Home / Natureza / Vulcão Osorno Última Erupção

Vulcão Osorno Última Erupção

O vulcão Osorno é um vulcão localizado na Cordilheira dos Andes , à beira do Lago Llanquihue , no Chile. É referência mundial pelas paisagens que oferece como a porta de entrada para a Patagônia Chilena, bem como pelo fato de incrível semelhança com o japonês monte Fuji.

Descrevendo o vulcão Osorno

É provável que tenha sido os fundadores espanhóis de uma cidade próxima, a qual chamaram de Osorno e também por isso, em função da proximidade, deram o mesmo nome ao vulcão. Nos tempos coloniais, a população nativa deu nomes diferentes, tais como Purailla, Purarhue, Prarauque, Peripillan, Choshueco, Hueñauca e Guanauca, os dois últimos sendo os nomes mais comuns em meados do século 18.

O vulcão Osorno, com sua imponente característica cônica em mais de 2600 metros de altitude, ergue-se majestosamente em frente as cidades de Llanelli e Frutillar, separado desta última pelo lago Llanquihue com suas águas cristalinas. Este vulcão jás inativo por mais de um século e seu ambiente atual é muito propício a prática de esportes de inverno, tendo inclusive abrigos voltados para essas práticas em suas encostas.

No verão, porém, reaparecem rachaduras vulcânicas com o derretimento da neve e a prática de esportes deixa de ser recomendável, já que os regulamentos e requisitos necessários em qualquer um desses esportes deixam totalmente de ser adequados.

Localização Geográfica

O vulcão Osorno é muito interessante para caminhadas. O primeiro a registrar essa caminhada rumo ao vulcão foi um francês em 1848. É um local único no Chile, que oferece vistas estupendas dos Andes chilenos, um paraíso que pode ser despertado e sacudido novamente.

O vulcão está localizado a cerca de 60 quilômetros a nordeste de Puerto Varas. Sua altura e imponência pode ser vista de toda a província de Osorno , mesmo em alguns lugares da Grande Ilha de Chiloé , e certamente constitui um cartão postal maravilhoso com a típica paisagem da região. Com o seu clássico preto esverdeado escuro e adornado com braços de eterna neve, a sua presença atrai os milhares de turistas e promove diferentes excursões que a visitam todos os anos . Olhar para o cume é, sem dúvida, algo que hipnotiza multidões.

Pode ser acessado a partir de Puerto Klocker, Ensenada e Petrohué. As excursões ao vulcão duram em média 6 horas e, na maioria dos casos, os grupos são acompanhados por um guia local para orientações. Sempre use roupas térmicas, óculos de sol, cremes protetores, água e, é claro, sapatos confortáveis ​​para escalar, além de repelente para as mutucas.

Quanto à fauna, o pudu, o chingue (gambá patagônico), o culpeo (raposa patagônica), o quique (uma espécie de furão) e o puma podem ser encontrados aqui, bem como a doninha de focinho longo, o huet- huet, o beija-flor, o francelho, o tit-tirano e pica-paus.

Vulcão Osorno Erupção

As erupções históricas originaram-se tanto da cúpula quanto das aberturas de flanco, no entanto, há uma floresta que protege as encostas e por enquanto é muito exuberante devido às abundantes chuvas que são registradas durante todo o ano. Há uma flora bastante notável que consiste principalmente de coihues e lengas (árvores chilena nativas) na parte inferior de Osorno, onde a bétula andina pode ser encontrada na parte superior.

Houve 11 erupções registradas entre 1575 e 1869, onde até mesmo o grande naturalista inglês, geólogo e biólogo Charles Darwin, vislumbrou à distância a erupção do vulcão em janeiro de 1835, no decorrer da segunda viagem do Beagle, uma forte erupção estromboliana do flanco.

Na época Charles testemunho tudo a partir de Ancud, gravou e fez suspeitar que a existência de uma relação entre a atividade simultânea de vulcões geograficamente distantes. Ele relatou uma erupção no Aconcágua, o que seria quase impossível, uma vez que o Aconcágua já não era mais um vulcão ativo nesse ano, mas um paleo vulcão ou vulcão extinto.

A erupção mais recente foi em 1869. O sismógrafo foi inventado em 1855. Um sismógrafo detecta a quantidade de movimento do solo. Esta erupção do vulcão em 1869, portanto, foi prevista. Ainda assim, causou muitos danos. Fluxos de lava de Osorno entraram em lagos e, na erupção, mais de 660 pessoas morreram e 717 desapareceram. Quase 60.000 casas foram destruídas.

Esquiar em Osorno

De acordo com a lenda local, a atividade vulcânica furiosa cessou após o sacrifício de Licarayen, uma princesa Mapuche virgem: um grande pássaro voou, arrebatou seu coração e jogou-o na cratera de Osorno. Hoje, o chamado apaziguamento e tranquilidade persiste, permitindo que os esquiadores aproveitem as encostas do flanco sudoeste do vulcão.

Centros de esqui estão sempre ocupados em todo o entorno durnte o inverno, limpando encostas e elevadores de esqui de sintonia fina para uma nova temporada de esqui começando no Chile. Se você está planejando uma viagem de esqui, considere o vulcão Osorno na região de Los Lagos, no sul do Chile. As vistas valem a pena por conta própria. Em um dia claro do cume deste vulcão você pode olhar para todo o Lago Llanquihue e suas cidades vizinhas, para o vulcão Calbuco, montanhas andinas e até mesmo o Oceano Pacífico. Em um dia nublado, a vista não é menos impressionante.

E claro, visitar Osorno para esquiar também é uma fantástica opção. O locais para esquiar em Osorno tem se tornado cada vez mais um destino de escolha para entusiastas de esqui locais e internacionais nas últimas décadas. Tais centros de esqui no vulcão Osorno não só oferece um terreno especial para esquiar, mas também uma variedade de outras atividades como trekking e snowboard. E isso é somente na temporada de inverno.

O vulcão Osorno está aberto a visitação por todo o ano, e fora dos serviços da temporada de inverno, há outras atividades que incluem o teleférico, uma tirolesa com uma descida de quase 1.500 metros, uma torre de escalada de sete metros de altura com três rotas diferentes e um trekking guiado em torno da geleira e cratera. Nesses pontos turísticos também terão restaurantes aconchegantes, lojas de roupas, caso você esqueça equipamentos como luvas, óculos ou capacete. Acima de tudo, uma atmosfera amigável permeia o centro de esqui em que colegas de trabalho e clientes compartilham o prazer do vulcão.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *