Home / Animais / Como Saber se o Papagaio Está Feliz

Como Saber se o Papagaio Está Feliz

Aqueles que vivem com papagaios estão sendo cada vez mais vigiados e até atacados por movimentos de direitos dos animais. Embora os avicultores recebam a grande maioria das críticas, os proprietários de aves também precisam se defender e se explicar pelo fato de manterem papagaios em cativeiro.

Os proprietários de pássaros, por vezes, discordam sobre o cuidado de seus animais. Alguns preferem o tamanho das penas, enquanto outros se opõem a isso, e alguns ficam chocados com o fato de que um forro de gaiola não é substituído diariamente e que frutas e vegetais não são servidos todos os dias.

Ao receber muitas censuras como essas, os donos de pássaros podem acabar se sentindo culpados ou sentindo a necessidade de defender suas ações. Este sentimento de culpa pode infelizmente ter repercussões terríveis na relação entre o papagaio e o humano, em casos extremos donos mais radicais podem chegar ao ponto de abandonar seu pássaro. Mas a quem devemos agradar? Aos outros ou ao pássaro?

Como Saber se o Papagaio Esta Feliz

Os animais, e especialmente os papagaios, são perfeitamente capazes de comunicar sua alegria e bem-estar. Se uma ave não demonstrar comportamentos típicos de uma ave saudável ou adaptação social, será dito que ela está “infeliz” e, se estiver infeliz, encontrar outra casa pode ser uma boa solução. Manter um pássaro em cativeiro, no entanto, não é ciência de foguetes. Apesar do que você pode ouvir ou ler, não é difícil cuidar de um pássaro.

A palavra “felicidade” é um pouco antropomórfica, já que se aplica apenas ao comportamento humano. O comportamento de uma ave pode indicar não apenas quando algo está errado, mas também se ela é feliz, mesmo que a técnica usada não seja considerada uma técnica de reprodução perfeita. Então, se você está preocupado com o seu pássaro, observe o comportamento dele para ver se ele está saudável e feliz. Citaremos algumas situações generalizadas, que podem não se aplicar a todas as espécies.

Vocalização do Papagaio

Um papagaio frustrado pode gritar enquanto um pássaro infeliz ou doente não faz um som. A maioria dos sons produzidos pelos pássaros, que eles cantam, falam ou tagarelam de maneira ininteligível, são sinônimos de bem-estar, que associamos ao sentimento de felicidade.

Suavização de Penas

Um papagaio saudável cuida de suas penas. Se um pássaro não faz praticamente nada além de alisar suas penas, pode ser que ele esteja entediado ou tenha problemas de independência.

Belo Papagaio do Bico Vermelho

O Banho do Papagaio

A maioria dos papagaios gosta de tomar banho em uma tigela, apesar de muitos deles gostarem de tomar banho todos os dias. Um pássaro que ocasionalmente não mergulha a cabeça em uma bacia de água limpa pode não estar bem e merece atenção.

Movimentação de Penas

Um papagaio feliz e satisfeito estende suas penas de muitas maneiras diferentes. A ave pode levantar ambos os ombros ao mesmo tempo, ou esticar a asa e pata no mesmo lado em uníssono, depois fazer o mesmo com a asa e a pata do outro lado.

Muitas aves de estimação gostam de ficar firme em sua gaiola ou poleiro e, em seguida, bater as asas. Se o seu pássaro flutua, não é porque ele está infeliz.

Quando um papagaio feliz e saudável está planejando mudar a atividade, às vezes ele balança a cauda com energia. Este comportamento é semelhante ao riso do humano e pode ocorrer após uma atividade desagradável, como uma queda de um poleiro ou brinquedo durante uma brincadeira, indicando que o pássaro está já planejando fazer outra coisa.

Se um pássaro tem penas enrugadas, mas não está em um lugar desengonçado e não parece estar mostrando sinais de doença, é porque mostra seu bem-estar, seu interesse ou sua felicidade. Este comportamento é frequentemente acompanhado por um abanar da cauda ou até mesmo por um breve tremor de todo o corpo. Um pássaro doente com penas enrugadas geralmente fica em pé e mostra outros sinais de desconforto.

Comportamento de Pernas ou Bico

Pernas “datilografando” ou bico contra uma vara, uma parede, um brinquedo ou um ser humano é um comportamento territorial pode ser acompanhada de comportamento agressivo em aves adultas. Também indica uma sensação de bem-estar entre essas criaturas, as quais, não devemos esquecer, ainda são parcialmente selvagens.

Um papagaio dormindo que serve seu maxilar e sua mandíbula juntos para fazer um guincho com os olhos fechados mostra que está satisfeito; ele age assim para o seu conforto. Esse comportamento não causa conseqüências desastrosas nos papagaios e pode ou não afetar o bico.

Um pássaro com problemas de saúde às vezes precisa pegar o poleiro com as duas pernas. Uma ave saudável e bem equilibrada, por outro lado, geralmente dorme com uma pata erguida e colocada sob as penas de sua barriga. Esta pata torna-se bastante quente e é bastante normal.

Um papagaio geralmente esfrega seu bico em um acessório de poleiro ou gaiola porque ele quer remover os restos de comida de seu bico, mas também acontece também dele esfregar seus bicos em um poleiro por nada, simplesmente porque ele está feliz, e pronto.

Quando as cacatuas e outras espécies de papagaios agitam suas línguas, suas mandíbulas freqüentemente se movem para cima e para baixo ao mesmo tempo. Esse comportamento expressa alegria, embora algumas aves travessas façam isso para serem acariciadas e morder apenas por prazer.

Um pássaro pode mover sua língua porque se sente como abraços. A língua é um órgão sensorial no papagaio, por isso, se ele concorda em acariciá-lo, ele geralmente fica feliz em interagir com essa pessoa. No entanto, mesmo um pássaro doente pode ser lisonjeado por um ser humano quando se trata de sua pessoa favorita.

Movimentos Corporais e Vôo

A pupila de um papagaio saudável encolhe, causando um aumento da íris, indica que está interessado ou estimulado por algo. Esse estreitamento demonstra uma motivação para falar ou cantar por parte do pássaro. Assim como o barulho das pernas, esse comportamento pode ser acompanhado por uma agressividade territorial.

Um papagaio que se inclina em direção a algo ou alguém expressa um desejo por esse objeto ou pessoa. Se o pássaro está acostumado a voar, esse comportamento pode significar que ele está prestes a voar. Se o seu pássaro está te seguindo pela casa enquanto voa ou anda, é porque ele está muito feliz na sua companhia ou está te seguindo; de um jeito ou de outro, ele é saudável e seguro de si mesmo.

Um papagaio que move a cabeça geralmente indica que está em forma e se sente bem. Os movimentos da cabeça também podem levar a comportamento nupcial ou comportamento sexual. Embora o comportamento mordaz e territorial possa acompanhar as manifestações sexuais, como a masturbação, esses comportamentos geralmente demonstram que a ave é feliz e saudável.

Um pássaro doente ou inadequado adota apenas alguns, se algum, dos comportamentos acima. Se você está preocupado com a saúde do seu pássaro porque ele não expressa seu bem-estar, leve-o imediatamente a um veterinário aviário. Se após um exame médico, a ave for considerada saudável, verifique e enriqueça seu ambiente físico e social. Pássaros são alegria incorporada. A felicidade desses animais emplumados é contagiante, e compartilhá-los com eles é a essência da vida para aqueles de nós que têm a sorte de estar com eles.

Veja também

Locomoção da Galinha: Como Funciona Seu Sistema Locomotivo?

Para qualquer pessoa interessada em criar galinhas, uma compreensão do sistema muscular aviário delas (particularmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *