Home / Natureza / Como Fazer Ninho Para Ganso?

Como Fazer Ninho Para Ganso?

Relação dos Gansos com os Humanos

Os gansos são aves que podem ser facilmente domesticadas, e em muitos casos o ganso vira até mesmo um pet. Isso é muito comum nas áreas rurais, onde várias pessoas dão nomes aos seus gansos e estes se tornam fieis companheiros, se tornando seguidores e sendo reconhecidos por um simples silvo ou quando as pessoas os chamam pelo nome, e para corresponder essa fidelidade, as pessoas devem saber como preparar uma boa “casa” para o ganso, fazendo com que esses reconheçam seus ninhos, pois é muito possível que, como um cachorro, o ganso queira viver dentro da casa de seus tutores.

Mas essa não é uma atividade que é praticada por todos os criadores de gansos, pois em grande parte das vezes, essas aves servem para a produção de ovos e até mesmo para o abate e alimentação.

Os gansos são aves de extrema adaptação, o que significa que estas aves não são tão seletivas em relação ao seu ninho, podendo até mesmo se abrigar debaixo de uma casa ou de qualquer lugar coberto. Mas isso não significa que estes não gostem de um belo ninho aconchegante, especialmente quando os gansos estão na época de reprodução, e quando o ganso fêmea quer chocar seus ovos. O casal irá precisar de um ninho quente e seguro para que seus ovos fiquem escondidos de possíveis predadores, como as raposas, os gambas, as cobras e outros ovíparos (animais que comem ovos).

Local Ideal Para um Ninho

Se a ideia é ter gansos em um local, esse lugar deve conter, no mínimo, um lago, pois este é o principal motivo pelo qual um ganso estabeleceria moradia na região. A incidência de gansos em locais que contém rios, córregos e lagos é incomparável a locais em que não há.

Para fazer um ninho para um ganso é importante verificar se aos arredores haverá comida para os mesmos, caso contrário estes irão embora e ficarão mais próximos de lugares que fornecem comida de mais fácil acesso.

Os gansos são herbívoros, ou seja, eles se alimentarão apenas de folhas, restos de frutas e de ração. É comum ver pessoas dando pão e outros tipos de comida para os gansos, mas a base nutritiva para o organismo das aves se baseia em hortaliças, como o repolho, a alface, as batatas, a cenoura, o espinafre, o brócolis e a beterraba, por exemplo.

Para construir um ninho para um ganso, o criador deve pensar nessas condições para fazer com que o ganso se sinta no local mais natural possível.

Caso as condições não sejam favoráveis, como ter um rio por perto, por exemplo, basta criar uma piscina natural, ou até mesmo armar locais de fácil acesso ao ganso, onde estes poderão se banhar, se divertir e se acasalar. Uma circunferência de 1,5 metros é o suficiente para um casal de gansos.

Como Construir um Ninho Para o Ganso

Os gansos são aves, assim como as galinhas, então um local ideal para que estes vivam é em uma área ampla o suficiente para que possam trafegar com facilidade, cercado por grades e totalmente aberto em cima, e nunca fechado. Os animais precisam sentir a chuva e os raios solares, entretanto, isso não significa que estes devam ficar expostos às intempéries do tempo. Dentro desse viveiro deve haver uma “casinha”, coberta com telha (preferencialmente de barro) em um local em que haja sombra para não aquecer demais durante o verão.

Gansos Dentro do Viveiro
Gansos Dentro do Viveiro

Dentro desses abrigos no viveiro é preferível que haja um ninho, sendo esse composto por galhos de árvores, assim como o da maioria das aves.

É necessário saber que os gansos selvagens criam ninhos, compondo estes ninhos com galhos secos e muitas penas, que são encontradas aos arredores e muitas vezes removendo algumas de suas próprias penas.

Alguns ninhos de gansos selvagens podem ser encontrados até mesmo flutuando na água de rios mansos, pois estes têm total preferência pela água.

Aprenda a Criar um Ninho Para Ganso com Materiais Simples

Ninho Terrestre

Materiais necessários:

– furadeira / pregos e martelo;

– Madeira simples (pinos), para fechar as paredes;

– 4 pedaços de caibros pequenos, para fazer a estrutura;

– 2 telas para fechar duas paredes;

– Dobradiças para a porta e teto (recomendado);

– Tramela para a porta.

Os ninhos naturais dos gansos são bem simples, compostos por um pequeno espaço onde é depositado vários galhos e várias penas, estando estes ninhos alheios às ações do clima.

Ninho Terrestre
Ninho Terrestre

Dessa forma, construir um ninho para um ganso não possui nenhum segredo. Basta que este seja coberto para adicionar mais segurança aos ovos.

Para construir esse ninho serão necessárias madeiras para formas uma base e outras madeiras para fechar uma casa com duas paredes, interligadas por parafusos ou pregos. As paredes laterais devem ser fechadas com madeira, e as duas outras paredes devem ser fechadas com telas, e uma dessas telas deve possuir dobradiças e uma tramela, para ser aberta para fora e para ser trancada e aberta com segurança. O teto da casinha pode ser feito de telha ou até mesmo de madeira. É preferível que o teto seja maleável para ser aberto e fechado, caso o ninho seja para um casal, por exemplo, facilitando a saída de ambos.

Ninho Flutuante

Ovos de Ganso em Ninho Flutuante
Ovos de Ganso em Ninho Flutuante

– Caibros flutuantes ou garrafas pet (ou um pálete);

– Estrado fino de madeira;

– Estrutura convexa (tipo bacia), para abrigar o ninho;

– Corda ou corrente, para prender a estrutura à margem.

Como os gansos são aves aquáticas, nada melhor do que um ninho aquático.

Haverá a necessidade de construir um pálete, com um piso e quatro madeiras embaixo, para assegurar a estabilidade da estrutura. Assegure-se de que a madeira necessária para fazer esse ninho seja uma madeira que boie. Em muitos casos é possível fazer essa estrutura com garrafas pets e um estrado de madeira em cima.

Após essa parte construída, haverá a necessidade de criar um envoltório onde o ninho será depositado, do tipo de uma bacia, que pode ser feito de plástico, de ferro ou de madeira, com circunferência alta ou média, mas nunca baixa ou reta, pois dependendo do movimento da água, os ovos podem rolar e cair na água.

Dentro desse envoltório, se deve depositar bastante palha ou galhos secos, deixando o centro livre para que o ganso possa chocar os ovos.

A essa estrutura flutuante se deve acrescentar uma corrente ou corda que deve ser presa à margem, pois se não o ninho vagará com a correnteza do rio, desaparecendo na distância.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *