Home / Natureza / Criar Minhocas é um Negócio Lucrativo?

Criar Minhocas é um Negócio Lucrativo?

Por seu aspecto gosmento, molengo e estranho, as minhocas em vários países são consideradas animais nojentos e que dão até medo. Já em outros países, como é o caso da Tailândia e vários outros, especialmente do Oriente, as minhocas são animais ricos e ótimos para alimentação.

Entretanto, é evidente que em qualquer lugar do mundo, as minhocas tem um papel necessário para a base dos setores econômicos. Elas são ótimas para a adubação de solos, melhorando muitos solos e ajudando plantas no local a crescerem e se desenvolverem. Um solo bem adubado, traz mais benefícios para todos.

Mesmo com o fato de ter algumas minhocas em um lugar pequeno já faz com que elas se reproduzam, algumas vezes é necessário uma grande quantidade de uma vez. Por isso, muitas pessoas estão apostando em criar minhocas para vender. Crianças já criavam suas minhocas em seus minhocários, mas agora pessoas estão fazendo isso como uma forma de sustento.

As Minhocas

Esses animais fazem parte do grupo de anelídeos, ou seja, que possuem corpo alongado e segmentado com presença de anéis. Seu tamanho pode variar desde apenas alguns centímetros, até dois metros de comprimento. Mesmo que minhocas tão grandes sejam mais difíceis de encontrar, pelo Brasil há muitas.

Elas vivem no subterrâneo, em solos úmidos e com bastante matéria orgânica. Ela tenta evitar o máximo poças e luz, pois prejudicam seus sensores. É interessante saber que são cegas e surdas, por isso precisam que seus outros sentidos estejam bem aguçados e isso deve ser feito longe da luz.

No caso dos seres humanos, somente possuímos um coração. Já as minhocas possuem um sistema que dependendo de seu tamanho a quantidade de corações muda. Seu número mínimo do órgão é dois, mas as grandes minhocas, também chamadas de minhocoçus, podem chegar a ter até 15 corações.

Minhocoçus
Minhocoçus

As minhocas são animais hermafroditas, ou seja, que possuem os dois sexos. Entretanto, elas não podem se reproduzir sozinhas e precisam de outra minhoca para realizar a troca genética e assim se reproduzir.

Importância das Minhocas Para o Mundo

Mas afinal das contas, qual é a grande importância desses animais para o mundo? Serem comida em alguns países ou servirem de isca para pesca?

Apesar de fazerem esse papel sim, esses são algo secundário. O principal motivo que as faz importante é que elas ajudam no desenvolvimento do solo. Elas se alimentam de restos orgânicos como frutas e vegetais enterrados e também de detritos de outros animais. Quando seu organismo digere e ela elimina o resto através das fezes, esse resto é chamado de húmus.

Esse húmus serve como adubo para o solo. Ele é rico em nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio que ajuda na fertilidade do solo e no crescimento da planta pela raiz, que transforma tudo isso em seiva.

Após consumir e reciclar toda a matéria daquele lugar, a minhoca precisa sair em busca de novos alimentos. É então que a sua segunda ajuda para o solo começa. Ao se movimentar, ela cria tubos perfeitos na terra que ajudam na infiltração da água que melhora o solo e vai para as raízes. Depois de um tempo, as minhocas tendem a voltar à lugares que já passaram, quando estes já estão com mais detritos novos.

Como Criar Minhocas?

Para iniciar a criação de minhocas, você precisará fazer um pequeno investimento. Comece criando quatro litros de minhoca em uma área de dois metros quadrados. Quem já quer começar com uma quantidade maior, terá que investir mais e ter um espaço maior.

O ambiente em que elas vão ficar deve ser muito bem cuidado. Primeiro deve-se evitar que predadores se aproximem, utilizando cercadinhos e palha para evitar passarinhos e outros animais. É bom também retirar toda a grama que há por perto, pois atrai bichos. Não coloque muitas minhocas em somente um lugar, isso pode prejudicar e fazer com que elas acabem morrendo, pois altera a temperatura do ambiente.

Como já falamos, elas se alimentam de restos. Por isso, é preciso que você faça compostagem de forma correta e com que ela não derrube nenhuma gota de água ao ser colocada no canteiro com as minhocas. Mantendo tudo certo com a estrutura, a umidade do solo e o alimento, é hora das minhocas começarem a reproduzir.

A reprodução pode ocorrer o ano todo, e é previsto que a cada 60 dias a população de minhocas dobre. Quanto mais minhocas, maior húmus será produzido, o que aumentará ainda mais seu lucro. Para a coleta dese húmus existe algumas formas de fazer. A mais conhecida e considerada melhor é o método das armadilhas.

Criar Minhocas é um Negócio Lucrativo?

A primeira coisa que chama a atenção de alguém para começar um negócio como esses é o investimento baixo que é primeiro feito. Não é preciso muito para ter um retorno. Uma média dada é que a cada R$300,00 investidos, você recebe R$500,00 de retorno, sendo assim então um lucro de 200 reais.

O valor parece ser pequeno, mas para quem pretende transformar em um grande negócio, pode ganhar muito dinheiro. A maioria está apostando não em venda das minhocas para comida e isca, mas sim vender seu húmus. Afinal, muita gente tem ou quer ter um quintal bem cuidado e obras públicas tendem a querer isso também.

Minhocas Para Vender
Minhocas Para Vender

Podemos dizer que é um negócio um pouco arriscado sim, não há muita certeza de mercado e vai variar de região para região. Mas se você não tiver nada a perder, dinheiro extra e vontade, pode ser uma boa renda a mais no começo que pode virar sua fonte de dinheiro no futuro.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *