Home / Plantas / Como Plantar Couve em Apartamento

Como Plantar Couve em Apartamento

Horta em Apartamento

Uma boa alternativa para quem vive em meio à cidade, mas que adora a natureza e tem o desejo de cultivar e colher seu próprio alimento, saiba que isso é possível. Mesmo com um espaço limitado, para quem mora em apartamentos boa solução, por exemplo, são as hortas verticais. Mas o que são as hortas verticais? Estas têm como a característica sempre estar pendurada ou fixada na parede, podendo ser utilizada tanto em apartamentos como em casas. É como você utilizara o espaço de sua residência, isso é de extrema importância para o cultivo e sucesso de sua horta. Mas como fazer uma horta vertical? O que usar? Vamos lá!

Como Plantar Couve em Apartamento

Primeiramente é necessário analisar qual o local onde tem mais acesso à luz e à ventilação, geralmente em sacadas ou áreas externas. Visto isso, o próximo passo é procurar um painel de jardim, algum suporte, ou até mesmo vasos que caibam na sacada ou no espaço escolhido. Você encontra em lojas de decoração, de jardinagem e em lojas especializadas.

Couve

Couve em Vaso de Apartamento
Couve em Vaso de Apartamento

A couve é uma hortaliça pertencente a família das Brassicaceae, onde nelas estão também o brócolis, a couve flor, repolho, nabos mostarda, couve manteiga, dentre outros.

A couve teve sua origem na Europa Ocidental. É um vegetal rico em vitaminas A, C, K, sais minerais, cálcio, ferro, acido fólico, dentre outros nutrientes fundamentais para o corpo. Além de possuir diversos benefícios para o funcionamento do organismo

Conheça os Benefícios Da Couve

Você sabia que a couve é um anti-inflamatório natural? Artrite, artrose e doenças cardíacas podem ser solucionadas com o consumo do vegetal. Além de ser riquíssima em ferro, contendo mais ferro por caloria do que um uma carne. Tempera-la com limão aumenta ainda mais a imunidade, pois o acréscimo de Vitamina C presente no limão potencializa os efeitos do ferro da couve, tornando-a um poderoso anti-inflamatório.

São ricas em fibras. A falta de fibras no nosso organismo gera como consequência problemas digestivos e cardíacos. A couve dá ao nosso corpo 5% de fibras, o que o nosso corpo precisa e além mais 2 g de proteína.

Possuem também o acido graxo, para quem não sabe é uma espécie de ômega 3 e ômega 6. Uma porção de couve possui ao menos 120 miligramas de ômega 3, estes alimentos são necessários diariamente ao nosso organismo, deve come-los ao menos uma vez por dia. Linhaça e nozes são outros exemplos de alimentos riquíssimos em ácidos graxos.

É rica em cálcio, a couve possui uma das maiores fontes de cálcio entre os vegetais. Possui mais cálcio que o leite animal, além do corpo aceitar e adequar muito mais facilmente a couve do que algo de origem animal. Fortalece o sistema imunológico. Também é  rica em vitaminas A e C, evitando o envelhecimento prematuro.

Desintoxicação e câncer. Tanto a couve quanto o repolho são recomendados e desempenham uma importante função na redução do combate de prevenção a determinados tipo de câncer, como o de câncer de bexiga, próstata, mama e também ovário. Devido ao fato de serem alimentos ricos em ferro e vitaminas.

É um alimento que merece atenção, por possuir muitas qualidades e trazer tantos benefícios ao nosso corpo e ao funcionamento e equilíbrio do corpo, além das prevenções. É muito fácil de cultiva-la, para ter na sua própria casa, ou na sacada de seu apartamento.

Como Plantar Couve no Apartamento?

Passo 1: Escolha da Semente

Semente de Couve
Semente de Couve

Primeiramente, escolhas as sementes que deseja plantar. A couve existe em diversas variedades. Leve em conta as condições climáticas do lugar onde você mora, isso é essencial para o crescimento do vegetal. Existem ao menos 6 variedades de Couve.

Couve Manteiga: Está é a couve mais macia. Possui as folhas verde-claras, redondas e lisas.

Couve Manteiga
Couve Manteiga

Couve Preta: Longas e finas, com aspecto rugoso.

Couve Preta
Couve Preta

Couve Crespa: A mais comum de todas, possui aspecto também rugoso, porém estas são crespas.

Couve Crespa
Couve Crespa

Couve Roxa: Como o próprio nome já diz, ela é roxa, possuindo as folhas torcidas. É resistente a temperaturas mais baixas.

Couve Rouxa
Couve Rouxa

Couve Portuguesa: Verde escura, com folhas maiores que as outras.

Couve Portuguesa
Couve Portuguesa

Para adquirir suas sementes basta ir algumas lojas agrícolas, de jardinagens, ou se preferir é possível comprar mudar em viveiros e estufas.

Germine-as em qualquer recipiente com tampa. Basta um papel toalha úmido dentro e coloque as sementes em cima, distribuindo-as sobre o papel, com cerca de 2 cm de distancia entre cada uma.

Após a germinação, plante-as e vasos com profundidade no máximo de 1,25 cm, cobrindo depois com terra solta. Lembre-se de regar bastante, mas não afogar os brotos, pois ainda estão em formação e podem ser deslocados do seu local.

Passo 2: O Solo

Após escolher qual variedade você irá plantar, e o local onde será a horta. É hora de pensar no preparo do solo e na germinação das sementes.

O mais recomendado é que o solo seja drenado, e de preferencia sempre úmido, com pH em torno de 6,0 a 6,8, e que seja rico em matéria orgânica. É possível também misturar a terra com adubo.

Passo 3: Replantar Para o Local Definitivo

Pode levar alguns dias saírem às primeiras folhas verdes, quando elas aparecerem e ficarem com mais ou menos 8 cm, vai ser hora de tira-las e replantar em outro vaso, um maior, o definitivo, seja uma horta vertical, ou um vaso, lembre-se de que tem que haver um bom espaço para a planta se desenvolver. Busque um lugar onde o sol esteja presente.

É importante retirar a mudas com cuidado para replanta-las. Elas estão um pouco frágeis ainda, então bata com cuidado nos cantos do vasinho que ela está e tente retirar toda a terra junto com a raiz, pois assim as raízes já estão pré-estabelecidas, já está adaptada, então, quando colocada em outra terra, ela tende a crescer ainda mais e ficar mais forte.

Se você mora em uma região com calor é necessário que a regue todos os dias. Após um tempo pode adubar, existem ótimos adubos orgânicos, compostos, que você pode espalhar ao redor da planta.

As folhas que você perceber que estão perdendo a coloração, deve retira-las, pois estas podem conter alguns bichos ou doenças que podem se espalhar para todo a planta.

Passo 4: Hora da Colheita

Após 50 a 70 dias que você plantou as plantas no local definitivo, na sua horta vertical ou vaso, as plantas podem ser colhidas, mas lembre-se de não colher nada até o pé ter no mínimo 20 cm de altura.

Quando for retirar as folhas é importante deixar uns 2 cm do caule, para que ele possa continuar seu processo de crescimento, este que tem o ciclo vegetativo em torno de 12 meses, 1 ano.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *