Home / Natureza / Ervilha Enlatada ou Ervilha Congelada?

Ervilha Enlatada ou Ervilha Congelada?

A ervilha é um fruto proveniente da ervilheira, que fornece as vagens para serem consumidas tanto com o processo de debulhamento quanto o consumo da vagem em si.

A ervilha é, também, considerada um legume, já que é uma verdura que pode ser usada em processos culinários que envolvem cozimento ou refogo. Para conhecer mais sobre as delineações do que é um fruto, fruta, verdura e legume, por exemplo, acesse ERVILHA É LEGUME OU VERDURA?

As ervilhas possuem um valor nutricional excelente, sendo fonte de fibra alimentar, proteínas e carboidratos. Para tirar 100% de proveito das características nutricionais da ervilha, é necessário que o consumo alimento seja feito fresco. Caso não seja fresco, algumas características alimentícias variarão.

As ervilhas são colhidas de duas formas: como ervilha de debulhar ou como ervilha de quebrar. A ervilha de debulhar acontece quando as ervilhas são removidas das vagens antes de germinar, pois as ervilhas nada mais são do que as sementes que nascem nas vagens. Essas ervilhas são as mais consumidas, que são as ervilhas redondas e lisas. Por outro lado, existe as ervilhas de quebrar, que são ervilhas colhidas perto da maturação, o que significa que elas serão mais duras e enrugadas, adquirindo o aspecto de uma real semente, elevando os aspectos nutricionais da mesma.

A dica é que o consumo seja feito de maneira fresca, mas isso nem sempre é possível, já que nem todo mundo tem uma horta onde uma ervilheira cresce e fornece as ervilhas para serem consumidas a qualquer hora. Por isso é importante saber qual é a melhor forma de se consumir uma ervilha. Afinal, a melhor é a enlatada ou a congelada? Continue lendo o artigo para descobrir as principais características e formas de se consumir esse alimento tão importante na alimentação do ser humano.

Aproveite e conheça mais sobre as ervilhas acessando CURIOSIDADES SOBRE AS ERVILHAS e AS MELHORES ERVILHAS.

Características Nutricionais da Ervilha Enlatada e da Ervilha Congelada

Como foi dito anteriormente, comer ervilhas frescas está fora de cogitação para a maioria das pessoas, exceto aquelas que possuem hortas ou que vivem em áreas bucólicas, e o número dessas pessoas é ínfimo se comparado a quem mora nos grandes centros.

Dessa forma, é importante reconhecer qual das formas da ervilha terá um propósito melhor para quem for a consumir, e para que isso ocorra, é necessário saber quais são os elementos que estão compondo o alimento.

Observe abaixo as propriedades nutricionais de uma ervilha fresca, colhida da vagem.

A porção é referente a 100 gramas.

Energia (kcal) 88
Proteína (g) 7,5
Lipídeos (g) 0,5
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 14,2
Fibra alimentar (g) 9,7
Cinzas (g) 1,0
Cálcio (mg) 24
Magnésio (mg) 42

Agora confira as propriedades nutricionais da Ervilha Congelada:

A porção é referente a 100 gramas

Energia (kcal) 84
Proteína (g) 6
Lipídeos (g) 0,5
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 15
Fibra alimentar (g) 5
Gorduras totais (g) 0
Gorduras saturadas (g) 0
Gorduras trans (g) 0
Sódio (mg) 100

Por fim, confira abaixo as propriedades nutricionais da Ervilha Enlatada

A porção é referente a 100 gramas

Energia (kcal) 73,8
Proteína (g) 4,6
Lipídeos (g) 0,4
Gordura saturada (g) 0,1
Carboidratos (g) 13,4
Fibra alimentar (g) 5,1
Magnésio (mg) 23,2
Cálcio (mg) 22,2
Sódio (mg) 372,1

Os Usos da Ervilha Enlatada e Ervilha Congelada na Culinária

Afinal, as propriedades nutricionais podem variar de uma forma para outra, mas não é esse o propósito de se conservar as ervilhas de formas diferentes, mas o propósito está no fato da durabilidade e do sabor também, que terão influência direta em um prato, por exemplo.

As ervilhas congeladas não fornecem, diminuem ou ressaltam nenhum gosto especial, e são congeladas simplesmente pela facilidade em conservação. Um pacote de ervilhas de 300 gramas pode durar meses dentro do congelador, sendo possível a quem a consome usar pequenas porções por refeição. Na verdade, a ervilha congelada nada mais é do que a ervilha comum sendo conservada para consumo, já que elas não duram muito tempo na geladeira. Essas ervilhas são usadas em saladas ou em lanches, como em cachorro-quente, por exemplo.

As ervilhas enlatadas possuem conservantes que afetam seu sabor, deixando-a mais salgadas, por isso a quantidade de sódio é mais relevante do que as outras. Pelo fato de ter o gosto acentuado, muitos pratos têm preferência por ela, especialmente nas sopas de ervilha.

A ervilha enlatada é utilizada com arroz tropeiro, vinagrete de ervilhas e com massas em geral, acrescentando um gosto especial e um visual requintado ao prato.

O Processo da Ervilha Congelada e da Ervilha Enlatada

As ervilhas são sementes que são colhidas antes de maturarem. Logo após seu colhimento, as mesmas passam por processos de separação em máquinas que as separam especialmente pelo tamanho. Elas demoram cerca de 100 dias após serem semeadas para serem colhidas e estarem aptas a serem consumidas, já que não estarão maduras.

Todas as ervilhas são ensacadas e distribuídas para mercados, fazendas, feiras e empresas. O processo de congelamento pode ser feito tanto por grandes indústrias quanto por qualquer pessoa que possua um congelador, ou seja, não há segredo nesse sentido. Por outro lado, o processo de enlatamento exige um conhecimento maior, já que conservantes serão necessários para manter a ervilha intacta sob temperatura ambiente.

Ervilha Congelada na Geladeira
Ervilha Congelada na Geladeira

Após uma lata de ervilha ser aberta, a mesma deve ser consumida dentro de um período curto e mantida sob baixa temperatura, caso contrário irá estragar.

Por Que Consumir Ervilhas Congeladas ou Ervilhas Enlatadas?

Ervilha é uma semente que fornece propriedades nutricionais de extrema importância para o organismo, por isso seu consumo deve ser feito com frequência, podendo ser um alimento sempre presente nas refeições, pois são bolinhas maleáveis de sabor leve, que combinam muito com qualquer tipo de prato, seja um prato simples, como arroz e feijão, ou uma massa, como lasanha ou macarrão, além de pratos mais elaborados, como peixes assados, além de combinarem muito com saladas.

Criança Comendo Ervilha Congelada
Criança Comendo Ervilha Congelada

Em suma, a ervilha combina com muitos pratos, seja ela congelada ou enlatada. Suas variadas formas de comércio servem para auxiliar os consumidores a sempre a terem na cozinha para um possível uso.

Veja também

Principais Características do Agroecossistema

Como bem sabemos, todo o setor agropecuário é a base da nossa alimentação desde muitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *