Home / Animais / Camarão Cinza: Características, Nome Cientifico e Fotos

Camarão Cinza: Características, Nome Cientifico e Fotos

Classificação e Nome Científico do Camarão Cinza

Veja a seguir a classificação científico do camarão cinza, uma das formas que os cientistas encontraram de dividir e facilitar o estudos dos seres vivos do nosso planeta:

  • Reino: Animalia (animal);
  • Filo: Arthropoda (artrópode);
  • Subfilo: Crustacea (crustáceo);
  • Classe: Malacostraca;
  • Ordem: Decapoda (decápodes);
  • Subordem: Dendrobranchiata;
  • Família: Penaeidae;
  • Gênero: Litopenaeus;
  • Espécie, nome binominal, nome científico: Litopenaeus vannamei.

O camarão cinza, também conhecido pelo seu nome científico Litopenaeus vannamei ou camarão de patas brancas, é um animal que faz parte dos crustáceos. Ele tem sua origem do Pacífico oriental, que vai desde o México até o Peru e se espalhou pelo restante do mundo. Em 1981, foi trazida para o estado do Rio Grande do Norte, e hoje é encontrada em todo o litoral brasileiro e em grande quantidade. Ele é muito pescado para fins comerciais, sendo uma espécie forte na culinária tanto brasileira quanto mundial. O Brasil é inclusive um dos produtores comerciais mais fortes e principais.

Entretanto, por essa grande pesca, no ano de 2010, o Greenpeace Internacional colocou esse camarão em sua lista vermelha de animais marinhos. A lista traz animais que são vendidos de forma muito comum, como em supermercados, e que apresenta um alto risco de a pesca se tornar práticas de produção não sustentável. O animal é pertencente da classe dos crustáceos, uma classe que a sua característica principal é o fato de possuir um exoesqueleto duro, feito de quitina. Essa cutícula ou carapaça tem como função proteger o animal, e também inserir sua musculatura por baixo.

Esse camarão normalmente não passe de 6 centímetros de comprimento, e tem aproximadamente 4 gramas. Quando ele é aquecido para fazer comida, seu tamanho normalmente diminui mais. Entretanto, antes disso, logo quando morto, ele começa a absorver água, o que faz ele aumentar o peso. O certo é logo congelá-lo, para que não perca a qualidade. Ele não deve passar de 3% de água. É interessante sabermos, que a coloração cinza só fica quando ele ainda está vivo e cru. Quando cozido, ele vai adquirindo a coloração vermelha. Ele está presente nas águas salgadas dos estados do Nordeste.

Camarão Cinza ou Litopenaeus Vannamei

Normalmente, em determinadas estações do ano, os camarões fazem uma migração de águas mais fundas, para águas mais rasas. Assim como também costumam se mover para cima e para baixo na água, passando o dia no fundo e a noite mais acima da água. A fêmea é capaz de colocar milhares de ovos em uma única desova. Eles ficam na parte inferior do corpo da fêmea presos por estruturas até que seja chocados. Quando chocam, são chamados de larvas, que muitas vezes nem chega à fase adulta por serem presas de outros animais maiores. Durante o seu crescimento, é preciso que eles troquem diversas vezes de sua carapaça, que é a sua maior proteção, por isso ficam muito expostos.

A salinidade é muito importante para o desenvolvimento do camarão, assim como a temperatura. Os ovos e larvas são carregados até a costa, onde há um pH diferente do lugar que estava antes, próprio para o crescimento dessa larva. Na fase pós larva, o animal vira bentônico, e ele deixa o ambiente marinho e vai para as famosas zonas estuarias. Essas zonas são locais de transição entre o rio e o mar, e a salinidade é outra, para que haja o desenvolvimento correto por toda a fase juvenil. Depois disso, eles voltam para as suas zonas marinhas, como camarões já adultos, onde começam a se reproduzir.

O macho costuma atingir sua maturidade sexual antes da fêmea, mais ou menos entre os 6 e 7 meses de vida. Sua alimentação consiste em pequenos organismos, plantas flutuantes e também restos de matéria orgânica. Por esse motivo que é chamado de gari do mar. Um dos grandes motivos pelo qual o camarão cinza ficou popular para a criação é o fato de que ele pode ser criado tanto em água marinha quanto doce, aumentando assim a sua produtividade.

Fotos do Camarão Cinza

Veja a seguir algumas fotos do camarão cinza, tanto em seu habitat natural, quando após ele ser capturado para o consumo. Dessa forma, você saiba exatamente qual camarão você está vendo.

Camarão Cinza
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o camarão cinza, seu nome científico, características gerais e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre camarões e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Ave da Espécie Papa-Léguas

Ciclo De Vida Do Papa-Léguas: Quantos Anos Eles Vivem?

Famoso na TV devido ao desenho Papa-Léguas e Coiote, o papa-léguas é um animal que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *