Home / Natureza / Mauna Kea – Uma das Maiores Montanhas do Mundo

Mauna Kea – Uma das Maiores Montanhas do Mundo

O Havaí é conhecido por todas as belezas naturais que lá existem. Praias exuberantes, céu azul e clima bem calorento. Outro ponto que faz esse lugar ser tão conhecido é a quantidade de vulcões ativos e inativos e seus tamanhos gigantescos que atraem turistas e estudiosos de todo o mundo.

Os vulcões tomam as mais diversas formas, tamanhos e possuem características únicas. De longe, a paisagem é deslumbrante. Montanhas e mais montanhas, pontudas ou não que formam um cenário digno de filme. Uma delas é a chamada Mauna Kea, a mais alta de todo Havaí e que deixa todo o lugar ainda mais interessante. Conheça um pouco mais sobre essa montanha que causou algumas polêmicas no mundo científico e que atrai um número enorme de pessoas para o Havaí.

O Vulcão Mauna Kea

Mauna Kea já foi um vulcão. Um vulcão em escudo, que basicamente significa seu formato, que é como se fosse um escudo deitado. Hoje, ela já é um vulcão extinto e considerada como apenas uma montanha, já que sua última erupção foi há mais de 4500 anos. Seu nome vem do idioma havaiano, e significa Montanha Branca, devido ao seu topo ficar coberto de neve durante todo o inverno, e até mesmo depois dele.

É interessante entender sua importância no clima local. A altitude da montanha acaba sendo provocadora de queda de neve ao redor dela por vários dias do ano. Em seu topo, é possível encontrar vestígios de antigas glaciações, remetentes a era do gelo. Para estudiosos, esse local é uma das 7 maravilhas do mundo. Lá se juntam arqueólogos, geógrafos, astrônomos e vários outros especialistas, todos para entender algo em um só lugar.

Para chegar ao topo da montanha, você passa pela Saddle Road, uma estrada que para muitos estudiosos é o mais próximo de Marte que temos no mundo, assim como no Deserto do Atacama. É um solo bem deformado e diferente de tudo que podemos encontrar em outros lugares.

Topo do Vulcão Mauna Kea
Topo do Vulcão Mauna Kea

Lá em cima, o ar é bem rarefeito e pode ser complicado para quem não tem costume, ou que possui algum problema de saúde que dificulte a respiração. Além disso, a pressão é um grande aliado para os males de altura: dor de cabeça e dor de estômago. Esses são alguns motivos para evitar a montanha, mas não ache que precise de muito esforço físico. Não é necessário saber nada sobre montanhismo. Só entrar no carro e ir.

Maior Montanha do Mundo

Em 2012 foi declarado que a montanha Mauna Kea era a maior montanha do mundo. Entretanto, hoje, já não está mais nessa colocação em geral. Se formos contar desde sua base, no fundo do Oceano Pacífico, até o topo, ela se torna sim, a montanha mais alta do mundo. De acordo com a última descoberta, é calculado que ela tenha um total de 10.600 metros, algo fora do comum para nós.

Apesar de somente ser considerada a maior montanha do mundo se considerada sua base, Mauna Kea continua na lista das montanhas mais altas do mundo aparente. Perdendo para algumas outras poucas. E ainda possui outros títulos, como ser uma das montanhas de maior isolamento topográfico e um dos mais proeminentes do mundo. Com tudo isso de bagagem, muitos ficam até mesmo em choque de como é possível chegar até lá de carro.

Mauna Kea e o Céu Estrelado

Uma das coisas que mais chamam a atenção para ser visitado lá em cima, tem a ver com astronomia. A partir das seis da tarde começa o tour guiado pelo maior observatório astronômico do mundo, o Observatório W. M. Keck, que fica localizado bem no topo da montanha Mauna Kea. São diversos pontos de observação com telescópios e vários outros instrumentos de pesquisa e visualização.

É de lá que você aproveita para ver um dos pôr-do-sol mais lindos possíveis, já que a vista é privilegiada e você fica basicamente acima de todas as nuvens. Por isso, não importa a época que você visite, a coisa mais difícil é ter a vista prejudicada pelas nuvens ou neblina. Mas sempre dá para dar uma checada antes de fazer a visita.

São vários tours que acontecem das seis até dez horas da noite. Alguns mais voltados para quem quer aprender a teoria, outros que preferem a arte da observação. De qualquer forma, você terá uma vista incrível do céu estrelado, especialmente se a lua não estiver muito grande. Uma experiência de outro mundo. Quem quer se divertir ainda mais, pode fazer um piquenique por lá e apreciar a vista de forma tranquila.

Para fazer esse passeio é sugerido algumas coisas. Para chegar até lá é preciso que o carro seja 4×4. Não é necessário um guia de fora, mas se você se sentir inseguro, vale a pena contratar um para ir com você. Outra questão é sobre as vestimentas. Apesar do Havaí ser um lugar muito quente o ano todo, é preciso entender que lá no topo as coisas são bem diferentes. Uso de sapatos fechados, calça e casaco é necessário para conseguir aproveitar tudo sem morrer de frio. Principalmente quem quer ficar até quase a hora de fechar.

Chega ser louco pensar em como pessoas conseguem sobreviver lá em cima, como é o caso dos cientistas. Da mesma forma que a maioria dos observatórios trabalham, existe um limite máximo de tempo em que cada pessoa pode ficar lá, sendo que quase toda semana eles precisam descer e voltar para uma altitude mais normal. Fora que, precisam sempre estar com oxigênio ao seu lado, já que exercitam muito o cérebro, e isso gasta um oxigênio danado.

De forma geral, Mauna Kea é um passeio irresistível e deve ser feito como parada obrigatória se estiver passando pelo Havaí, desde que você não tenha nenhum problema de saúde que te impeça de estar em altitudes tão altas. Um lugar que irá ficar guardado para sempre em suas memórias.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *