Home / Plantas / Seiva da Bananeira Composição

Seiva da Bananeira Composição

Talvez não seja do seu conhecimento, porém, a seiva da bananeira é um poderoso aliado natural para combater diversas enfermidades. Quando a influência da medicina moderna não era tão frequente, os tratamentos derivados das plantas eram, sem dúvida nenhuma, os mais populares para tratar doenças.

A seiva da bananeira era um dos mais utilizados, principalmente para casos específicos, como ajudar na cicatrização de ferimentos. Sua composição permite que ela faça o mesmo que muitos produtos industrializados, como pomadas e cremes.

Você tinha noção de que um líquido saído de uma planta poderia ser tão surpreendente assim? Pois é, existem muitos benefícios que nós nem conhecemos. E, o pior disso, é que esses produtos podem estar bem perto de nós!

É por este e outros motivos que você não pode deixar de conhecer mais sobre a seiva da bananeira. Continue com a leitura deste artigo e saiba mais sobre ela!

Para que Serve a Seiva da Bananeira?

Sua propriedade mais conhecida é a capacidade de fazer com que uma cicatriz tenha o seu processo de melhora bem mais rápido. Assim, uma cirurgia que causou marcas pode ter sua aparência diminuída bem mais rapidamente.

Outra vantagem é que sua composição permite auxiliar no processo de coagulação. Um dos destaques que podemos dar sobre isso é quando algum trabalhador rural se corta. Caso isso venha acontecer, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é de estancar o sangue que está sendo derramado com a seiva da bananeira.

Como foi dito anteriormente, esse produto natural é mais eficaz que grande parte dos medicamentos! Inclusive, alguns remédios vendidos na farmácia — que atuam na cicatrização e coagulação — são feitos a partir das propriedades encontradas dentro da bananeira. Incrível, não é?

Essas Propriedades são Transmitidas Para as Bananas?

Sim, mas em menor quantidade. As bananas contêm estas particularidades, mas, a casca da própria fruta contém em maior número. Ela é a responsável por capturar a maior parte das propriedades da seiva para que, caso você não tenha acesso ao líquido da bananeira, a casca faça todo o trabalho de cicatrização em seu lugar.

Quanto mais verde a casca é, mais suas peculiaridades medicinais se destacam. É muito normal conhecer pessoas que se queimaram ou que tiveram algum ferimento na pele, e, logo após ver o machucado, passar a casca da banana para que a dor vá embora rapidamente.

Retirando Seiva da Bananeira
Retirando Seiva da Bananeira

As cascas também são passadas nos mamilos das mães que alimentaram seus filhos recentemente. De vez em quando, os bebês acabam causando fissuras por causa da sucção. Com isso, ao invés das mulheres procurarem tratamento médico, recorre aos naturais, que também são efetivos e muito mais baratos.

A banana não fica de fora, quando o assunto é tratamento de alguma enfermidade. Quando ingerida, ela ajuda a regular todo o pH do organismo.

O sangue deve ser ligeiramente alcalino, e, quando não está deste modo, as bananas entram em ação. Elas fazem com que todo o sangue fique normal, reduzindo os nutrientes que estão superabundantes e aumentando os que estão em falta. O consumo diário de uma banana é recomendado justamente por isto.

Mas, se engana quem acha que ela só ajuda na regulação do sangue. Seus benefícios são muito maiores! Afinal, não é a toa que ela está no topo das frutas mais consumidas do mundo.

Ela é rica em potássio e nas vitaminas B, C e E. Possuem uma quantidade significativa de magnésio e zinco como nutrientes, além de combater as células anormais dentro do organismo, principalmente as cancerígenas.

Aliado na Cicatrização

Já dissemos sobre isso, porém vale destacar que a seiva da bananeira é muito mais do que apenas melhorar a aparência das cicatrizes. Ela atua diretamente neste processo, fazendo com que haja uma melhora significante em todos os sinais corporais, seja de acidentes, cirurgias estéticas ou marcas de nascença.

Outro fator que deve ser comentado é o fato dela contribuir com a melhora dos sintomas das hemorroidas.

Caso você não saiba, esta doença é a dilatação das veias presentes na região anal. Isso causa incômodo ao sentar, coceiras, dores no ânus, além de impossibilitar as relações sexuais e dificultar a defecação. Além de todos esses problemas, esta enfermidade ainda sofre muito preconceito na sociedade.

Uma pessoa que está com esta doença, deve fazer o uso de pomadas, que, com o tempo, podem diminuir os incômodos. A cura não é impossível, entretanto, em alguns casos pode demorar meses para que o tratamento tenha algum efeito.

A seiva da bananeira pode ajudar neste procedimento! Mesmo natural, ela possui em sua composição agentes anti-inflamatórios e anticoagulantes.

Mais Benefícios

A seiva da bananeira, a casca da banana e própria fruta não dão apenas o que foi apresentado no texto. Suas vantagens são ainda maiores!

A bananeira é uma planta muito versátil, sendo que ela pode ser plantada em praticamente todo solo. Ao contrário de outras plantas, ela não necessita de um cuidado tão grande para crescer, pois ela mesma consegue se adaptar ao clima.

As cascas da banana são ótimas fontes de minerais. É muito comum — principalmente no norte do país — ver pessoas que a fazem frita. Alguns até consomem ela crua! Suas cascas são poderosas demais para serem desperdiçadas, e, inclusive, doces podem ser feitos com ela.

A banana, além de seus nutrientes abundantes, é um alimento bem fácil de ser encontrado. Além disso, suas espécies — por volta de 50 só no Brasil — são baratas e estão disponíveis em qualquer supermercado ou feira livre. Seu consumo pode ser feito cru, assado, frito, em compotas e em diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *