Home / Animais / Ciclo de Vida do Jacaré: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Jacaré: Quantos Anos Eles Vivem?

Fortes e resistentes, os jacarés são ótimos no quesito sobrevivência. Esses animais tem uma capacidade interessante de transformar a gordura armazenada em seus corpos numa espécie de reserva de energia. Essa habilidade é muito útil em períodos do ano em que eles precisam ficar sem comer.

Além disso, esse predador consegue sobreviver a temperaturas abaixo de zero mesmo precisando muito do sol para aquecer o seu corpo. Para conseguir essa “proeza”, os crocodilianos diminuem os batimentos de seu coração e limitam sua corrente sanguínea para que ela chegue apenas ao cérebro e ao coração.

Processo de Evolução

Por meio de fósseis, acredita-se que os crocodilianos começaram a existir no planeta Terra há aproximadamente 245 milhões de anos. Nessa época, os dinossauros davam início ao período de domínio deste planeta. De lá pra cá, esse animal mudou pouca coisa. Entre o Triássico animal Protosuchia [predador feroz e agressivo de aproximadamente um metro de comprimento] e o Eusuchia, animal da família Crocodylidae, há pouca diferença.

A mudança mais recente na família dos crocodilianos foi para adaptá-los à água e aconteceu há pelo menos 100 milhões de anos. Essas mudanças ocorreram diretamente nas vértebras da cauda desse animal e também em suas fossas nasais internas, que vieram para a garganta.

Evolução dos Crocodilos
Evolução dos Crocodilos

A primeira mudança torna a cauda do jacaré mais ágil e forte e isso faz com que ela seja utilizada para realizar movimentos laterais durante a natação. Além disso, essa evolução possibilitou que o réptil pudesse usar o rabo para tomar impulso e abocanhar um filhote de alguma ave que fez o seu ninho próximo aos jacarés.

Por sua vez, a segunda mudança evolutiva permitiu ao jacaré manter a garganta fechada ao mesmo tempo em que abre a boca debaixo da água. Isso facilita o trabalho desse crocodiliano na hora de pegar um peixe, pois, eles podem respirar colocando apenas uma parte do focinho para fora da água enquanto tentam caçar dentro de um ambiente aquático.

Sexo na Terceira Idade

Jacaré Velho na Beira do Lago
Jacaré Velho na Beira do Lago

Com uma expectativa de vida de 70 anos, os jacarés costumam privilegiar os mais velhos de seus bandos na hora do acasalamento. Ao contrário dos seres humanos, os jacarés se tornam cada vez mais ativos e fortes sexualmente ao se tornarem mais velhos.

Talvez o jacaré Big Jane seja o melhor exemplo da vitalidade desses répteis quando o assunto é acasalamento. Aos 80 anos de idade, esse jacaré-americano criado em cativeiro possuía um harém com 25 fêmeas.

Mesmo sendo vítima de muitas caçadas ilegais no Pantanal do Mato Grosso, a população de jacarés ainda possui muitos indivíduos, com um número que varia entre 6 e 10 milhões. Isso representa mais de 70 desses répteis em cada quilômetro quadrado do Pantanal. Um apetite sexual tão intenso quanto o de Big Jane é a principal causa para isso. Apesar de sua aparência externa, os órgãos que estão dentro do corpo de um crocodiliano são muito mais parecidos com os das aves do que com os dos répteis.

Velocidade Inesperada

Jacaré Fotografado Atravessando a Estrada
Jacaré Fotografado Atravessando a Estrada

Quando está em seu local de habitação, o jacaré costuma caminhar de forma vagarosa e imponente. Assim como os quadrúpedes, esse predador anda apoiado em suas quatro patas e, normalmente, seu corpo fica totalmente afastado do solo. Apesar de ter um corpo pesado e lento, um crocodiliano consegue atingir 17 km/h em piques de curtas distâncias. Essa agilidade serve como elemento surpresa na hora de atacar uma vítima.

Dependência Solar

O jacaré é um animal ectotérmico, isso significa que ele possui sangue frio. Animais desse tipo não possuem nada dentro de seus organismos que possa ajustar a temperatura de seus corpos. Por isso, o sol é imprescindível para que os crocodilianos mantenham sua temperatura corpórea na faixa dos 35°. A água demora mais para esfriar do que a terra, então os crocodilianos se aquecem durante o dia e ficam submersos no período noturno.

Controle do Coração

Ao contrário de outros répteis, os crocodilianos têm um coração que lembra muito o dos pássaros: o sangue arterial é separado do sangue venoso por meio de quatro cavidades que ficam isoladas através de uma divisão. Depois disso, ambos os tipos de sangue se fundem e as artérias que levam o sangue da parte esquerda começa a trabalhar simultaneamente com as artérias do lado oposto do coração.

Jacaré Deitado na Grama
Jacaré Deitado na Grama

Os jacarés conseguem diminuir ou aumentar os seus batimentos cardíacos de acordo com a necessidade do momento. Outra coisa que eles conseguem fazer é contrair ou dilatar os seus vasos sanguíneos. Isso permite que o réptil dilate suas artérias e aumente o trabalho de seu coração enquanto está sob o sol, assim, ele consegue levar calor e oxigênio para todo o seu organismo. Quando chega o período invernal ou simplesmente quando está na água fria, o jacaré diminui as batidas cardíacas e aperta os vasos de seu sistema circulatório. Isso mantém a distribuição de oxigênio restrita ao coração e também ao cérebro.

Esse controle sobre o ritmo do coração e das artérias é o que permite aos crocodilianos sobreviver por muitos dias em lugares com temperaturas próximas aos cinco graus abaixo de zero. Algumas espécies, por exemplo, precisam apenas de um buraco muito pequeno para respirar enquanto hibernam embaixo de uma determinada quantidade de gelo cuja camada é de aproximadamente 1,5 centímetros. Outro período em que o jacaré resiste com muita maestria é nos meses em que há muita seca. No Pantanal do Mato Grosso, os jacarés gostam de se enterrar na areia para valer-se da pouca umidade que ainda resta naquela terra.

Predador Sul-Americano

Jacaré-Papo-Amarelo
Jacaré-Papo-Amarelo

O jacaré-de-papo-amarelo tem esse nome por conta do seu papo, que fica amarelado durante a época do acasalamento. Seu tamanho varia entre 2 e 3,5 metros e sua cor é mais puxada para o verde-oliva, entretanto, seus filhotes costumam ter uma tonalidade mais amarronzada. Um dos poucos que pertence ao topo da cadeia alimentar, esse crocodiliano da América do Sul pertence à família Alligatoridae.

Como esse réptil se sente muito bem na água salobra ou salgada, pode ser encontrado nos rios Paraguai, São Francisco e Paraná e também no extremo leste que liga o Brasil até o Uruguai. Um dos locais preferidos desse predador é o mangue, mas ele também pode habitar charcos, pântanos, riachos e rios. Além de possuir uma forte mordida, esse jacaré é dono do maior focinho de todos os animais da família crocodiliana. Costuma viver até os cinquenta anos de idade.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *