Home / Plantas / Cultura do Alface

Cultura do Alface

Alface, o rei da salada de legumes, faz parte das refeições de pessoas em todo o mundo. É de longe a cultura de saladas mais usada na América do Norte e também é importante na Austrália e na maioria dos países da Europa e da América do Sul. Sua popularidade está aumentando na África, Oriente Médio e Japão. De fato, a importância da alface é estabelecida em quase todas as cozinhas ao redor do mundo.

A História da Alface

A alface (lactuca sativa) tem sido cultivada há muito tempo, possivelmente mais do que qualquer outra cultura comum. Fotos de uma alface de folhas pontiagudas foram encontradas em túmulos egípcios que remontam a 4500 AC (botânicos acreditam, no entanto, que os egípcios cultivavam alface para o óleo comestível extraído de suas sementes.) Heródoto falou de alface sendo servida na mesa real dos reis persas no século 5 AC. Teofrasto nomeou três variedades em sua literatura história das plantas, 350 AC. No ano 1 DC, os romanos mencionaram 12 variedades de alface. Na Roma antiga, a alface era uma safra de luxo para os ricos e reservada para os dias festivos.

A alface foi cultivada não apenas como alimento, mas como erva medicinal. Seu suco leitoso é recomendado no The Herbal como um sedativo. Na Alemanha, lactuca vurisa, um parente próximo da alface, foi usado para induzir o sono. Herbanários isabelinos comentavam sobre a importância da alface e recomendavam que ela fosse comida na hora da refeição e antes da “indulgência na bebida” porque, escreveu um deles, “ficava os vapores que perturbam a cabeça e refrigera o estômago quente que alguns chamam de coração queimar”.

A alface de jardim é cultivada há tanto tempo que sua origem é incerta. Até agora, não foi encontrado na natureza. Geógrafos e historiadores de plantas afirmam que seus precursores se originaram na região do Mediterrâneo, possivelmente no Egito, e que suas sementes foram transportadas para todo o mundo por viajantes, exploradores e conquistadores. Os historiadores de Carlos Magno creditam a ele trazer alface para a França em 780 DC.

Aparentemente, as sementes de alface foram trazidas para o Novo Mundo por Colombo, pois foi registrada como sendo cultivada em lsabela, sua primeira parada, em 1494. Colonos ingleses e ingleses levaram alface para a parte norte da América e vieram com os exploradores franceses para Canadá.

Por época colonial, a alface era um vegetal comum nos jardins das famílias das classes mais altas, se é possível julgar a partir da horta de trabalho planejada por George Washington no Monte. Vernon. Dos 61 leitos que ele mapeou para seu lote de quase acre, 16 foram plantados com alface.

Em 1806, um meeiro da época, McMahon, listou 16 variedades de alface em seu catálogo. Le Bon Jardinier de 1880 lista 40 variedades existentes na França. Um relatório da Estação Experimental Agrícola de Nova York de 1885 descreve 87 variedades com 585 nomes de sinônimos.

A Cultura Européia

A salada madura floresce de junho a agosto, mas as folhas basais, em seguida, desenvolvem muitas substâncias amargas, por isso é colhida antes que ocorra o aparafusamento.

As principais áreas de crescimento incluem Itália, França, Holanda, Bélgica, Espanha e Alemanha. Em áreas com geada, a alface é cultivada sob vidro e ao ar livre. Salada ao ar livre é vendida até 500 g no comércio. A salada cultivada em estufa está disponível apenas a partir de 100 g. A salada de inverno da estufa tem níveis médios mais elevados de nitratos do que a salada ao ar livre no verão. Isto é devido à falta de luz na estufa.

No comércio, muitas saladas são embaladas em papel alumínio para manter a cabeça unida, evitando a forte evaporação. A salada mantém seu frescor por mais tempo.

Tipos Padrões da Alface

Existem vários tipos de alface, mas de folha e cabeça são os mais comuns. Existem vários grupos principais de cultivares de alface, como são conhecidas mundialmente, cada uma incluindo muitas variedades:

De folha. Esse tipo tem folhas soltas e é o mais amplamente plantado. É usado principalmente para saladas.
Romana. Usado principalmente para saladas e sanduíches, este tipo forma cabeças longas e verticais. Esta é a alface mais utilizada nas caesar salads.
Iceberg / Crisphead. O tipo mais popular nos EUA, é muito sensível ao calor e foi originalmente adaptado para o crescimento no norte dos EUA. Muito consumida, mas tem pouco sabor e conteúdo nutricional, sendo composto por mais água do que outros tipos de alface.

Tipos de Alface
Tipos de Alface

Butterhead. Também conhecido como boston ou bibb lettuce, e tradicional no Reino Unido como “round lettuce”, este tipo é uma alface de cabeça com um arranjo solto de folhas, conhecido por seu sabor doce e textura macia.
Summercrisp. Também chamado Batavian ou French Crisp, esta alface está no meio do caminho entre os tipos crispead e leaf. Essas alfaces tendem a ser maiores, resistentes a parafusos e com bom sabor.
Stem. Este tipo é cultivado pelo caule, em vez das folhas, e é usado na culinária asiática, principalmente chinesa, assim como em pratos cozidos e cremosos.
Oleaginosas. Este tipo é cultivado por suas sementes, que são prensadas para extrair um óleo usado principalmente para cozinhar. Tem poucas folhas, aparafusa rapidamente e produz sementes cerca de 50% maiores que outros tipos de alface.

Os tipos butterhead e crisphead às vezes são conhecidos como alface “repolho”, porque suas cabeças são mais curtas, mais planas e mais semelhantes a repolho do que alfaces romanescas.

A Cultura Brasileira

No Brasil, São Paulo e Minas são os maiores produtores, sendo as alfaces do tipo crespa, lisas, roxas, mini alfaces, americanas romanas e mimosas aos mais cultivadas. Você poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura do alface aqui no Brasil pesquisando aqui mesmo em nosso mundo ecologia. Temos diversos informativos sobre alface aqui, que certamente irá te deixar satisfeito. Temos, por exemplo, artigos aqui falando sobre  a origem do alface, sobre o ciclo vegetativo do alface, sobre o pendoamento da alface, assuntos sobre alface brunela, alface neiva, alface soraia, sobre as variedades de alface de inverno, alface crespa, alface repolhuda… enfim, acho que já falamos aqui tudo sobre a alface. Faça uma busca aqui mesmo em nosso website e verá tudo o que precisar saber a respeito!

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *