Home / Plantas / Árvore de Cravo e Canela Imagens e Características

Árvore de Cravo e Canela Imagens e Características

Cravo e canela são condimentos que temperam a imaginação brasileira. É tema usual em músicas de muitos artistas até como Milton Nascimento, Marcos Sabino, mais recentemente da cantora Anitta e provavelmente de muitos outros, se procurar. Quem não gosta de temperos assim, tão marcantes e de sabor sem igual?
O que mais se pode dizer da dupla inspiradora?

Syzygium Aromaticum Características

A árvore de cravo-da-índia é uma árvore perene que cresce entre 8 a 12 m de altura, com folhas grandes e flores carmesim agrupadas em grupos terminais. Os botões florais inicialmente têm uma tonalidade pálida, gradualmente tornam-se verdes, depois passam para um vermelho vivo quando estão prontos para a colheita.

Os cravos são colhidos com um centímetro e meio ou dois centímetros de comprimento e consistem em um cálice longo que termina em quatro sépalas espalhadas e quatro pétalas fechadas que formam uma pequena bola central. São os botões de flores aromáticas de uma árvore da família myrtaceae nativos das Ilhas Molucas na Indonésia, geralmente usados como tempero.

O eugenol é o que compõe de 72 a 90% do óleo essencial extraído do cravo e é o composto mais responsável pelo aroma de cravo. O eugenol é tóxico em quantidades relativamente pequenas. Por exemplo, uma dose de 5 a 10 ml foi relatada como sendo uma dose quase fatal para uma criança de dois anos de idade.

Outros importantes constituintes do óleo de cravo incluem beta-cariofileno, vanilina, ácido cratególico, taninos como bicornina, ácido galotânico, metil salicilato, flavonóides eugenina, kaempferol, ramnetina, eugenitin, tri terpenóides tal como ácido oleanólico, estigmasterol e campesterol e vários sesquiterpenos.

Algumas Utilidades do Cravo

Os cravos são usados na culinária dos países asiáticos, africanos e do Oriente Próximo e Médio, dando sabor a carnes, curry e marinadas, assim como frutas como maçãs, peras ou ruibarbo.

Os cravos podem ser usados para dar qualidades aromáticas e de sabor a bebidas quentes, muitas vezes combinadas com outros ingredientes, como limão e açúcar. Eles também são um elemento comum em misturas de especiarias.

Na culinária mexicana, os cravos são mais conhecidos como clavos de olor, e muitas vezes acompanham o cominho e a canela. Eles também são usados na culinária peruana, em uma grande variedade de pratos como carapulcra e arroz con leche.

Um componente principal do gosto do cravo é dado pelo eugenol químico, e a quantidade do tempero requerido é tipicamente pequena. Combina bem com canela, pimenta da Jamaica, baunilha, vinho tinto e manjericão, assim como cebola, casca de cítricos, anis ou pimenta.

Fora da culinária, o cravo é usado também como repelente de formiga, como componente de perfumes, como componente de cigarros, na medicina tradicional ocidental como fitoterapia, aromaterapia e medicina dentária, bem como nas tradicionais medicinas indiana e chinesa.

Casca de Cinnamomum

A canela é uma árvore perene caracterizada por folhas ovais, casca grossa e frutos silvestres. Ao colher a especiaria, a casca e as folhas são as partes principais da planta utilizada. A canela é com o desenvolvimento da árvore por pelo menos dois anos para só então decepar ou cortar o caule ao nível do solo.

No ano seguinte, cerca de uma dúzia de novos brotos se formam a partir das raízes, substituindo aqueles que foram cortados. Apenas algumas espécies de cinnamomum são cultivadas comercialmente para esse fim.

Canela é o nome de várias espécies de árvores e os produtos comerciais de especiarias que algumas delas produzem. Todas são membros do gênero cinnamomum na família lauraceae.

Cinnamomum verum às vezes é considerada a “canela verdadeira”, mas a maior parte da canela no comércio internacional é derivada de espécies relacionadas, também conhecidas.

A canela é uma das especiarias mais antigas. Ele supostamente já era usado na China e na Índia como tal antes de 2000 AC. Os egípcios usavam para embalsamamento, como especiaria e como fumigante. Também foi grandemente utilizada no Império Romano, primeiro como remédio, afrodisíaco e incenso, mais tarde como especiaria.

Retirando a Canela da Árvore

Após o corte do caule, as hastes devem ser processadas imediatamente após a colheita, enquanto a casca interna ainda está molhada. As hastes de corte são processadas raspando a casca exterior, depois batendo o ramo uniformemente com um martelo para soltar a casca interna, que é então arrancada em rolos longos.

Apenas 0,5 mm da casca interna é usada; a parte externa, amadeirada, é descartada, deixando tiras de canela com um metro de comprimento que se enrolam em rolos na secagem. A casca passa por um processo de secagem completo de quatro a seis horas, desde que esteja em um ambiente bem ventilado e relativamente quente.

Uma vez seca, a casca é cortada em comprimentos de 5 a 10 cm para venda. Um ambiente de secagem menos que ideal estimula a proliferação de pragas na casca, que pode então requerer tratamento por fumigação. A casca fumigada não é considerada como tendo a mesma qualidade premium que a casca não tratada.

Algumas Utilidades da Canela

Casca de canela é usada como tempero. É comumente utilizado na culinária como condimento e item aromatizante. É usado na confecção de chocolate, principalmente no México. A canela é usada constantemente em deliciosas receitas de frango e cordeiro.

Nos Estados Unidos, canela e açúcar são freqüentemente usados ??para dar sabor a cereais, pratos à base de pão, como torradas e frutas, especialmente maçãs; uma mistura de canela e açúcar é vendida separadamente para tais fins.

Também é usado na cozinha turca para pratos doces e salgados. Canela também pode ser usada em conserva e bebidas de Natal como gemada. O pó de canela tem sido um tempero importante para melhorar o sabor da culinária persa, usado em uma variedade de sopas grossas, bebidas e doces.

Existe uma certa ressalva em relação ao cravo em função do componente cumarina, que é considerado prejudicial em doses elevadas dependendo do tipo de produção da canela. A cumarina pode causar dores de cabeça em overdose e em pessoas sensíveis.

A sobredosagem significativa pode causar danos ao fígado, inflamação do fígado e possivelmente até câncer, como observado em estudos em animais com ratos . Sua transferibilidade para os seres humanos, no entanto, é incerta. Estudos humanos comparáveis ​​não foram realizados.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *