Home / Natureza / Tudo Sobre Ecologia

Tudo Sobre Ecologia

A ecologia consiste no ramo da biologia que estuda sobre o meio ambiente e os seres vivos que neles habitam. Este é um campo demasiadamente extenso e complexo, para resumir a ecologia são necessárias muitas linhas!

Quando escutamos a palavra “ecologia”, é normal que venham muitas ideias sobre o assunto em nossa mente. Entretanto, será que saberíamos explicar o que é ecologia para alguém que nos pergunta? A seguir serão apresentadas muitas informações para que você não tenha esse problema, e entenda a importância de um campo de estudo tão relevante.

O Que é Ecologia?

Ecologia consiste na especialidade da biologia que estuda as relações estabelecidas entre os seres vivos e o meio ambiente. A palavra “ecologia” vem do grego, deriva da palavra “Ökologie”, composta por “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa “estudo”). Sendo assim, a ecologia é o campo que estuda a casa de um ser vivo.

Alguns campos que englobam a ecologia são a biodiversidade, o nicho ecológico, as teias alimentares, biomas e biosfera, e até mesmo evolução! A seguir contaremos um pouco sobre a história da ecologia e, logo após, exploraremos sua organização, alguns de seus estudos e a sua importância.

A História da Ecologia

O termo “ecologia” passou a ser usado em 1866 por um zoólogo alemão chamado Ernst Haeckel. Em sua obra denominada “Generelle Morphologie der Organismen” (Morfologia Geral dos Organismos) Ernst define a ecologia como “o estudo científico das interações entre os organismos e seu ambiente”.

No entanto, o termo “ecologia” foi utilizado também por Carl Linnaeus e Eugenius Warming. Há inclusive controvérsias sobre quem teria o inventado. Por isso, o termo acabou sendo creditado aos três estudiosos. Estes cientistas fizeram os primeiros estudos, de fato, testáveis a partir do método científico sobre ecologia; e nesse caso, Linneaus foi o primeiro.

Entretanto, os estudos de ecologia em si e a sua valorização surgiram muito antes do método científico ser aplicado a ela. Desde a época antiga os estudos deste campo já eram vistos como de suma importância. Há muitos registros antigos que mostram como o ser humano já fazia observações de cunho ecológico tentando compreender a natureza que o cercava.

Atualmente, e ao longo deste último século, a principal preocupação da ecologia moderna são os danos causados ao longo do tempo no meio ambiente; principalmente a tentativa de reversão desses danos para a preservação dos seres que habitam a natureza. Pois, hoje em dia, o meio ambiente não consegue se adaptar ao avanço socioeconômico de maneira que não prejudique quem habita o planeta Terra. A ecologia que se ocupa desses estudos ficou conhecida como ecologia moderna.

A Organização da Ecologia

De forma geral, a ecologia pode ser subdividida em autoecologia e sinecologia. A autoecologia diz respeito ao estudo voltado para um organismo ou uma espécie, analisando suas características biológicas e seu comportamento. Já a sinecologia, diz respeito ao estudo de grandes grupos de organismos e as associações que estes fazem com outros. Sendo assim, estudar uma espécie em determinada região consiste em um estudo de autoecologia, e o estudo de todas as espécies desta região e como eles se relacionam consiste em um estudo de sinecologia.

Os estudos em ecologia dividem conceitualmente o mundo biológico de maneira biológica, variando de uma escala de genes, para células, tecidos, órgãos, organismos, espécies, até o nível de biosfera. Já os ecossistemas são explorados em seus níveis de organização mais relevantes, são eles: organismos, populações e comunidades. Sendo a população o conjunto de organismos de uma mesma espécie, e as comunidades os conjuntos dessas populações.

Há na ecologia diversos campos, tais como a ecologia comunitária, a ecologia da população, a ecologia comportamental, a ecologia fisiológica, a ecologia do ecossistema, a ecologia da paisagem, e etc. Além disso, todas as áreas citadas coexistem junto de outras áreas do conhecimento, tais como a química, a geografia, a física, entre muitas outras. A variedade de assuntos que podem ser abordados na ecologia é muito ampla.

O Que Abrange a Ecologia?

Mas, afinal, o que estuda a ecologia? Quais são as suas pesquisas? Um bom exemplo concreto de estudos em ecologia são aqueles que buscam compreender as respostas dos animais à temperatura ambiental. Além disso, há também os estudos para a compreensão das migrações realizadas por espécies migratórias, geralmente em busca de melhores condições de vida. Também são um bom exemplo de estudos em ecologia aqueles sobre evolução, que buscam compreender a seleção natural, as adaptações, as populações e as heranças. Inclusive, a ecologia e a evolução são consideradas áreas irmãs que surgiram a partir da mesma ciência: a biologia.

A Importância de Estudar a Ecologia

Desenvolver estudos sobre a ecologia é extremamente importante! Tanto para nós, homo sapiens, quanto para os outros animais e o planeta Terra. Esta ciência nos permite compreender as espécies que habitam nosso planeta e, consequentemente, nos ajuda a compreender o planeta Terra. Ao ter noção sobre o funcionamento dos seres vivos em relação ao meio ambiente, podemos prever os impactos negativos causados à natureza e, assim, tomar medidas de preservação para que eles sejam revertidos com sucesso. Por exemplo: ao percebermos que um determinado animal está correndo uma ameaça de extinção devido à degradação de seu habitat natural, medidas de preservação da espécie podem ser tomadas antes que seu caso se torne ainda mais crítico. Podem ser feitos projetos de preservação da espécie para promover a reprodução em cativeiro e, após, a reintrodução da espécie na natureza, por exemplo.

Além disso, é importante ressaltar que a ecologia não anda sozinha; ela sempre necessita de outras áreas. Esta ciência está completamente relacionada com a biologia, mas também com a geografia, a química, a física e até mesmo a matemática. Seus estudos são interdisciplinares e perpetuam também o desenvolvimento de outros campos de estudo.

Caso você tenha se interessado pelo assunto, pesquise mais! Mostrar tudo sobre ecologia em apenas um artigo é impossível, mas você pode buscar vídeos de divulgação científica, matérias em revistas, artigos científicos e muito mais sobre este assunto demasiadamente interessante e importante. Estudar ecologia nada mais é do que se posicionar a favor do meio-ambiente.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *