Home / Plantas / Como Plantar Heliconia Papagaio?

Como Plantar Heliconia Papagaio?

Cada vez mais a jardinagem vem se tornando um atrativo tanto para homens quanto mulheres. Para alguns é interessante colocar as mãos na obra e deixar o jardim bem bonito, outros isso serve como uma terapia, um momento de paz. De qualquer forma, é comprovado que plantas além de melhorar o ar do recinto, também trazem uma sensação de bem estar.

São as mais variadas espécies e tipos de plantas que você pode usufruir. Desde aquelas de maior porte, até as pequenininhas com flores bem coloridas. O que importa é ter tempo e dedicação para fazer com que as plantinhas fiquem no lugar que você queira e tenham os devidos cuidados para florescerem lindamente.

Uma das grandes conhecidas é a Helicônia e suas diversas variações. Talvez a helicônia mais conhecida não somente no Brasil, mas também no mundo seja a papagaio. Ela é típica de país tropical, ou seja, ideal para nosso país. Por isso, hoje iremos falar um pouco mais sobre ela e como plantar na sua casa.

A Helicônia Papagaio

Essa planta tem como sua origem a família das helicônia que vieram da América do Sul de forma geral e o Caribe. Se espalhou para alguns outros países, mas permanece predominantemente em seus países originais e que possuam um clima tropical. Apesar disso, podem se adaptar até no frio subtropical, como na América do Norte e algumas áreas da Ásia.

No caso da papagaio, ela é um arbusto de origem brasileira. Seu tamanho varia entre um metro e meio e dois metros, sendo bem grande para sua espécie. Isso a faz ideal para jardins com espaço maior, se não fica algo muito apertado. O melhor lugar então é em jardins externos de bom tamanho. Além disso, atraem muitos beija-flores, o que pode ser bom ou não para quem pretende ter no quintal.

Suas flores normalmente são o que mais chamam a atenção, podendo ser até comercializadas. Elas variam de cor, podendo ser amarela, rosa ou vermelha. O seu período de flor dura bastante, e logo após de uma flor ser retirada, outra já cresce rapidamente em seu lugar. Por isso que é uma das mais cultivadas para flor de corte.

Outra questão interessante é que a helicônia papagaio é uma planta perene. Mas o que é uma planta perene? É quando uma planta possui um ciclo de vida longo, e suas folhas nunca caem, não importa a estação ou o clima. No caso da papagaio, é uma herbácia perene. Isso mostra que elas não conseguem sobreviver no frio e que precisam sempre de água para evitar fecharem seus esporos ou fazer as folhas caírem.

Como Plantar Helicônia Papagaio?

Plantar e manter uma helicônia, não importa o tipo, não é uma tarefa muito difícil. Mas, como já falamos, elas tendem a crescer muito, então o ideal é que fiquem em espaços maiores. Buscar por um lugar de sombra também é necessário. Esse espaço deve ficar na sombra, mas que tenha bastante luminosidade. Ficar entre às 10 até 17 horas no sol é algo que essas plantas não suportam. Se for plantada em vaso, ele deve ser de boca bem larga, pois tendem a ser bem evasivas.

O clima afeta e muito as plantas de se desenvolverem, temperaturas abaixo de 15 graus já são prejudiciais para a planta e é preferível que fiquem o mais aquecidas possíveis. Mas o mais importante, como já imaginamos, é o solo. Para plantar uma helicônia papagaio, você deve ter um solo bastante fértil. Outra coisa importante, que pode precisar que você entenda um pouco mais sobre jardinagem, é que elas preferem normalmente solos mais ácidos.

Como Plantar Heliconia Papagaio
Como Plantar Heliconia Papagaio

Para plantar, você pode utilizar ou sementes ou por rizomas. No caso das sementes, a germinação pode começar a partir de 120 dias, mas pode durar mais de 3 anos. Para acelerar esse processo, você pode envolve-la em um plástico com vermiculita. Já os rizomas tendem a ser mais rápidos, por isso são o modo preferido de plantar. Podem ser plantadas sozinhas ou em conjunto, mas sempre com espaço suficiente para se desenvolverem.

Cuidados Após Plantar a Helicônia Papagaio

Depois de entender sobre a planta e planta-la onde você deseja (e que tenha as condições ideais para ela), é necessário tomar alguns cuidados diários para que ela viva por um bom tempo e fique ainda mais bonita. Uma delas, e talvez a mais simples, é a irrigação.

A irrigação para a helicônia de forma geral, deve ser sempre abundante. Ela não consegue aguentar um período longo de secas, então pelo menos 2 vezes na semana deve-se irrigar. Após a emissão de folhas, é ainda mais necessário que o solo permaneça úmido, então um período que precisa de bastante água.

Manter datas com essa plantinha é importante. Após dois anos de cultivo, deve-se dividir e e replantar as touceiras, tudo para evitar o adensamento delas. Outra data importante para marcar, é que a cada um ano os canteiros precisam ser cobertos com matéria orgânica nova comprada pronta ou feita por você mesmo. A adubação deve ocorrer todos os meses, sem pular e pelo menos nas datas iguais.

Não existe muitas doenças ou bichos que possam acarretar na morte de sua helicônia papagaio, mas pode ocorrer que nematóides tomem conta, pra isso é preciso o tratamento do solo antes mesmo do plantio. Então deu para entender que a helicônia além de ser bela, não é difícil de se plantar e manter no jardim, sendo um bom investimento para qualquer um que seja apaixonado por plantas e suas flores.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *