Home / Natureza / Vulcão Sakurajima Japão

Vulcão Sakurajima Japão

Sakurajima é um bom lugar para passar algumas horas se você está planejando uma viagem para Kagoshima. Além de um vulcão ativo com uma grande história, há alguns outros lugares interessantes para explorar.

Cartão Postal Principal

A primeira erupção registrada de Sakurajima foi em 708 e o vulcão Sakurajima tem estado em atividade quase constante desde então. Um dos fatos mais interessantes sobre Sakurajima é que ela própria era uma ilha até 1914, quando a lava do vulcão fluiu de uma grande erupção neste ano que se espalhou e endureceu, ligando a ilha à Península Osumi.

Desde 1955, o vulcão entrou em erupção quase que 200 vezes por ano. Em 1994, houve 126 erupções e, em 23 de maio de 1995, uma erupção explosiva enviou cinzas a 8.200 pés acima da cratera. Em 2013, outra grande erupção ocorreu, enviando cinzas para até 5.000 metros e revestindo as proximidades de Kagoshima.

Cinzas vulcânicas caem mais de 140 vezes por ano, depositando uma média de 100 mm de pó por ano. As pessoas podem ser vistas andando pela cidade, ou às vezes até na cidade de Kagoshima, com guarda-chuvas para proteger as roupas e a pele das cinzas.

A população de Sakurajima está envelhecendo e diminuindo, com a maioria dos adultos envolvidos na agricultura ou na pesca. Não há escola secundária na ilha e os estudantes devem fazer o curto trajeto de balsa até Kagoshima. Vários abrigos de concreto pontilham a ilha em caso de necessidade de evacuar a ilha a curto prazo.

Se desejar maiores informações sobre o vulcão, pode ler nossos artigos ‘Tudo Sobre o Vulcão Sakurajima‘, ‘Vulcão Sakurajima Curiosidades‘ e ‘História do Vulcão Sakurajima‘.

O Que Ver em Sakurajima

O Centro de Visitantes Sakurajima está aberto das 9h às 17h diariamente, exceto às segundas-feiras. Oferece exposições simples que fornecem informações sobre a história das erupções vulcânicas, a evolução de sua vida vegetal, informações turísticas e prevenção de desastres. Ele também tem um teatro de alta visão, georama e computadores nos quais você pode descobrir interativamente informações sobre a ilha.

Você pode ter uma boa noção da história e da sensação da ilha com um passeio pelos caminhos que serpenteiam através das desoladas planícies de lava de Sakurajima. Existem pequenos santuários e várias formações de lava para explorar.

A erupção de 1914 enterrou o portão do santuário xintoísta de Kurokami em cinzas vulcânicas. Você pode explorar os restos do santuário e observar alguns dos danos que foram causados ​​por erupções vulcânicas em Sakurajima.

O Campo de Lava de Taisho tem uma esplanada que se estende a 3 km a oeste do terminal de balsas, da costa até o Observatório de Torishima. Tem bons pontos de pesca, onde você pode pescar girella e escorpião, e é um ótimo lugar para um passeio e coleta de conchas. Também há monumentos de poetas de haiku famosos desenhados por toda parte.

Torishima estava localizada a 500 metros da costa, e quando a erupção ocorreu em 1914, conectando Sakurajima à península de Osumi, o santuário foi enterrado. O observatório e a pedra memorial foram erigidos a 2 km da balsa em Taisho Lava Field.

O Observatório Yunohira está quase na metade do caminho Sakurajima e a pouco mais de 350 metros acima do nível do mar. Você pode ter a visão dramática de Minamidake. Abaixo você pode ver a Baía de Kinko e as movimentadas ruas de Kagoshima.

É sem dúvida o melhor ponto panorâmico da ilha. O Observatório Arimura Lava também oferece belas vistas da ilha, embora não tão dramáticas.

O Santuário Tsukiyomi é o principal santuário de Sakurajima e está localizado a 2 minutos a pé do porto da balsa. O Santuário de Tsukiyomi foi fundado no século VIII, e a principal divindade consagrada aqui é Tsukiyomi, o deus da lua e do mar. Também consagrado aqui está Konohanasakuya, uma princesa dos antigos mitos que se casara com Ninigi, o neto e emissário de Amaterasu que desceu do céu para fundar a linha Yamato. Ela é a divindade do Monte Fuji e outros vulcões e acredita-se que Sakurajima é nomeado por ela. Do santuário há belas vistas da baía de Kagoshima.

Pessoas de todo o Japão viajam para participar da meia maratona de Sakurajima. Há corridas de 5km, 10km e meia-maratona. O evento geralmente acontece na primeira quinzena de março. Venha também assistir a performances de tambor taiko, artes locais e canto, e uma enorme queima de fogos em um palco especial no Lava Ground em julho.

Como se Locomover Sakurajima

Island View Bus
Island View Bus

Se você não tiver um carro, então se locomover pela Sakurajima pode ser difícil, mas felizmente o Island View Bus oferece uma opção viável. A partir do terminal de balsas, o ônibus faz um loop ao redor da área mais próxima do porto da balsa, parando em muitos locais de interesse. Após o terminal de balsas, fará paradas em Hinoshima Megumi kan, Rainbow Sakurajima, Centro de Visitantes, Mirante de Torishima, Mirante de Akamizu, Yunohirakuchi, Mirante Yunohira, Escola Oshu Elementray, depois de volta ao porto. O ônibus permanecerá por 5 minutos nos mirantes Toshima e Akamizu e por 15 minutos no mirante Yunohira.

O ônibus Island View opera 8 vezes por dia, com o primeiro às 9h e o último às 16h35. Uma única viagem custa entre 110 e 420 ienes para adultos ou há um bilhete para todo o dia por 500 ienes (250 ienes para crianças).

Como Chegar em Sakurajima

A partir do terminal de balsa de Kagoshima, na cidade de Kagoshima, Sakurajima fica a 15 minutos de balsa pela Baía de Kagoshima. O porto da balsa fica a 10 minutos a pé da Estação JR Kagoshima. Há trens-bala Shinkansen para a estação Kagoshima Chuo de Fukuoka. As balsas para Sakurajima saem do terminal de balsas ao lado do Aquário da Cidade de Kagoshima.

Os serviços regulares de balsa começaram em 1934, em resposta a pedidos de residentes de Sakurajima após a erupção de 1914. A balsa Sakurajima funciona agora 24 horas por dia. No meio da noite, o serviço é apenas uma vez por hora, mas durante os períodos diurnos de pico eles são executados a cada 10 minutos. A jornada de 3,5 quilômetros leva um pouco menos de 15 minutos. A rota é muito percorrida, pois reduz o tempo de viagem entre as duas penínsulas do sul de Kyushu, de cada lado da baía de Kinko.

Tarifas
Passageiros 150 ienes. Crianças 80 ienes.
Bicicletas 100 iene
Motos / scooters 200 iene
Carros 820 iene (com motorista)

A 11.05 da manhã pode optar também pelo Cruzeiro de Yorimichi que cruza ao redor do sul de Sakurajima antes de pousar e assim oferece algumas visões diferentes de Sakurajima como também da cidade de Kagoshima.
Tarifas
500 iene para adultos
250 iene para crianças
1,420 iene para carros

(OBS: Os valores mencionados no artigo são valores aplicados até 09/2018. Estão sujeitos as alterações tarifárias locais. Consulte seu agente de viagens para informações atualizadas)

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *