Home / Natureza / Parque Nacional de Yellowstone: Fotos e as Primeiras Habitações Humanas

Parque Nacional de Yellowstone: Fotos e as Primeiras Habitações Humanas

O Parque Nacional Mais Antigo do Mundo

Muitas pessoas já ouviram falar do Parque Nacional de Yellowstone, seja por artigos científicos, revistas, fotos, ou até mesmo pelo desenho do Zé Colmeia, que habita o próprio parque. Ele localiza-se em 3 Estados dos Estados Unidos, Montana, Idaho e Wyoming. Abrange uma área de quase 9000 km², com estimados 8.800 km². A maior parte do parque fica localizada no Estado de Wyoming, porém, a cidade mais próxima pertence ao Estado de Montana, e é Billings.

O Parque Nacional de Yellowstone é o Parque Nacional mais antigo do mundo; sua área foi a primeira a ser demarcada como um Parque, em 1872. Tendo a preservação da paisagem natural, da beleza natural do local como principais motivações, sendo o primeiro a receber incentivos federais e depois influenciou diversos outros países que fizeram o mesmo com suas belezas naturais. Proteções das espécies de árvores e de animais nativos também estão entre as principais causas da demarcação. Além disso, podemos destacar a demarcação como uma propriedade do Estado, não podendo vender terrenos do parque, não podendo fazer loteamentos e muito menos realizar qualquer construção.

É um lugar único, de rara beleza, e foi demarcado para que ações humanas não modifiquem a paisagem. Somente dentro do Parque de Yellowstone estão presentes muitos gêiseres, que são nascentes que explodem águas termais e devem ser preservados, além de seus Canyons, vales, lagos, flora e fauna; está que é muito rica e diversificada, contém ursos, lobos, bisões, alces, etc.

A manutenção e a segurança do Parque ficam por conta de equipes responsáveis. Terceirizadas ou não, elas representam o Estado e trabalham duro para que a biodiversidade seja preservada.

História do Parque Nacional de Yellowstone

Estas lindas paisagens, paredões rochosos, lagos e as diferentes formações geológicas estão presentes na superfície terrestre muito antes do que qualquer ser humano. É fruto de uma erupção vulcânica ocorrida entre 600.000 e 2 milhões de anos atrás, que atingiu toda a costa Oeste e Centro-Oeste dos Estados Unidos, além de parte do México com grande quantidade de cinzas e fumaça.

Foi uma das maiores erupções vulcânicas já registradas na em toda a história Terra. Resultou em caldeiras com mais de 70 km de extensão e provocou mudanças climáticas ao longo de anos. Desde este período as formações rochosas do Parque Yellowstone estão presentes na superfície terrestre.

Com o passar dos anos, a erupção vulcânica foi ficando menos intensa; até que parou de ocorrer e a vegetação foi tomando conta do local. Diversas espécies de plantas, de árvores foram aparecendo e hoje conta com mais de 3000 espécies de plantas. Após a vegetação foram aparecendo os primeiros habitantes, os animais. Ursos-pardos, Ursos Negros, Veados, Alces, Suçuaranas, entres outros apareceram no local.

Primeiras Habitações Humanas

Os humanos surgem apenas há 11.000 anos nas terras de Yellowstone. É uma ocupação recente se formos comparar com a idade das formações rochosas. Os índios americanos foram os primeiros a chegar ao local; eles caçavam, pescavam, comiam, faziam seus rituais, ou seja, habitavam ali. Eles utilizam frequentemente para confecção de lanças, flechas, setas e armas, uma rocha denominada Obsidiana, que é uma rocha ígnea, formada a partir de erupção vulcânica; ela é conhecida como vidro vulcânico, devido a sua composição. Os índios norte-americanos de Yellowstone ali viveriam longos anos de suas vidas, preservando a fauna e a flora.

Até que expedições começaram a ser feitas, desbravando as terras a Oeste do país e logo encontraram as diferentes tribos indígenas que viviam por aquelas regiões. E o que aconteceu foi que os homens do Leste pegaram as terras dos Indígenas para eles, se apropriaram; e, consequentemente diversas tribos indígenas foram dizimadas e perderem suas terras.

E após diversas expedições fracassadas; pesquisadores, a partir de subsídios do governo passaram a explorar a área e chegaram à conclusão que realmente aquele lugar deveria ser preservado. Apesar do parque já ser preservado pela população indígena que vivia ali e foi dizimada, uma serie de consequências vem junto com a chegada do homem branco, tais como: a urbanização, a civilização, poluição, etc. E para que o local nunca perdesse sua beleza natural, sua fauna e flora, foi tombado como Parque Nacional de Yellowstone em 1872.

Parque Nacional de Yellowstone: Fotos

Vamos conhecer agora as maravilhas de Yellowstone, as principais atrações, os monumentos da natureza; antes, uma pequena curiosidade:

O Parque Nacional de Yellowstone localiza-se sobre um enorme planalto de 2.500 metros de altura e é cercado por montanhas de 3.000 a 4.000 metros. É um lugar alto, e em meio às montanhas, existe uma caldeira vulcânica muito grande, com aproximados 50 km², e dentro desta caldeira está presente o lago de mais elevado de todo os Estados Unidos, o Lago de Yellowstone.

Yellowstone Lake

O lago está a incríveis 2.300 metros de altitude. Abrange uma área de 350 km² e possui 180 km de zona costeira. É uma cratera enorme de um vulcão, que com o tempo foi coberta por água.

Old Faithful

Este foi o primeiro gêiser a receber um nome no parque, em meados do ano de 1870; é muito bonito, sendo uma das atrações mais populares do Parque. Suas explosões são mais frequentes que os outros gêiseres do parque, por isso tantas pessoas querem vê-lo. Ele é capaz de lançar água termal até 50 metros de altura.

Hayden Valley

Para quem busca ver a vida selvagem de Yellowstone, esse é o lugar mais recomendado. É um vale com extensão de 11 km de comprimento. Você pode conhecê-lo através de trilhas.

Grand Canyon de Yellowstone

Este monumento natural possui uma extensão de mais de 30 km. Nele estão presentes inúmeras cachoeiras e mirantes, proporcionando lindas paisagens.

Grand Canyon de Yellowstone
Grand Canyon de Yellowstone

West Thumb

É um conjunto de lagos que lembram piscinas, por causa da cor de sua água; possuem tons variados de azuis e são muito quentes, chegam até 80°C. A coloração azulada que a água tem é devido ao tipo de bactéria que vive ali, elas são raras e únicas, pois desenvolvem-se em água extremamente quente. É um visual incrível.

West Thumb
West Thumb

Caldeira de Yellowstone

É uma caldeira vulcânica, considerada um supervulcão de rara beleza. Possui mais de 90 km de extensão e está a 2.800 metros de altitude.

É um vulcão enorme, que um dia se entrasse em erupção, seria capaz causar grandes danos à vida humana no planeta Terra.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *