Home / Natureza / Parque Nacional de Bryce Canyon: Formações Rochosas e Lazer

Parque Nacional de Bryce Canyon: Formações Rochosas e Lazer

Quase dois milhões de pessoas visitam o Bryce Canyon todos os anos, desejosos de conhecer ou rever o lugar deslumbrante e viver ou reviver tudo o que pode se usufruir ali no parque. Caminhadas , cavalgadas , ciclismo e outras atividades populares durante todo o ano, em todas as estações! Vamos conhecê-lo um pouco.

Ao amanhecer ou ao anoitecer, animais pastam no planalto florestal ao longo da estrada em Bryce Canyon. O ambiente alpino é o lar de dezenas de espécies de mamíferos e aves, todos familiarizados com uma verdade espetacular: não é uma floresta comum.

Parque Nacional de Bryce Canyon

Água e vento ao longo de milhões de anos de congelamentos e degelos foram esculpidas nos planaltos intermináveis ​​campos de distintos pilares de rocha vermelha do parque, semelhante a pirâmides ou chaminés, formações em séries nesse parque de anfiteatros naturais. Seja em um passeio a pé pelo desfiladeiro ou em um vislumbre pelos mirantes, o parque de Bryce Canyon convida à descoberta.

O Parque Nacional Bryce Canyon está localizado no sudoeste de Utah, cerca de 80 km a nordeste e 300 m acima do Parque Nacional de Zion. Fica dentro da província geográfica do Planalto do Colorado, na América do Norte, e se estende pela borda sudeste do Platô Paunsaugunt, a oeste da Falha de Paunsaugunt. As temperaturas anuais variam de um mínimo médio de -13°C em janeiro a um máximo médio de 28°C) em julho, mas temperaturas extremas podem variar de -34 a 36°C.

Visitas no Parque Nacional de Bryce Canyon
Visitas no Parque Nacional de Bryce Canyon

Todos os anos, o Parque Nacional Bryce Canyon impressiona os visitantes com espetaculares formações geológicas e cores brilhantes. Suas formações rochosas e as pontes naturais parecem negar toda a razão ou explicação, deixando os caminhantes olhando ao redor com as mandíbulas escancaradas em incrível incredulidade. Como tudo aquilo se forma dessa maneira?

As Formações Rochosas

Começa com a água da chuva se infiltrando em rachaduras na rocha. A água congela durante as noites frias de Bryce, expande e quebra a rocha. As paredes profundas e estreitas, chamadas de “barbatanas”, resultam da chuva e do derretimento da neve escorrendo das encostas da borda de Bryce. Eventualmente as barbatanas formam buracos e, quando esses buracos crescem, entram em colapso e criam as bizarras formações cônicas que vemos hoje.

Na verdade, o Bryce Canyon não é tanto um desfiladeiro, mas uma série de anfiteatros criados pelas forças erosivas do sistema do rio Paria ao longo da borda do platô. À medida que as correntes viajavam para leste ao longo da borda e descendo a encosta do planalto, suas águas ganhavam velocidade e começaram a transportar pedaços. Enquanto esse processo continuava, as ravinas cortavam profundamente o platô, expondo camadas de rocha. Essas paredes de barrancos então se tornaram vulneráveis ​​a outras formas de erosão, principalmente através da água corrente e do ciclo de congelamento e descongelamento.

Durante as estações quentes, a água escorre pelas paredes da sarjeta, dissolvendo lentamente os carbonatos que unem a rocha sedimentar. Camadas de sedimentos contendo ricos depósitos de calcário, carbonatos e dolomita são mais resistentes a essa erosão do que as camadas pobres de cal e argila. Em muitos casos, camadas mais resistentes cobrem, ou limitam, camadas menos resistentes. As c amadas resistentes protegem as camadas subjacentes da erosão, resultando nos espetaculares formatos piramidais e torres que se elevam acima do pavimento do cânion.

As opções de caminhada é a melhor maneira de mergulhar na incrível geografia dp parque nacional de Bryce Canyon. E, entre as maravilhas do lugar estão os prometheus ou pinheiros bristlecone (pinus longaeva), árvores icônicas do parque. São as árvores mais antigas do mundo, chegando até a 5.000 anos de idade em alguns lugares! O Bryce Canyon é reconhecido por ter o mais impressionante cenário de arenito do oeste americano e é especialmente famoso por suas torres e coroas rochosas rosa e laranja.

Um pernoite em um dos acampamentos do Parque Nacional de Bryce Canyon é altamente recomendado para experimentar o início da manhã e tarde da noite do lugar, quando o arenito rosa alaranjado passa por uma transformação impressionante de luz, sombra e cor. Uma visão de Bryce sob a lua cheia também é uma experiência que você nunca esquecerá. E quando a lua está escura, Bryce é um dos melhores lugares do país para observar as estrelas devido ao seu ar puro e à falta de desenvolvimento ao redor. Tudo isso porque Bryce Canyon fica a uma altitude de 2.400 a 2.700 metros.

As Opções de Lazer e Esporte

Caminhadas e Mochila
Caminhadas e Mochila

Caminhadas e Mochila: ficar longe da estrada e bater nas trilhas é uma ótima maneira de apreciar o cenário superlativo que o Bryce Canyon tem a oferecer. Uma das vantagens de caminhar em Bryce é que algumas das trilhas mais populares e cênicas se cruzam entre si e podem ser conectadas para formar loops de distâncias e dificuldades variadas. Há opções de caminhadas curtas para famílias com crianças pequenas.

Condução Cênica
Condução Cênica

Condução cênica: enquanto a caminhada no Parque Nacional Bryce Canyon é excelente, aqueles que não podem caminhar podem aproveitar a movimentação cênica do parque. Brochuras disponíveis no parque estão repletas de informações úteis sobre o Bryce Canyon e descreve com detalhes os muitos mirantes e trilhas ao longo da estrada. Se você tiver pouco tempo, recomendamos a parada nos mirantes Sunrise, Sunset, Inspiration e Bryce.

Acampamento
Acampamento

Acampamento: uma experiência de acampamento no Parque Nacional Bryce Canyon é uma daquelas que você não esquecerá. Nada é melhor do que ver o nascer e o pôr do sol com aquela dança de luzes rosa e laranja do outro lado das rochosas piramidais, ou então as estrelas em uma noite sem lua. Bryce tem dois acampamentos, Sunset Campground e North Campground. Ambos têm água potável e também aceitam reservas, uma boa ideia, porque esses acampamentos são populares e lotam rapidamente. Os acampamentos são localizados em florestas de pinheiros que oferecem alguma sombra.

Observando as Estrelas
Observando as Estrelas

Observando as estrelas: Bryce Canyon oferece observação de estrelas de classe mundial devido à sua excepcional qualidade do ar e distância de fontes de poluição luminosa, levando alguns a chamarem o lugar de “o último grande santuário da escuridão natural”. Astrônomos amadores encontrarão ali o principal destino pra trazer seu telescópio e observar algumas das 7.500 estrelas que podem ser vistas em uma noite sem lua, junto com a incrivelmente brilhante e prateada Via Láctea. Planetas como Vênus e até Júpiter brilham o suficiente para lançar sua sombra sobre a terra!

Esportes de Inverno
Esportes de Inverno

Esportes de inverno: quando neva, há oportunidades maravilhosas para esportes de inverno, como caminhadas na neve e esqui cross country, algo que você não encontrará em muitos outros parques nacionais. A Rim Trail entre Bryce Point e Fairyland Point é uma boa opção para a prática desses esportes, bem como o Bristlecone Loop e o Paria Ski Loop.

Dicas de Viagem

Bryce Canyon National Park está localizado no sudoeste de Utah. Os principais aeroportos mais próximos estão em Las Vegas, Nevada e Salt Lake City, em Utah, a aproximadamente 270 milhas do parque. Existem aeroportos menores em Cedar City (80 milhas) e St. George (125 milhas), ambos em Utah. Para chegar a Bryce pelo norte, pegue a I-15 sul até a UT-20 (saída 95). Viaje para o leste na UT-20 para a US-89. Siga na US-89 south para a UT-12. Viaje para o leste na UT-12 para a UT-63. Pegue a UT-63 para o sul até o Bryce Canyon. O centro de visitantes fica a 1 milha dentro do limite do parque.

O centro de visitantes do Parque Nacional Bryce Canyon está aberto diariamente das 8h às 20h durante a estação turística de verão (de maio a setembro). Está aberto até as 18h na primavera (abril) e no outono (outubro). De novembro a março, o centro de visitantes fecha às 16h30. Não está aberto no Dia de Ação de Graças, no Natal e no Ano Novo. A escolha do melhor momento para visitar o Bryce Canyon depende do que você está procurando. O verão é a época mais popular para visitar Bryce, mas a primavera e o outono terão menos pessoas, e o inverno oferece a chance de atividades de neve e inverno. Não importa em que época do ano você visita Bryce, é uma boa ideia trazer agasalhos sempre!

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *