Home / Plantas / Partes da Bananeira

Partes da Bananeira

A bananeira possui características únicas, não encontradas em nenhuma outra planta. Com toda certeza, irá se surpreender com todas as descobertas a respeito desta “árvore”. Sim, a palavra árvore está entre aspas porque é uma das grandes curiosidades que ela tem.

Você já deve saber — ou pelo menos ter uma noção — de que a banana é a fruta mais consumida no mundo. Na parte oriental, ela ainda disputa o título de mais consumida com algumas outras frutas, mas na parte ocidental ela está em primeiro lugar, sem dúvidas.

Além de tudo isso, este artigo irá te mostrar as partes da bananeira e quais são os motivos dela ser uma planta extremamente excêntrica, diferente de todas as outras. Continue com a leitura e tenha novos conhecimentos!

Para Começar, uma Curiosidade Pouco Conhecida

Todos chamam a bananeira de árvore, mas, na verdade, ela está mais perto de uma erva gigante do que uma árvore. Isso mesmo! Uma erva gigante que produz frutas. Isso acontece porque toda a morfologia da bananeira é igual a de uma erva.

Ela possui caule, raízes, folhas, frutos, sementes e flores. O fato dela não ser considerada uma árvore é que o tronco, na verdade, é um caule gigante. Na bananeira, ele é chamado de pseudocaule e é formado pelo pestilho da folha. O pestilho é o ramo que liga o caule à folha.

Partes da Bananeira

Da raiz até as folhas, podemos considerar como parte da bananeira: rizoma, mãe, filho, pseudocaule, coração, ráquis, cacho, vela e engaço. Saiba mais sobre cada parte abaixo:

Rizoma

Ele é um caule que cresce na posição horizontal, na maioria das vezes embaixo da terra. Em algumas plantas ele se desenvolve fora da terra, mas não é o caso da bananeira. Eles possuem raízes e são cobertos por folhas.

O rizoma também possui a função de órgão de reprodução de forma assexuada na bananeira.

Rizoma da Bananeira
Rizoma da Bananeira

Pseudocaule

Este é um termo usado dentro da botânica para designar os falsos caules. Ou seja, a bananeira possui um pseudocaule porque, na verdade, ele só é uma extensão de suas grandes folhas.

Um caule é a haste que sustenta as plantas. Só para você ter uma ideia, um tronco é um tipo de caule. Existem vários tipos diferentes, dependendo da planta.

Pseudocaule Da Bananeira
Pseudocaule Da Bananeira

Coração

Também conhecido como umbigo ou flor da bananeira, o coração era nominado como uma erva daninha. Só que, com a evolução da ciência, muito do que antes achavam que fazia mal, hoje é muito valorizado pelas suas propriedades.

Dentro da culinária, existe um termo chamado PANC, que significa planta alimentícia não convencional. Esta definição foi dada para várias plantas que até pouco tempo atrás eram conhecidas como pragas das plantações. O coração da bananeira estava dentro dessa definição.

Coração da Bananeira
Coração da Bananeira

É uma iguaria pouco ingerida no Brasil, porém, a cada ano que se passa, seu potencial é descoberto por mais pessoas.

Só para comentar rapidamente, esta planta possui ácidos, antioxidantes e flavonoides. Todos os nomes citados são substâncias que neutralizam os radicais livres e todos os danos oxidativos responsáveis pelo câncer dentro do organismo.

Além disso, também possui fibras, magnésio, minerais e proteínas. Isso dá saciedade, ajuda a manter o bom humor e abaixa a ansiedade.

Para aqueles que possuem úlceras, prisão de ventre, anemias, doenças respiratórias e pressão arterial, uma ótima recomendação é consumi-lo. É bem provável que, caso venha inserir o coração da bananeira em sua dieta, todas as doenças citadas terão uma melhora impressionante.

Ráquis

Ráquis Da Bananeira
Ráquis Da Bananeira

É uma estrutura de folhas que inicia no ponto de inserção da primeira penca e termina no botão floral. É o talo primário das folhas compostas.

Cacho

Cacho Da Bananeira
Cacho Da Bananeira

É um conjunto de bananas que nascem muito próximas entre si. São as frutas que são sustentadas por um só talo.

Vela

Vela Da Bananeira
Vela Da Bananeira

É a formação que se origina pelo enrolamento dos lóbulos foliares de forma perfeita e organizada. O primeiro limbo, o esquerdo, enrola em si mesmo, enquanto o direito se enrola sobre o primeiro.

Engaço

Engaço Da Bananeira
Engaço Da Bananeira

É o suporte que sustenta o cacho de bananas.

Curiosidades Sobre a Bananeira

A maioria das bananeiras que são cultivadas se reproduz de forma assexuada, por proliferação vegetativa. O principal responsável por isto é o seu rizoma, que citamos anteriormente.

À primeira vista, a junção de todas essas folhas é chamada de caule da bananeira.

Cada um desses caules é capacitado para gerar outros ramos de flores que, sem a necessidade de fecundação de seus ovários, formem outras bananas e as deixem agrupadas em um só cacho.

Deste modo, o fruto que surgiu é classificado como partenocárpico. Os pontinhos pretos que são encontrados nas bananas não são sementes, como muitos acreditam. Aquilo são óvulos não fecundados.

O grande benefício que essas plantas possuem ao se desenvolverem assim, é que o crescimento e os frutos são dados com maior velocidade. O malefício que surge é que, se a planta mãe tiver alguma anomalia, todas as demais que foram criadas por ela também terão.

Porque as Bananas Amadurecem tão Rápido?

Você já notou isso?

A resposta é que ela libera um hormônio vegetal que se chama etileno. Isso é um gás que acelera a maturação da banana. Por este motivo, se deixarmos várias dessas frutas agrupadas no mesmo lugar, elas amadurecerão rapidamente.

A espécie que consegue fazer isso de forma bem mais veloz é a banana-prata, que possui uma concentração maior do que as outras.

A bananeira em si é uma planta que desperta bastante curiosidade, uma das causas é justamente sua morfologia, bem diferente de qualquer outra. Além do mais, o fruto que ela produz é maravilhoso! E não só isto, mas até a medicina alternativa procura utilizar a casca das bananas para curar diversas enfermidades.

Essa erva gigante se reproduz facilmente, dá frutos sem muitas exigências e é muito resistente. Não podemos pedir mais para a produtora da fruta mais consumida no mundo!

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *