Home / Animais / Alimentação da Iguana: O Que Ela Come?

Alimentação da Iguana: O Que Ela Come?

As  iguanas  são animais muito impressionantes que ganharam espaços como animais de estimação em muitos lares. Seja de cores vibrantes ou escuras, sua aparência as torna companheiras diferentes e muito curiosas. E para que esse tipo de pet se mantenha saudável ​​e feliz, um dos elementos que devem ser tomados em consideração no momento de ter em casa é a alimentação da iguana.

Você sabe o que iguanas comem? Alface e algumas frutas podem parecer a resposta certa, mas a verdade é que elas precisam de muito mais do que isso. No artigo abaixo, ensinamos você a oferecer uma nutrição adequada e explicamos com que iguanas se alimentam. Continue lendo!

A Iguana Como Animal de Estimação

Esse animal é um réptil da   família Iguanidae encontrado na América Latina e no Caribe. Ela vive principalmente em florestas úmidas, onde prefere ficar nas árvores, pois é uma  excelente alpinista.

Sendo ovípara, reproduz-se por meio de ovos. Embora sua dieta seja principalmente herbívora, a alimentação da iguana varia nos diferentes estágios de sua vida.

Por isso, neste artigo, vamos explicar abaixo o que é mais aconselhável para cada uma das idades.

Como Deve Ser a Alimentação da Iguana

Você deve alimentar seu pet com uma dieta equilibrada de verduras, legumes, frutas e alguns outros alimentos. Isso ajudará a garantir que você tenha um animal de estimação feliz e saudável.

Certifique-se de fornecer às iguanas uma variedade de comidas diferentes e também interessantes. Mas não se preocupe! Tudo o que é básico e necessário é fácil de obter em lojas de animais, supermercados e mercearias.

Verduras, Legumes e Frutas

Verduras e legumes frescos devem compor a maior parte da dieta do seu animal de estimação. Os alimentos devem ser picados para facilitar a ingestão. Algumas espécies, como a iguana verde, adoram comidinhas como:

  • Couve;
  • Mostarda;
  • Dente de leão;
  • Nabo;
  • Alface.

Os legumes da alimentação da iguana mais preferidos são:

  • Cenouras raladas;
  • Ervilhas;
  • Feijão verde e outros feijões;
  • Pimentões;
  • Abóboras.

Legumes congelados podem ser substituídos de tempos em tempos ou quando você ficar sem alimentos frescos. Uma mistura de feijão verde, ervilha, cenoura e milho é um bom alimento de emergência.

Aqueça os vegetais congelados à temperatura ambiente antes de dar ao seu pet. Colocar água morna sobre a comida é uma maneira rápida de descongelá-la.

Frutas podem ser adicionadas à alimentação da iguana para variar. Algumas frutas que seu animal de estimação pode amar incluem:

  • Morangos;
  • Mirtilos;
  • Bananas;
  • Maçãs;
  • Melão.

Como outros alimentos, as frutas devem ser cortadas para facilitar a dieta.

Comida Comercial de Iguana

Há comida comercial de iguana disponível que pode ser uma boa adição à dieta do seu animal de estimação. A alimentação da iguana geralmente está na forma de ração e pode ser misturada com outros alimentos que o bicho come.

Como as rações estão secas, umedeça-as antes do pet comer. É uma maneira de torná-lo mais saudável. Comida comercial de iguana não deve ser a dieta principal da sua iguana.

Outros Tipos de Alimento

Pão e Grãos

Pão de Grão
Pão de Grão

Pão e grãos podem ser adicionados ocasionalmente à alimentação da iguana. Macarrão cozido, arroz cozido e pão integral são uma delícia para o animal de estimação. Certifique-se de que os alimentos fiquem bem cortados para facilitar a ingestão.

Insetos

Grilos e larvas geralmente fazem parte da dieta de um réptil. Este não é o caso das iguanas verdes. Elas são herbívoras e não são acostumadas a comer insetos.

Eles são uma fonte de proteína e os pets adultos não precisam de muita quantidade. A proteína que eles precisam é obtida de verduras e legumes. Em excesso, pode realmente ser prejudicial para o seu animal de estimação.

Água

Uma iguana recebe muita água da comida, mas ainda precisa de uma fonte de hidratação extra. Uma tigela pesada, difícil de derramar e cheia de água fresca, sempre deve estar disponível.

Suplementos

Iguana Comendo
Iguana Comendo

Os suplementos de répteis ajudam a garantir que uma iguana de estimação obtenha todas as vitaminas e minerais necessários. Um suplemento de cálcio e vitamina D3 pode ser adicionado à ração do seu animal algumas vezes por semana. Um multivitamínico também pode ser adicionado à alimentação da iguana aproximadamente uma vez por semana.

Os suplementos geralmente vêm em pó e podem ser facilmente espalhados sobre os alimentos. Você só precisa salpicar uma quantidade muito pequena. Mas, lembre-se: faça isso com toda a moderação. Muita suplementação pode ser pior do que nenhuma.

Que Alimentos as Iguanas Não Devem Comer?

As iguanas não devem comer carne ou insetos. Elas precisam ter em sua dieta apenas legumes, folhas, flores e frutos.

Outros alimentos podem ser ruins para esse tipo de animal exótico se forem consumidos em excesso. Um exemplo seria duas verduras populares encontradas na lista de alimentos da maioria dos criadores de répteis. Eles são couve e espinafre.

A couve é rica em goitrogênios e muito disso pode causar problemas na tireóide. O espinafre tem um alto teor de oxalato contribuindo consideravelmente para o comprometimento da absorção de cálcio nas iguanas, como em todos os répteis. Isso pode causar problemas que levam a um tipo de doença óssea metabólica.

Com moderação, couve e espinafre são extremamente benéficos como parte de uma dieta variada.

A alface é outro vegetal que deve ser consumido com moderação. Existem diferentes variedades de alface que você pode alimentar sua iguana. Alguns como a alface hidropônico têm baixo valor nutricional, mas outros tipos são melhores, podendo oferecer ótimas opções de hidratação. Contudo, provavelmente, a chave aqui é uma ampla gama de produtos saudáveis e variados.

Com Que Frequência Devo Alimentar Minha Iguana

Você deve alimentar sua iguana diariamente. Existem alguns sites que dizem que você deve alimentá-la a cada 2 ou 3 dias, mas com uma dieta saudável e variada, uma boa dieta diária é perfeita.

A periodicidade é pela manhã. Isso permitirá, assim, um dia inteiro de amplo calor e UVB (luz ultravioleta) para digestão do que foi consumido. É melhor oferecer uma boa quantidade de produtos dentro da alimentação da iguana. Faça isso até que ela se afaste ativamente da comida. Você terá uma boa ideia de quanto alimentar, observando seu pet no dia a dia, ajustando conforme necessário.

Veja também

Passear Com Cachorro ao Meio Dia

Melhor Horário Para Passear Com Cachorro no Verão

Fazer caminhada é, sem dúvida, uma atividade ótima para humanos e animais. Mas, nesse calor, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *