Home / Natureza / Vulcão Tungurahua Última Erupção

Vulcão Tungurahua Última Erupção

O vulcão Tungurahua está localizado no Equador, mais especificamente no centro andino do país, em uma província que recebe o mesmo nome da estrutura rochosa. É conhecido por ser um dos vulcões mais ativos não só da América do Sul, mas também do mundo todo.

O mesmo é muito famoso pelas suas erupções que são do tipo explosivas e de característica muito agressiva, tendo a sua atividade considerada como de moderada a alta. Isto se dá ao fato de que é possível verificar a ocorrência de fluxos piroclásticos e porções de cinzas com uma certa frequência, além disto também é possível observar a periódica liberação de gases de dentro do mesmo.

Além do fato de ocorrer todos esses eventos que foram citados acima, os habitantes que viviam ao redor do vulcão relatavam que toda vez que algo do tipo ocorria, era possível perceber a ocorrência de alguns tremores próximos a região. Por este motivo e pela enorme chance de este vulcão entrar em erupção, foi providenciada a retirada de todas as famílias que viviam aos arredores como uma medida de segurança, evitando assim acidentes de maiores proporções.

Embora o vulcão Tungurahua esteja tão próximo de nós, muitas pessoas sequer sabem sobre a sua existência ou ao menos não se lembram que um dia já ouviram falar sobre ele. Mas se por um acaso você já tenha ouvido falar sobre ele, o que você sabe sobre o vulcão Tungurahua e a sua última erupção?

Saiba Mais Sobre O Vulcão Tungurahua e a Sua Última Erupção

O vulcão Tungurahua teve a sua última erupção registrada em março do ano de 2016. Neste evento pode ser registrada a formação de uma espécie de coluna de gases que vinham a tona na superfície acompanhada de cinzas.

Ao todos foram registradas cerca de 29 explosões em um período de apenas 24 horas, com direito a saída de pedras com um tamanho razoável através das crateras, que com as explosões se chocavam com certa agressividade na superfície.

O vulcão Tungurahua e a sua última erupção foram responsáveis por provocar altos ruídos e até mesmo alguns tremores de terra registrados a medida que havia uma nova explosão.

Características Do Vulcão Tungurahua

Este vulcão possui cerca de aproximadamente 5.000 metros de altitude e as suas torres possuem mais de 3 quilômetros sobre a sua base. Surgiu há muito tempo atrás, cerca de 100 mil anos pra ser mais exato. Possui uma forma irregular, sendo que um de seus lados é mais ingrime do que o outro.

Na extensão do vulcão Tungurahua é possível observar a presença de 3  estruturas que podem ser denominadas como edifícios vulcânicos, que nada mais é do que a formação de uma espécie de montanha por onde irá sair o conjunto de matéria que é produzido dentro do vulcão, sendo popularmente conhecida como magma ou lava.

Alguns desses edifícios vulcânicos e até mesmo as crateras, sendo que a mais famosa é chamada de Cimeira, surgiram justamente das explosões que foram sendo ocasionadas ao longo de todo este tempo.

Como Se Encontra a Atividade Vulcânica Do Vulcão Tungurahua Nos Dias De Hoje

Pelo fato de o vulcão Tungurahua ter tido a sua última erupção há apenas cerca de dois anos atrás, e este já ter construído a sua fama de ser um vulcão cuja atividade é considerada como de moderada a alta, vários olhares atentos estão voltados para esta estrutura a fim de identificar qualquer possível sinal de uma nova erupção, por menor que estes sinais venham a ser.

Embora os eventos de explosão também causem certa preocupação, pelo fato de que vez ou outra algumas atividades maiores são registradas, o que mais tem instigado e causado preocupações maiores nos pesquisadores é justamente a questão dos tremores de terra que são registrados todas as vezes que alguma explosão ocorre, seja ela de pequena ou grande intensidade.

Estes abalos sísmicos tem como características ter uma duração relativamente longa e que costumam ocorrer com a frequência de aproximadamente 70 a 100 vezes por dia. Na maioria das vezes esses abalos, embora possam ser sentidos não costumam tomar grandes proporções, porém existem registros de alguns abalos que chegaram a atingir uma magnitude de 3.0, o que pode ser considerada como sendo uma magnitude relativamente alta.

Registros Das Últimas Erupções Do Vulcão Tungurahua

Ao longo do tempo, algumas erupções do vulcão Tungurahua foram ocorrendo, algumas com menores e outras com maiores proporções. No ano de 1995, foi registrada uma erupção que fez com que a população que habitava os seus arredores precisasse ser levada para locais mais afastados e vista de preservar a segurança e a vida destas pessoas.

Já em 2006 o vulcão Tungurahua voltou a entrar em erupção, sendo registrada com uma de suas maiores atividades desde então. Tal evento foi responsável por causar a morte de pelo menos 6 pessoas e ferimentos em outras 13. Além disto, a erupção tomou proporções assustadoras, fazendo com que a grande maioria dos locais e vegetações situadas próximas a ele fossem totalmente queimadas e destruídas.

Vulcão Tungurahua 1995
Vulcão Tungurahua 1995

Cerca de 2 anos depois em 2008, o vulcão Tungurahua entrou em erupção novamente, causando preocupação nas pessoas que ali habitavam. Tal fato voltou a se repetir ao longo dos anos, em 2010. 2012, 2013, 2015 e também em 2016 que foi a sua última erupção, como já foi dito anteriormente neste artigo.

Algumas outras erupções já foram registradas há muito tempo atrás entre os anos de 1916 a 1925, porém ao que se sabe as proporções que estas erupções atingiram foram bem menores se comparadas aos fatos acontecidos mais recentemente.

Quais São Os 5 Vulcões Em Maior Atividade No Mundo

Além do Vulcão Tungurahua, existem outros espalhados pelo mundo que também se encontram com um nível de atividade que pode ser considerada como sendo de moderada a alta. Entre estes, os 5 vulcões em maior atividade no mundo são:

  • Vulcão Villarica – Localizado no Chile. Sua última erupção ocorreu em 2015.
    Vulcão Villarica
    Vulcão Villarica
  • Vulcão Tungurahua – O vulcão deste artigo está situado no Equador e a sua última erupção ocorreu em 2016, como foi dito anteriormente.
    Vulcão Tungurahua
    Vulcão Tungurahua
  • Vulcão Monte Rainier – Localizado nos Estados Unidos.
    Vulcão Monte Rainier
    Vulcão Monte Rainier
  • Vulcão Colima – Localizado no México. Última erupção se deu em 2017.
    Vulcão Colima
    Vulcão Colima
  • Nyiragongo – Localizado no Congo. A sua última erupção se deu no ano de 2016.
    Nyiragongo
    Nyiragongo

E ai, gostou de saber mais sobre o vulcão Tungurahua? Caso tenha se interessado pelo assunto, vale a pena dar uma conferida no artigo “ Vulcão Tulgurahua Curiosidades” e continue acompanhando os artigos do Blog Mundo Ecologia.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *