Home / Animais / Barata Germânica: Características, Nome Científico e Fotos

Barata Germânica: Características, Nome Científico e Fotos

A barata germânica, também chamada de barata alemã, é uma pequena espécie de barata que pertencem à família dos Blattellidae, de modo Blattodea ( Blattaria ). Mede 13 a 16 mm de comprimento. É conhecida como uma praga de armazenamento, que também pode causar danos à saúde através da transmissão de patógenos aos seres humanos.

Características E Nome Científico Da Barata Germânica

Essas baratas são cientificamente chamadas de Blattella germanica. As baratas adultas têm 13 a 16 mm de comprimento e são de cor marrom claro a escuro. No Prothorax existem duas faixas longitudinais pretas paralelas. As fêmeas são de cor mais escura que os machos.

Seu abdômen é mais largo comparado aos machos e arredondado nas costas. Os animais adultos têm asas, mas não podem voar. Na melhor das hipóteses, pode-se observar um voo planador nos machos mais leves. Mas a barata alemã é um bom corredor e pode cobrir até 29 cm por segundo.

A barata germânica é ovípara e produz um recipiente de ovos de 6 a 9 mm de comprimento, de cor clara a média, marrom. Os pacotes de ovos (Ootheken) costumam ter mais que o dobro do tamanho da dobra, larga e levemente em forma de foice. Os dois primeiros estágios larvais têm um peito de cor marrom escuro a preto. Na parte de trás há uma faixa marrom clara. As fases larvares posteriores são de cor mais clara.

A barata gêrmanica é geralmente noturna e passa cerca de 75% do dia escondida. Os animais que circulam durante o dia geralmente indicam uma infestação muito forte e uma alta densidade de estocagem nos esconderijos.

Semelhança Com Outras Baratas

No sul da Europa, na região alpina e nos últimos anos cada vez mais no sul da Alemanha, foi observada a barata âmbar da floresta (Ectobius vittiventris), que se parece muito em tamanho, forma e cor da barata germânica.

A diferença mais marcante é que, na barata âmbar da floresta, o disco do pronoto não possui faixas longitudinais escuras paralelas. Além disso, os machos de Ectobius vittiventris principalmente, são aqueles que se perdem nas habitações humanas, mas, ao contrário da barata germânica, não causam danos, mas perecem após alguns dias.

Portanto, medidas de controle não são necessárias na ocorrência de baratas na floresta de âmbar. A galinhola se alimenta de material vegetal decomposto e, em contraste com Blattella germanica, geralmente mostra atividade diária.

Outra barata florestal semelhante e inofensiva é a galinhola da Lapônia ( E. lapponicus ), que habita principalmente no norte da Europa e foi perdida em casas por lá.

Reprodução e desenvolvimento da barata germânica

Esses insetos têm um desenvolvimento hemimetabólico que ocorre em três estágios principais: o ovo, a ninfa e o adulto. A ninfa é relativamente semelhante ao adulto. No entanto, é menor, suas asas não estão desenvolvidas e seus órgãos sexuais ainda não estão maduros. Durante o seu crescimento, eles se parecerão cada vez mais com o adulto e, em sua última muda, as asas se desdobram completamente (em espécies com asas longas).

A barata germânica se reproduz mais rapidamente do que qualquer outra barata residencial. O desenvolvimento do ovo para o adulto é realizado em aproximadamente 123 dias.

Uma vez fertilizada, a fêmea produz um óvulo dentro de seu abdômen. Durante o desenvolvimento dos óvulos, seu corpo se torna cada vez mais inchado. No final da incubação, os óvulos completaram seu crescimento e a cápsula começa a se projetar do abdômen.

Pouco antes do surgimento das ninfas, a ootheca é separada do abdômen da mulher e cai no chão. A maioria das ninfas surge 24 horas após o descolamento. Uma pequena porcentagem de ninfas pode eclodir enquanto o envelope ainda está preso à fêmea. Nesta espécie, a fêmea pode colocar entre 3 e 6 cascas de ovos e cada uma delas pode conter até 50 ovos. Eles podem ter 3 ou 4 gerações por ano.

Na eclosão, as ninfas são negras e têm apenas 3 mm de comprimento. Eles passarão por 6 ou 7 etapas antes de se tornarem sexualmente maduros.

Pouco antes do nascimento das larvas, as fêmeas encontram uma fonte de água e aumentam a pressão da hemolinfa através da absorção de água, através da qual o Oothek pode ser repelido. A ingestão obrigatória de água pelas fêmeas garante que as larvas recém-eclodidas, que têm uma gama estreita de ação, tenham uma fonte de umidade à sua disposição.

Larva de Barata
Larva de Barata

As larvas permanecem em seus esconderijos nos últimos três dias antes da próxima muda, preparando-se para esse processo. Os dois primeiros estágios larvais têm apenas um pequeno raio de atividade na área de suas fontes de umidade.

O desenvolvimento dos ovos para amadurecer imago pode ser completado sob condições óptimas, após 40 dias. Geralmente dura 2 a 3, raramente mais de 7 meses.

Os adultos, bem como os estágios larvais mais antigos, podem passar fome por até 40 dias, se houver umidade suficiente disponível.

Distribuição E Origem Demográfica

A barata germânica é amplamente distribuída em todo o mundo e é mais comum em restaurantes,instalações de processamento de alimentos, hotéis e instituições institucionais (hospitais e casas de repouso). Em climas mais frios, é encontrado perto de casas, porque resiste pouco frio.

As baratas germânicas são encontradas ao norte, como Alert, em Nunavut e no sul da Patagônia. Eles agora estão presentes em todos os continentes, exceto na Antártica .

Barata Americana e Germânica Lado a Lado
Barata Americana e Germânica Lado a Lado

Inicialmente, ela era considerada da Europa e depois uma espécie da Etiópia para a África. As análises mais recentes tentam afirmar que é bastante nativo do sudeste da Ásia. Sua sensibilidade ao frio parece reforçar a hipótese de origem tropical.

Métodos de Prevenção

Para poder controlar populações de baratas germânicas, o método usado deve ser apoiado e sistemático; a sobrevivência de alguns óvulos é suficiente para regenerar uma nova população.

Existem duas maneiras principais de combater a barata germânica. O primeiro é um método não químico de captura ou sucção de baratas para reduzir a infestação. Você também pode adicionar um tratamento por congelamento, superaquecimento ou vapor usando um gás não tóxico.

Algumas destas técnicas exigem equipamento especializado e deve ser realizada por especialistas no extermínio. O segundo método é o uso de produtos químicos. Vários tipos de inseticidas são comercializados para matar a barata germânica. Eles podem ser aplicados por aerossol, isca e grânulos em rachaduras e fendas ou dentro de uma escotilha.

O método mais simples é fechar a saída dos tubos nos quais os fios elétricos passam através de um pedaço de algodão ou outro material. Devemos observar que a proliferação de baratas nas casas ocorreu com a instalação de tubos de conduítes elétricos, que são as baratas autoroutes, substituindo as hastes de madeira.

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *