Home / Plantas / Cenoura é Fruta?

Cenoura é Fruta?

Para conseguir entender a resposta dessa pergunta, devemos primeiramente saber quais são as diferenças existentes entre verduras, legumes e frutas. Quando crianças, todos nos falavam que o tomate era uma fruta, mas nunca te explicaram o porquê. Se você está curioso em finalmente saber a resposta desse problemas que nos assola a tanto tempo, fique atento até o fim do artigo, pois todas as suas dúvidas serão respondidas.

 

 

Verduras e Legumes, Entenda a Diferença

De acordo com diversos especialistas, as verduras e os legumes, se diferenciam principalmente em sua parte botânica. As verduras, são principalmente a folhagem das plantas as quais ingerimos, como por exemplo o alface, a acelga, a rúcula e o espinafre. Mas também podem ser a parte das flores, como vemos no exemplo do brócolis e da couve-flor.

Já os legumes são as outras partes das plantas, como os frutos (Berinjela, abóbora, abobrinha, chuchu), os caules (palmito, aipo, e aspargo), as raízes (beterraba, rabanete, mandioca) e também os tubérculos (batata doce e batata inglesa).

Porém, segundo nutricionistas, a principal diferença entre eles, sem ser a parte botânica, são nos seus valores nutricionais, onde as verduras apresentam baixo valor calórico e uma taxa de carboidratos melhor ainda. Por esse motivo em todas as dietas, nutricionistas afirmas que podemos comer a vontade toda e qualquer verdura.

O que são Frutas?

Para entender o que são as frutas, devemos primeiro entender a diferença entre elas e os legumes, afinal, os dois são tipos de frutos. Essa diferença vai muito além da ordem o qual comemos, durante a refeição ou depois dela, aliás, a diferença pode até ser um pouco mais científica do que isso. Os frutos nascem através do ovário da planta com a única função de proteger sua semente, para perpetuar a espécie.

Olhando por esse lado, podemos pensar em alguns legumes com sementes e falar que todos são frutas. Alias, o pimentão tem diversas sementes dentro dele, por quê não pode ser considerado uma fruta? Essa dúvida com certeza está na sua cabeça neste exato momento, e ela já será respondida.

Os legumes, possuem um sabor salgado e vem de diversas partes das plantas, podendo ser também frutos, como é o caso do pimentão.

Já as frutas, são exclusivamente frutos ou pseudofrutos, caracterizadas pela grade quantidade de açúcares, um sabor mais doce, ou um sabor cítrico, como é o caso da laranja, do limão e de frutas cítricas como essas.

Pseudofrutos, o que são?

Como você já sabe, um fruto tem a única função de proteger a semente de sua planta, se originando sempre do ovário da mesma. Os pseudofrutos, por outro lado, são gerados pela flor, ou pelo tecido dessas plantas, e geralmente tem um aspecto suculento.

E mesmo os pseudofrutos possuem divisões entre si, podendo serem simples, compostos, ou múltiplos.

Entenda Como Funciona o Pseudofrutos Simples

Pseudofrutos simples: Os que se originam do receptáculo de uma flor e não de seu ovário, como por exemplo, a maçã, a pera  o marmelo.

Entenda Como Funciona o Pseudofrutos Compostos
Entenda Como Funciona o Pseudofrutos Compostos

Pseudofrutos compostos: São todos aqueles que são gerados por uma planta com múltiplos ovários, ou seja, são vários pseudofrutos todos juntos, como é o caso do morango e da framboesa.

Entenda Como Funciona o Pseudofrutos Múltiplos
Entenda Como Funciona o Pseudofrutos Múltiplos

Pseudofrutos múltiplos: Todos aqueles que são gerados pelo o ovário de várias plantas ao mesmo tempo, sendo assim, uma junção de milhares de frutos todos interligados, como podemos ver no abacaxi, no figo e na amora.

Uma curiosidade interessante sobre essa classe de frutos, é que existe uma fruta, muito comum no Brasil, que pode ser tanto um pseudofruto, quando um fruto em si. É o caso do caju. A parte suculenta, que comemos ou fazemos sucos, não é o fruto, e sim o pseudofruto. Já a parte a qual protege sua semente, perto do seu cabo, aquela sim é o fruto, pois ela quem é gerada do ovário da planta e protege sua semente.

Mas Afinal, Cenouras são Frutas?

Já que chegamos até aqui e descobrimos as diferenças entre frutas, legumes e verduras, podemos deduzir que a cenoura não é uma fruta e sim um legume. Afinal, ela não faz parte da folhagem de nenhuma planta e muito menos se originam do ovário das mesmas.

Cenouras não são Frutas!
Cenouras não são Frutas!

Também não servem para proteger as sementes e nem são junções de uma ou mais flores, características de alguns pseudofrutos. Motivos esses que nos levam a afirmar que a cenoura é uma outra parte de uma planta totalmente comestível. Se formos pegar em específico, as cenouras são raízes, pois nascem embaixo da terra, e os seus cabos, podem ser considerados como verduras.

As Raízes

As raízes, tem como principal função desempenhar o papel de sustento da planta e servir como o transporte de nutrientes, mas como é o caso da cenoura, existem algumas que são comestíveis. Elas são dividas entre diversas categorias, como as raízes de suporte, que possuem um tamanho elevado e uma resistência bem maior, as raízes tabulares que recebem esse nome por parecerem tábuas, as respiratórias, que são mais comuns em regiões úmidas para facilitar as trocas gasosas com o ambiente, mas já no caso das cenouras, podemos a classificar como raízes tuberosas, pois elas têm um formato de tubo e acumulam grande quantidades de nutriente dentro de si, podendo esses nutrientes serem vitamina A, sias minerais e um acúmulo de carboidratos.

As cenouras mesmo sendo raízes e não frutas, possuem um diverso valor nutricional dentro de si, podendo conter cálcio, sódio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C. Desempenhando uma função antioxidante no nosso corpo, além de ajudar na manutenção de sais minerais quando feita em suco e também ajudam na manutenção do colágeno e hidratação da nossa pele.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre frutas, verduras e vegetais? Deixe aqui nos comentários os fatos que mais te surpreenderam nesse artigo, afinal, quem poderia imaginar que existiam vários frutos que juntos formavam um só? Ou até mesmo suspeitar que a cenoura com toda a sua aparência de fruta, poderia ser na realidade uma raiz tuberosa?

 

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *