeno
Cisne-Pequeno

Esta espécie é originária das tundras árticas do Canadá, Alasca e quase toda a linha costeira da Europa meridional. Sua penugem é branca, tem as patas e bico negros, sendo que a base do bico é amarela. São ótimo nadadores, pois conseguem levantar voo mesmo quando estão na água.

Cisne-bravo (Cygnus cygnus)

Cisne-Bravo
Cisne-Bravo

É idêntico ao cisne-pequeno, porém é um pouco maior que seu parente: seu comprimento é de 140 a 160 cm, suas asas de 205 a 235 cm e um peso que alcança 8 a 15 kg. Outra característica marcante é que sua cabeça tem o formato angular, tornando-se uma espécie inconfundível.

Curiosidades Sobre o Cisne

Metáfora

A ave faz parte da expressão “o canto do Cisne”, uma metáfora que se refere geralmente à última tentativa  de uma pessoa, de realizar algo grandioso antes de morrer. A expressão é utilizada para exprimir as grandes obras finais dos artistas, ou também alguma tentativa final de manter a grandiosidade em alguma carreira, ou em qualquer outra esfera social.

Teatro e Balé

Peça de Teatro - O Cisne
Peça de Teatro – O Cisne

Após o acasalamento, o casal de cisnes nadam juntos, colocam seus bicos várias vezes na água e cruzam os pescoços; como uma dança. Por esse comportamento, que um dos maiores espetáculos de balé do mundo é chamado de “O Lago dos Cisnes”.

Livros, Cinema e Televisão

Filme - Cisne Negro
Filme – Cisne Negro

Na saga Harry Potter (livros e filmes), a personagem Cho Chang tem seu feitiço Patrono no formato de um cisne. O animal é também tema do filme “Cisne Negro”, com a atriz Natalie Portman ganhando o prêmio de Melhor Atriz nas premiações do Oscar 2011.

Heráldica

Brasão de Armas Australiano
Brasão de Armas Australiano

O cisne-branco é uma imagem comum em brasões ou escudos de países europeus. Já o cisne-negro é associado com o brasão de armas do estado australiano da Austrália Ocidental.

Veja também

Reprodução do Burro: Filhotes e Período de Gestação

No mundo de hoje, acredita-se que existam aproximadamente 44 milhões de mulas e burros. Atualmente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *