Home / Plantas / Variedades de Alface de Verão

Variedades de Alface de Verão

Por que Plantar Alface?

Presente nas mais deliciosas saladas, a alface é uma hortaliça folhosa, rica em vitaminas e nutrientes. Ela é cultivada em quase todo canto do mundo, principalmente no Brasil, onde é a 4ª hortaliça mais consumida no país.

Quando falamos a respeito das variedades e cultivares de alface, nos deparamos com inúmeras mutações que foram criadas ao longo do tempo; elas variam a forma, a textura, o tamanho, a coloração, e ainda a formação (ou não) de cabeças.

Mas o que atormenta muito os cultivadores é o fato de muitas variedades de alface não serem resistentes ao calor, ou seja, não são propicias para o plantio no verão. Logo, quem mora em regiões com temperaturas mais quentes, muitas vezes não sabe qual variedade cultivar, e quando começa, não dá certa a plantação.

As vantagens de você cultivar o seu próprio alimento são incomparáveis com qualquer compra que faça ao mercado. Quando você planta, seja em um vaso, em uma horta ou ainda em uma jardineira, você está dedicando tempo e atenção para aquela determinada atividade; logo, você acompanhará todo o crescimento do vegetal que em seguida, poderá consumi-lo. Isso não tem preço.

Para quem deseja iniciar o cultivo da alface, mas não sabe por onde começar fique tranquilo, vamos te ajudar com dicas para que você obtenha sucesso com a sua horta. É preciso se atentar as diferentes variedades e sempre buscar por alfaces resistentes ao calor e ao pendoamento; claro, se você mora em regiões quentes, que faz calor a maior parte do ano. Já se mora em local frio, como o Sul do país, procure pelas variedades apropriadas para o frio, acredite, existem muitas variedades, tanto para o verão, quanto para o inverno. Hoje trataremos das diferentes variedades apropriadas para as temperaturas mais quentes.

Como Plantar Alface de Verão

As Sementes

O primeiro passo, e um dos principais, se deve a escolha da semente (que indicaremos a baixo). Elas podem ser adquiridas tanto em lojas on-line, quanto mercados ou viveiros.

Ao passar dos anos, cientistas, pesquisadores e cultivadores perceberam o quanto estavam sendo prejudicados pelas ações do clima, que seus cultivares não estavam se adaptando muito bem em locais quentes e estavam tendo um crescimento precoce; então decidiram fazer mutações genéticas entre as diferentes variedades, até que fosse possível existir espécies capazes de se adaptar tranquilamente ao verão.

Plantaçao da Alface
Plantaçao da Alface

Procure pelas que sejam resistentes ao pendoamento; para quem não sabe, o pendoamento consiste em uma ação que característica das hortaliças folhosas, elas desenvolvem o crescimento precoce de suas folhas, sementes, mediante a passarem por estresse excessivo, por exemplo, muito calor, ou muita água.

Então, para você que deseja iniciar seu cultivo e mora em locais quentes, vamos apresentar algumas variedades de alface propícias para o plantio no verão.

Variedades de Alface de Verão

Alface Americana Lucy Brown

Essa é ideal para o cultivo de verão, possui uma incrível adaptabilidade às temperaturas mais quentes e uma incrível resistência ao pendoamento. Suas folhas são grandes, expeças, grossas e de coloração verde-clara.

Alface Americana Delicia

O verde brilhante desta variedade chama muito a atenção, é visualmente muito bonita. Suas folhas são grandes, grossas e uniformes. Elas foram desenvolvidas especialmente para regiões mais quentes.

Alface Mimosa Brava

É uma variedade que dispõem de uma coloração verde brilhante, sua aparência é muito bonita. Ela é resistente ao calor e ao pendoamento. Possui um porte grande, suas folhas são crespas e deliciosas.

Alface Crespa Hortência

Esta possui as folhas grandes e volumosas, de coloração verde brilhante. Também é resistente ao pendoamento e pode ser cultivada durante o todo o ano. Foi também desenvolvida de mutações genéticas da alface crespa, mas essa foi desenvolvida para as regiões mais quentes.

Após adquirir sua semente, lembre-se de germina-la antes de plantar. Para germinar é preciso de um recipiente com tampa e posicionar as sementes sob um papel toalha úmido e depois tampar fechar o recipiente; leva em torno de 3 a 5 dias.

Clima e Solo

Esse é um fator fundamental. O clima recomendado para uma plantação de alface é de 10 a 25 graus, mas isso pode variar, tanto alguns graus para cima, quanto para baixo. Ou seja, a menos que você more em lugares que a média de temperatura seja maior a 30°, é preciso escolher muito bem qual semente plantar.

O solo deve ser bem drenado, você pode tanto cultiva-la diretamente na terra, como também em vasos, jardineiras e até a partir da hidroponia. É importante que o solo disponha de matéria orgânica e nitrogênio, de modo que seja fértil e apto para o plantio. O pH recomendado para o cultivo de alface deve ser entre 6 e 7. Ainda se necessário, é possível também adubar o solo para melhor desenvolvimento do cultivo. Lembre-se sempre de rega-las diariamente, deixando o solo úmido, mas não a encharcando.

O Cultivo

São muitos os cuidados que se deve ter perante as folhosas ainda não desenvolvidas. Após a germinação de suas sementes, plante-as a aproximadamente 1 ou 2 centímetro de profundidade do solo e em seguida atente-se ao local definitivo que irá transplanta-la.

O transplante ocorre logo em seguida, cerca de alguns dias depois, quando ela desenvolve de 4 a 8 folhas e aí sim, você poderá planta-la no local definitivo que escolheu. Lembre-se de transplanta-las com um espaçamento adequado, para que nenhuma “roube” nutriente das outras e possam ter um correto desenvolvimento; o recomendado é plantar a uma distancia de no mínimo 30 centímetros em cada planta.

Após isso, faça regas diariamente e atente-se ao desenvolvimento da alface, pois todo esse esforço, tempo e atenção que você dedicou a ela, será recompensado na hora da colheita.

Hora da Colheita

Claro, o tempo para colheita, do ciclo vegetativo, varia de espécie para espécie e como foi sua adaptabilidade ao clima e ao solo. Mas nada que ultrapasse o período de 50 a 120 dias. Existe cultivares que possuem as folhas soltas, sendo fácil de colhê-las; basta puxa-las, uma a uma, de modo que a planta toda não precise ser arrancada.

Existem outras variedades, que formam cabeças. Com este tipo, existe a possibilidade de replanta-la, pois você cortará apenas a cabeça, de modo que ela ainda ficará na terra, cerca de 2 centímetros para fora da terra, podendo ter outro ciclo de produção.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *