Home / Animais / Alimentação do Saola: O Que Eles Comem?

Alimentação do Saola: O Que Eles Comem?

O Saola era completamente desconhecido da ciência ocidental até sua descoberta de chifres encontrados nas casas de caçadores vietnamitas em 1992.

Curiosidades

Agora, menos de duas décadas depois, é considerado um dos mamíferos mais ameaçados do sudeste da Ásia. A saola se parece com os antílopes do deserto da Arábia na aparência, mas na verdade está mais intimamente relacionada ao gado selvagem. Eles são um membro primitivo da família de artiodáctilos ruminantes Bovidae, que inclui antílopes, búfalos, bisões, gado, cabras e ovelhas. No entanto, o único membro do gênero Pseudoryx, a saola divergiu de todas as outras espécies vivas há mais de 13 milhões de anos.

Conhecido como o unicórnio asiático por causa de sua raridade, a população de saola pode ser tão baixa quanto algumas dezenas de indivíduos hoje. Elas estão restritas às florestas remanescentes nas Montanhas Annamitas, entre o Vietnã e o PDL do Laos, onde estão ameaçadas de extinção por caça e desmatamento. Essas florestas estão repletas de armadilhas para outras espécies que provavelmente capturam saola.

Com a população em um nível criticamente baixo, são necessárias ações urgentes de conservação para trazer esses animais notáveis ​​de volta à beira da extinção. No entanto, todos os esforços para manter as espécies em cativeiro falharam, e a natureza ilusória das espécies significa que os esforços de conservação são difíceis de implementar.

Distribuição

Esta espécie é restrita a uma área estreita de floresta ao longo das montanhas norte e central de Annamita, na fronteira entre o Vietnã e a República Democrática Popular de Loa. Sua gama inclui a única extensa floresta intocada do Vietnã. Suspeita-se que ocorra em menos de 15 blocos florestais nos dois países.

Habitamento

Eles são ativos durante o dia e principalmente navegadores, comendo as folhas de figueiras e outros arbustos ao longo das margens do rio, além de comer ervas e ervas do nível do solo. Eles vivem em uma densa floresta úmida e sempre verde, incluindo florestas secundárias de planície ao longo dos rios. Segundo informações, eles mantêm declives mais altos no verão e descem a níveis mais baixos no inverno quando os riachos superiores secam.

  • As saolas são uma espécie de antílope nativa das regiões do Laos e do Vietnã no sudeste da Ásia.
  • As «saolas» são também conhecidas como «bois Vu Quang», «bovídeos Vu Quang», «unicórnios asiáticos» e «biocorns asiáticos».
  • O nome científico de uma saola é Pseudoryx nghetinhensis e é da família Bovidae, da família dos bovídeos ou de ruminantes com cascos entalhados.
  • Normalmente, os saolas crescem de 80 a 90 centímetros (31,5 a 35,4) de altura, excluindo a cabeça, e de 80 a 100 kg (176 a 220 libras) de peso.
  • O pêlo curto de saolas geralmente é colorido, uma combinação de tons de marrom, vermelho e preto, e eles têm chifres que atingem de 35 a 50 centímetros (14 a 20 polegadas) de comprimento.
  • Os saolas geralmente vivem em áreas montanhosas úmidas que contêm densas florestas e bosques, perto de vales e rios e outras fontes de água.
  • Saolas, apesar de muitas vezes viver uma vida solitária, pode agrupar-se em grupos de dois a três, com alguns observadores nativos percebendo grupos de até sete.
  • A dieta dos saolas consiste em vegetação, incluindo folhas, caules e gramíneas, e também pode consistir em sementes, bagas e frutos.
  • As saolas são listadas como criticamente ameaçadas devido à caça e à perda de habitat, com números existentes estimados em 250 ou menos.
  • Saolas tornou-se conhecido pelo mundo moderno em 1992, na Reserva Natural de Vu Quang, através de uma pesquisa em grupo, quando o grupo encontrou um novo tipo de chifre na parede de um caçador; e, como resultado, muitas observações foram feitas posteriormente a partir de espécies em cativeiro ou relatórios nativos.
Saola no Meio do Mato
Saola no Meio do Mato

Saola está listada no Apêndice I da CITES e os dois países da faixa são signatários da CITES. Está protegido pelas leis nacionais no Vietnã (Decreto 48; IB) e no Laos (Ministério da Agricultura e Regulação Florestal 360).

Foram escritas duas edições de um plano de ação de conservação para as espécies no Laos (Robichaud 1997, 1999) e uma para o Vietnã (Anonymous 2006), mas nenhuma delas foi oficialmente endossada ou adotada pelos respectivos governos centrais. Em 2010, o Grupo Especialista da SSC da Ásia Selvagem da IUCN (AWCSG) publicou uma estratégia regional de conservação para gado e búfalos selvagens no sudeste da Ásia, que incluiu Saola (Grupo Especialista em Gado Selvagem da Ásia IUCN-SSC 2010). O Grupo de Trabalho Saola do AWCSG concluiu posteriormente e continua a atualizar uma avaliação das prioridades de conservação do Saola (Saola Working Group 2012).

  • Partes da faixa presumida de Saola no Laos que estão legalmente protegidas incluem:

Áreas protegidas nacionais: Nakai-Nam Theun, Khou Xe Nong Ma e Xe Sap.
Áreas protegidas provinciais: Nam Mo (província de Xieng Khouang), Nam Chat-Nam Pan (província de Bolikhamxay), Laving Laveun (província de Savannakhet)
Outras áreas de conservação: Área de Conservação de Espécies Ameaçadas de Fou Sithone (província de Bolikhamxay).
No entanto, apenas Nakai-Nam Theun, Phou Sithone e Xe Sap têm uma gestão ativa e bem financiada. O Saola provavelmente ocorre em vários blocos florestais fora das áreas protegidas, especialmente na província de Bolikhamsay (potencialmente algumas das maiores populações restantes), e talvez também em Khammouan, e ao sul do NPA de Xe Sap na província de Xekong.

  • Partes da espécie presumida variam no Vietnã que são legalmente protegidas:

Parques nacionais: Vu Quang, Pu Mat, Bach Ma
Reservas naturais: Pu Huong, Phong Dien, Dak Rong, Bac Huong Hoa
Outras áreas de conservação: Reserva Natural Hue Saola, Reserva Natural Quang Nam Saola
A maioria da gama da Saola no Vietnã agora está incluída em áreas protegidas. No entanto, florestas desprotegidas ao longo da fronteira internacional nas províncias de Nghe An e Ha Tinh ainda são possivelmente locais importantes para a espécie, especialmente para uma conservação bem-sucedida a longo prazo da espécie.

  • As áreas de maior prioridade para o foco em conservação são:

Província de Bolikhamxay Oriental, Laos.
Área Protegida Nacional de Nakai-Nam Theun, Laos e, em menor grau, as florestas adjacentes no Vietnã.
Área transfronteiriça das províncias de Khammouan e Savanakhet, Laos e Quang Binh e Quang Tri, Vietnã.
Sul de Thua-Thien Hue e províncias do norte de Quang Nam, Vietnã (e áreas adjacentes do Laos).
A prioridade mais alta e urgente para os dois países é o patrulhamento mais eficaz contra o laço e outros tipos de caça em áreas que possuem estruturas de gerenciamento (Saola Working Group 2009). Outra prioridade é realizar uma avaliação abrangente do status do Saola e das oportunidades de conservação, para melhor direcionar efetivamente os recursos limitados. Isso inclui a avaliação de locais não protegidos que podem oferecer um potencial significativo para a conservação do Saola. O recente estabelecimento de três novas reservas naturais especificamente para proteger Saola (Reservas Naturais de Hue e Quang Nam Saola no Vietnã e Área de Conservação de Espécies Ameaçadas de Phou Sithone no Laos) é encorajador.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *