Home / Natureza / Jabuticaba é um Pseudofruto?

Jabuticaba é um Pseudofruto?

Falar de frutos pode não ser tão simples quanto parece, pois, as classificações destes vai muito além daquelas frutas encontradas no hortifrúti dos mercados ou nas gôndolas das lojas e bancas espalhadas pelo País.

A jabuticaba é um fruto caracteristicamente nacional, nativa da Mata Atlântica e produzida amplamente nos Estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Aprenda tudo sobre este fruto neste artigo.

Qual a Diferença Entre Fruto e Fruta?

Para início de conversa, é importante saber que há uma diferença abismal entre o que se compreende por fruto e o que se compreende por fruta, já que cientificamente estas são as mesmas coisas, mas popularmente, há uma linha que divide os frutos das frutas, colocando em cena os conhecidos legumes.

Como assim? O que um legume tem a ver com uma fruta? Cientificamente, ambos são a mesma coisa, ou seja, ambos são frutos. Na botânica (ciência que estuda as plantas) o termo fruta e o termo legume não possuem classificações, pois todos esses passam por um processo evolutivo que preenche a caracterização de frutos. Dessa forma, sabe-se que as frutas são, na verdade, aqueles frutos que são doces e agradáveis ao paladar quando comidos cru (como a banana, a manga, o morango, a laranja, a goiaba, a ameixa, a melancia) e que legumes são os frutos que não são doces e que precisam passar por algum processo culinário para se tornarem comestíveis (caso do pimentão, da berinjela, do feijão, da abóbora, do chuchu e muito mais).

O Que é Um Pseudofruto?

O pseudofruto não é um fruto, como o nome já sugere, pois pseudo significa falso ou algo de mentira.

A natureza nunca deixa de surpreender o ser humano, fazendo este crer que certos tipos de plantas dão frutos maravilhosos, quando na verdade os frutos são outros elementos e que, ao lado desses frutos, tais elementos se assemelham perfeitamente com um fruto em si. O que isso quer dizer? Pois bem, um pseudofruto é conhecido dessa forma pelo fato de não ter sido originário do ovário de uma planta e sim de algum aspecto provido pelo próprio fruto ou por outras características da planta.

A maior característica de um pseudofruto é o fato de que a forma física destes é idêntica ao de um fruto verdadeiro, obnubilando o próprio fruto com sua maestria e, não obstante, seu gosto também se torna de uma relevância incomparável. De certa forma, um pseudofruto só não é um fruto por não ter nascido de um ovário como os outros, mas nos outros aspectos, tanto físicos quanto nutricionais, são a mesma coisa.

Classificação da Jabuticaba

A jabuticaba é um fruto simples, e não um pseudofruto. O fruto é originário da árvore da jabuticaba, a jabuticabeira, exclusivamente brasileira, e seu questionamento sobre ser fruto ou pseudofruto se dá ao fato de que as jabuticabas nascem grudadas ao caule e galhos da árvore, coisa que não acontece com tanta frequência com outros frutos.

A jabuticaba é um fruto simples categorizado como carnoso, de cor violeta, e também entra na subcategorização de baga, assim como a uva, pois sua semente é facilmente removida do endocarpo.

Assim, é possível concluir que a jabuticaba é simplesmente um fruto, pois essa nasce a partir da fecundação de uma única flor, originando um único fruto por vez. A jabuticaba possui um pedicelo ínfimo que liga o fruto diretamente ao caule, evidenciando o fato de o mesmo não ser um pseudofruto.

Entenda Mais sobre Pseudofrutos

A lista de pseudofrutos não se baseia apenas em uma categoria, pois esses ainda se subdividem em pseudofrutos simples, pseudofrutos compostos e pseudofrutos múltiplos.

O que São os Pseudofrutos Simples?

Por mais suculento que seja, por mais bonito que aparente e por mais fruto que possa ser, às vezes, este na verdade é um pseudofruto, por incrível que pareça. Um exemplo clássico é o caju.

O caju é um pseudofruto pelo fato de que a sua parte suculenta, que pode ser vermelha, amarela ou verde (na maioria das vezes), a qual possui um sabor incrível e o caracterize popularmente como sendo uma fruta, na verdade, é o pedicelo da flor. E o que seria o pedicelo da flor? É uma estrutura modificada do caule da planta que leva os nutrientes até o fruto, que neste caso seria a castanha do caju, aquela pequenina parte que não é consumida, e quando o é, torna-se um fruto seco. Sendo assim, é possível perceber, quando o caju está na planta, que a castanha do caju fica para baixo, sendo sustentada pelo pedicelo, que comumente é consumido como sendo o fruto. Afinal de contas, o que realmente se originou do ovário da flor foi a castanha, e não o pedicelo.

Três Cajus Ainda no Pé
Três Cajus Ainda no Pé

 

Outros exemplos do mesmo caso, por mais estranho que possa parecer, são a maçãs e as peras. A parte comestível dos dois “frutos” não se originou do ovário, mas sim do receptáculo floral.

O que são Pseudofrutos Compostos?

Os pseudofrutos compostos são conhecidos como frutos agregados, que são resultados de infrutescência onde apenas um óvulo floral é fecundado, agregando os demais frutos não fecundados àquele que fora. O morango é um exemplo de pseudofruto composto, pois esse sofre infrutescência, quando dezenas de pequenos ovários de uma única flor sofrem fecundação, mas apenas um se sobressai, agregando todos os outros pequenos frutos, que são os pontinhos pretos encontrados no receptáculo da flor, que é a parte vermelha comestível, comumente consumida como o fruto.

Três Morangos Vermelhos e Um Ainda Verde No Pé
Três Morangos Vermelhos e Um Ainda Verde No Pé

 

O que são Pseudofrutos Múltiplos?

Os pseudofrutos múltiplos são semelhantes aos pseudofrutos compostos, pois estes sofrem infrutescência de uma inflorescência. O que isso significa? Diferentemente dos pseudofrutos compostos, a infrutescência não ocorre apenas por uma única flor, mas por várias flores que são fecundadas originando vários frutos que coexistem e originam em um único fruto.

Abacaxi Ainda no Pé
Abacaxi Ainda no Pé

Um exemplo de pseudofruto múltiplo é o abacaxi, pois, ao analisa-lo, fica claro perceber que cada parte que o compõe é um fruto, ou seja, cada uma daquelas pequenas divisões uniformes é o fruto de uma das flores que passaram por uma infrutescência, originando assim um único fruto, que é o próprio abacaxi em si.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *