Home / Animais / Ciclo de Vida da Ostra: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Ostra: Quantos Anos Elas Vivem?

Os animais marinhos podem ser seres muito intrigantes, que se escondem das vistas da sociedade e apenas podem ser contemplados por aqueles mais interessados em seu modo de vida.

Dessa forma, os animais marinhos muitas vezes são grandes desconhecidos das pessoas em geral, que não são capazes de ver nesses animais sinais claros de que querem estar em contato com as pessoas. Esses sinais já são muito mais visíveis em animais como gatos e cachorros, sendo esse o principal motivo pelo qual as pessoas gostam tanto de criar gatos e cães em suas casas ao longo de anos.

Contudo, quando se pensa em animal marinho, muitas vezes o que vem à cabeça das pessoas é algo muito distante da real situação desses animais. Isso porque peixes, golfinhos, tubarões e outros animais podem ser muito ligados às pessoas, desde que haja o estímulo adequado nos momentos certos da vida desse tipo de animal.

Ostras
Ostra

Assim, muitas vezes as pessoas se afastam de animais menos conhecidos pelo simples fato de não terem tantas informações a respeito desses animais, não sendo capazes sequer de interpretar e ler os sinais que animais “diferentes” desse tipo podem enviar.

Esse é o caso da ostra, um animal que é visto pelas pessoas apenas como o produtor das pérolas que podem ser compradas por valoras altíssimos em lojas especializadas de todo o mundo. Contudo, as ostras vão além disso e possuem todo um modo de vida que merece respeito e atenção por parte das pessoas, ainda que esse modo de vida seja desconhecido para muitos.

A melhor forma de acabar com as dúvidas e descobrir um pouco além sobre as ostras, então, é a partir do interesse e da pesquisa, duas coisas que por vezes acabam afastadas da sociedade atualmente.

Tempo de Vida de Uma Ostra

As ostras possuem, dessa forma, muitos aspectos de sua vida que são muito interessantes que podem chamar a atenção tanto quanto os detalhes de qualquer outro animal. Assim, um fato é que as ostras possuem todo um tempo até realizar o que desejam, tendo o seu próprio tempo para fazer tudo o que fazem ao longo de suas vidas. Dessa forma, as ostras levam, por exemplo, de 3 a 7 anos para produzir uma pérola e deixá-la mais ou menos da maneira como a conhecemos.

Dessa forma, é por isso que o valor das pérolas é tão elevado quando comparado a outros materiais, já que acaba sendo mais raro e possuindo menos oferta que esses tais outros materiais. Assim, o tempo de vida de uma ostra também pode ser muito diferente daquele que estamos acostumados a acompanhar nos animais. Isso porque, em geral, um animal viver cerca de 5 a 15 anos.

Em alguns casos mais raros, um animal que está perto das pessoas pode chegar a viver de 20 a 40 anos. Contudo, muitas vezes as ostras podem viver até mesmo pelo dobro de tempo. Isso porque as ostras mais conhecidas, aquelas que produzem as pérolas que as pessoas tanto valorizam, vivem de 50 a 100 anos. Esse tempo pode até ser menor do que 50 anos, mas isso é tão raro que os casos conhecidos são pequenos em comparação ao número total de ostras analisadas.

A Ostra de Quase Meio Milênio

Mil anos. Um milênio. Certamente isso é muito tempo para qualquer pessoa normal, mas nem sempre o tempo dos animais é igual ao nosso. Dessa maneira, há uma ostra que pode chegar a viver cerca de 400 anos, em média. Portanto, há até exemplares desse tipo de ostra, a Arctica islandica, que vivem mais de 400 anos. Em geral, isso costuma ser mais comum em águas frias, onde esse tipo de animal pode ter uma vida mais calma e menos caótica, sem a presença de tantos predadores ou até mesmo de pessoas.

Arctica Islandica
Arctica Islandica

Ademais, o metabolismo das ostras é mais lento quando em águas mais frias, o que faz com que esse tipo de animal se dê muito bem quando em locais com temperaturas mais baixas. Portanto, as principais ostras desse tipo vivem por perto do ártico, um local muito firo e que beneficia o tempo de vida da ostra Arctica islandica.

Como Uma Ostra Produz a Pérola

As pérolas das ostras são feitas de forma muito simples, o que torna esse tipo de produção também simples quando se trata de ser realizada pelas empresas especializadas. Dessa forma, as ostras produzem as pérolas quando estão em contato com um corpo estranho em seu interior, o que faz com que as ostras atirem um produto natural sobre o tal corpo estranho.

Dessa forma, após a ação do tempo, passados de 3 a 7 anos, tem-se uma bela e linda pérola no interior da ostra. Quando esse processo é realizado de forma induzidas, pelas pessoas, em geral o mais comum é que seja introduzida uma pequena bolinha de areia no interior da ostra, o que faz com que seja possível gerar uma bela pérola.

Um detalhe interessante é que, quando o processo se dá a partir da ação das pessoas, tudo acaba por acontecer mais rápido do que quando as pérolas são geradas pela natureza, já que há todo um controle por parte das empresas especializadas em produzir pérolas. O principal país produtor de pérolas, dessa forma, é a China, que possui a maior parte da produção mundial e, assim, se mantém como chave para todo esse mercado.

Pérola na Ostra
Pérola na Ostra

Uso Humano das Ostras

As ostras podem ser usadas pelas pessoas, mas não apenas para a produção de pérolas. Dessa forma, também é muito comum que as ostras sirvam para a alimentação humana, já que o molusco que está dentro da concha costuma ser comestível e, ademais, ter um sabor bastante único.

Dessa maneira, há muitas pessoas que adoram saborear uma bela ostra quando à beira-mar, já que assim será possível ter uma ostra fresca à disposição, com um sabor ainda mais acentuado e limpo. Portanto, o mundo das ostras movimenta todo o mercado financeiro mundial, já que o animal pode ser usado para diversos objetivos diferentes em todo o planeta Terra.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *