Home / Animais / Águia Espécies Representativas

Águia Espécies Representativas

Vocês já pararam para pensar no número de espécies de águias existentes no mundo e quais são as Águias em Espécies Representativas existem? Por que a águia é tão cultuada e adorada. Alguns a reverenciam pelo porte majestoso, outros a consideram o símbolo da liberdade, outros a adoram por ter uma aura quase mítica. E existem aqueles que falam do olhar da águia.

As Águias existem em variadas espécies a depender da região em que vivem, são aves que pertencem a ordem dos falconiformes. Em geral, mantém-se agrupadas na família dos acipitrídeos.

São aves carnívoras e de grande porte, com bico curto e encurvado, porém, robusto. Seus pés possuem garras bem afiadas e fazem uso delas para agarrar as presas. Seus olhos são laterais e com aspecto bastante feroz. As fêmeas costumam ser maiores que os machos.

As águias se destacam das demais aves pelo seu porte, força e beleza e, de acordo com essas características, vem conquistando a admiração e adoração dos homens há muito tempo.

Por anos a águia foi símbolo de exércitos, escudos, brasões e emblemas, de famílias poderosas, reinados, instituições de ensino famosas e renomadas. Nada mais justo, pois ela representa força e dignidade. Claro que não podemos nos esquecer de que por algumas décadas ficou manchada quando usada como símbolo nazista.

O Olhar Penetrante de Uma Águia
O Olhar Penetrante de Uma Águia

A maioria das Águias costuma caçar através de tocaias e voos altos. Sua excelente visão, é capaz de identificar a presa à longas distâncias.

A alimentação costuma variar muito de acordo com a espécie. E hoje vamos falar um pouco sobre isso. Águias e suas espécies representativas.

Qual é o Significado da Águia

O significado da ave varia de acordo com cada região em que vive, mas em nenhum deles é a representação de algo ruim.

Para os povos cristãos ela é o símbolo maior de poder e inspiração das palavras do Pai Celestial. Já na Heráldica, a Águia significa o pássaro dos grandes líderes e dos reis. Na China, ela simboliza a força, coragem e o temor. Para a cultura Celta ela aparece como símbolo do renascimento e da renovação. E para os egípcios ela representa a vida eterna.

A águia tem como grande função trazer mudanças e principalmente, fazer parte de momentos de transição, é vista como um guia espiritual de transformação, por isso, ela é também, considerada uma ave mediadora de reinos, tendo a capacidade de transitar entre mundos diferentes, ou seja, do mundo físico para o espiritual.

É comparada a Fênix que tem a capacidade de renascer das próprias cinzas. A Águia tem o poder da regeneração espiritual.

Ela foi adotada por diversos países por representar uma identidade nacional. Foi o caso dos Estados Unidos e Alemanha. Também foi escolhida como representação dos impérios Romano, Russo, Austríaco e Santo Império Medieval.

Águia Real

Águia Real Preparando Vôo
Águia Real Preparando Vôo

A Águia Real (Aquila Crisaetus)  pode ser vista na Europa, América do Norte, Norte da África e Ásia. A sua plumagem tem a cor parda escura e a é calda cinza claro. Essa águia pode atingir o comprimento de 86 cm e envergadura de 2 metros. Seu peso é de aproximadamente 6,5 kg para os machos. Costumam alimentar-se de aves, répteis, pequenos mamíferos e sua nidificação costumam ser feitas em rochas.

Águia Pesqueira

Águia Pesqueira em Ação

A Águia Pesqueira (Pandion Heliaetus). O ventre e a cabeça da Águia Pesqueira são de cor branca. Pode ser encontrada na América do Norte, América Central e Antilhas e Brasil, onde é conhecida como gavião pescador por gostar de capturar peixes em lagos, águas marítimas e rios. Ora mantêm-se paradas, ora agitam  as asas em um ponto fixo para de repente, mergulhar e pegar sua presa.

Águia Cinzenta

Águia Cinzenta Olhando de Lado
Águia Cinzenta Olhando de Lado

A Águia Cinzenta (Harpyhalietus Coronatus) vive no Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina. Esta ave é considerada um gavião de grande porte, pois chega a medir 85 cm de comprimento. É cheia de penacho e sua cor é cinza. Apenas na calda  possui coloração preta com o final branco.

Águia Coroada

Águia Coroada
Águia Coroada

A Águia Coroada (Stephanoaetus Coronatus) se destaca entre as Águias da África. Ela é considerada o rapinante mais forte do continente. Sua alimentação inclui macacos.

Águia Marcial

Águia Marcial
Águia Marcial

A Águia Marcial (Polemaetus Bellicosus). As fêmeas dessa espécie chegam a ultrapassar os 6 quilos e conseguir 2,60 metros de envergadura. A fêmea consegue ser maior e pesar mais que os machos. Sua cabeça, peito, dorso e asas possuem a cor cinza. No ventre a cor é branca com pontos em cinza. No topo da sua cabeça existe uma pequena crista cinza. Tem o bico forte, além de possuir garras grandes, longas e grossas.

Águia A. Audax

Águia A. Audax
Águia A. Audax

A Águia A. Audax (Pithecophaga Jefferyi) é uma ave nativa das Filipinas. Esta espécie alimenta-se principalmente de carniça, répteis e aves, mas também caçam macacos e pequenos mamíferos.

Águia Imperial

Águia Imperial em Pleno Vôo
Águia Imperial em Pleno Vôo

A Águia Imperial (A.heliaca) vive na região os países Bálcãs, na Península Ibérica e na Ásia central. Esta espécie de águia encontra-se na lista de animais em perigo de extinção.

Veja também

Por Que os Cachorros Rodam Antes de Defecar?

Alguns hábitos de nossos queridos cachorros são realmente curiosos. Dentro todas as manias, aquela de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *