Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra D: Nome e Características

Animais Que Começam Com a Letra D: Nome e Características

Os animais são, sob qualquer ponto de vista, muito positivos para a vida na Terra. Na realidade, se as plantas são responsáveis por fornecer grande parte do oxigênio presente no planeta, por exemplo, os animais também têm as suas responsabilidades e funções para a conservação desse ambiente.

No caso, uma delas é realizar a dispersão das culturas vegetais, proporcionando que, cada vez mais, as plantas possam oferecer a sua produção de gás oxigênio. Dessa maneira, os setores nos quais são divididos os animais podem ser muitos, com métricas diferentes para colocar cada animal em cada grupo. Há a possibilidade de realizar essa separação a partir da forma como nascem, considerando se são mamíferos ou não.

Existe também a possibilidade de separar os animais de acordo com a forma como se reproduzem, com o habitat no qual vivem e muitas outras maneiras. Uma delas, assim, é separá-los de acordo com a ordem do alfabeto. Nesse caso, um dos mais interessantes casos está na letra D, onde há um número grande de animais considerados curiosos ou exóticos. Portanto, veja abaixo mais informações sobre os animais de todo o mundo que começam com a letra D.

Dragão-de-Komodo

O dragão-de-komodo é um dos animais mais curiosos e, ao mesmo tempo, exóticos de todo o mundo. Animal que vive apenas em alguns locais do planeta, mais precisamente em algumas regiões da Indonésia, o dragão-de-komodo possui muitas características únicas.

Essa é a maior espécie de lagarto do mundo, ao menos dentre os animais conhecidos. Isso porque o dragão-de-komodo pode chegar aos 40 centímetros de altura, além de 3 metros de comprimento, podendo chegar ainda aos cerca de 160 quilos. Esse animal é assim tão grande devido ao fato de não encontrar predadores em sua região, se preocupando pouquíssimos com eventuais ataques por parte de outros animais. Ademais, não há concorrência com outros animais pelas suas presas, o que novamente torna o dragão-de-komodo uma espécie privilegiada.

Dragão de Komodo

O animal, dessa forma, apenas encontra o ambiente ideal para viver em algumas partes da Indonésia, muitas vezes apenas em ilhas isoladas da civilização. Esse animal faz uso da língua para se guiar pelo mundo, já que a utiliza para detectar cheiros e sabores, até mesmo pelo fato de não possui um grande poder de visão. O animal é carnívoro e gosta de comer carniça, mas também realiza ataques a presas quando sente a necessidade de fazê-lo.

Dingo

Os cães são amigos das pessoas e, muitas vezes, chegam até mesmo a dividir a cama com seus donos. Contudo, esse cenário visto nos grandes centros urbanos faz com que as pessoas cheguem até mesmo a esquecer que os animais possuem sentidos selvagens. Logo, há cachorros selvagens em todo o mundo, sendo um exemplo disso o dingo.

Esse cachorro selvagem vive na Austrália, sendo o grande predador terrestre da sua área. Rápido e forte, o dingo apresenta corpo com musculatura rígida, sendo capaz de ter uma mordida muito forte e potente. O animal costuma atacar rebanhos em todo o país, sendo tido como uma praga por parte dos criadores de gado. Dessa forma, o dingo muitas vezes é morto por esses criadores, que chegam a perder grande parte do seu sustento financeiro em razão dos ataques praticados pelo cão.

Dingo

Coelhos, ratos e cangurus também podem ser comidos pelo dingo, que não possui aparência nada amigável. O dingo costuma habitar áreas de deserto ou um pouco mais secas, pois o calor é essencial para que esse animal possa se desenvolver de forma correta. Para muitos, o dingo é um grande símbolo da região, embora seja uma ameaça para outros.

Diabo-da-Tasmânia

O diabo-da-tasmânia também é chamado de demônio-da-tasmânia, sendo um animal que já foi extinto há milhares de anos. Na verdade, há hipóteses e teorias que afirmam o dingo, o cão selvagem da Austrália, como um dos fatores para que o diabo-da-tasmânia deixasse de existir. Isso porque o diabo-da-tasmânia também era popular na Austrália, sendo extinto quando o dingo começou a dar os primeiros sinais de que poderia ser um problema.

Em todo caso, não há provas capazes de justificar as teorias com embasamento científico, o que diminui a credibilidade da mesma. O diabo-da-tasmânia, assim, possuía uma aparência semelhante a de um urso, com dentes afiados e preparados para atacar pedaços de carne. Atualmente o diabo-da-tasmânia pode até ser visto em algumas partes do mundo, mas já sem as mesmas características do passado, sendo quase um novo animal.

De hábitos noturnos, o animal pode ser um grande problema para fazendas das regiões em que habita, já que o diabo-da-tasmânia é um predador forte a agressivo. Por mais que não se saiba tão bem qual será a reação do diabo-da-tasmânia no encontro com pessoas, pois tudo depende do momento em que o encontro ocorre, é interessante evitar.

Dromedário

O camelo, embora muitos não saibam, possui o nome de dromedário. Com nome científico semelhante, o animal, na prática, é muito mais chamado de camelo do que de dromedário. Em todo caso, o dromedário é uma espécie animal comum na parte Norte da África, além de ser também bastante popular em parte da Ásia. O animal gosta de ambientes secos e com forte calor para se desenvolver, já que, dessa forma, encontra o cenário ideal para o seu modo de vida.

O dromedário se mostra capaz de passar muito tempo sem ingerir água, o que é essencial para o local onde vive, seja na Ásia ou na África. O dromedário é o chamado camelo árabe, que é diferente do camelo bactriano. O primeiro possui apenas uma corcova, enquanto o segundo tem duas.

Além da questão de não exigir grandes quantidades de água, podendo ficar bastante tempo sem, o dromedário ainda se notabiliza pelo fato de ter uma pelagem ideal para a refrigeração. Esse animal está praticamente extinto em sua forma mais selvagem, sendo possível apenas encontrar o dromedário sob domínio de pessoas ou organizações. O único local de todo o planeta Terra que ainda possui o dromedário em sua forma selvagem, na verdade, é parte da Austrália, onde o animal consegue ser livre.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *