Home / Natureza / Características do Papagaio de Cara Roxa

Características do Papagaio de Cara Roxa

O Papagaio de Cara Roxa é uma espécie de papagaio endêmica do sul do Brasil, com maior concentração em São Paulo e parte do Paraná.

É um papagaio de aparência exuberante, de cor verde com a cabeça vermelha e face roxa, o que caracteriza seu nome.
Seu nome científico é Amazona brasiliensis, e ele também é conhecido por outros nomes, tal como papagaio de rabo vermelho.

Existe uma grande batalha pela parte dos biólogos no intuito de proteger o papagaio de cara roxa, que assim como todos os animais endêmicos do País, acabam por entrar em extinção devido a vários fatores causados pelo homem, mais especificamente pela monocultura.

O papagaio de cara roxa habita tanto as matas densas das serras quanto o litoral sul do Brasil, sendo presente especialmente nos manguezais.

Além de ser uma espécie que está em risco de extinção, ainda há muita caça predatória do papagaio de cara roxa, o que torna sua comercialização ilegal. Cada exemplar do papagaio de cara roxa precisa ser mantido sob cuidados do IBAMA e outros órgãos competentes, pois além de todas as características negativas que levam o papagaio de cara roxa a ser ameaçado de extinção, ainda é muito difícil conseguir com que os mesmos se reproduzam em cativeiro.

O Papagaio de Cara Roxa e Sua Ameaça de Extinção

Infelizmente, as espécies endêmicas têm tido cada vez menos oportunidade de crescerem no Brasil, já que o endemismo é a caracterização de certos animais que existem em apenas determinada parte do mundo, o que significa que tal espécie de animal não existe em nenhuma outra parte do mundo.

Cada vez mais os Países têm consumido áreas verdes no intuito de criar espaços para a plantação de um único tipo de alimento, como grãos de soja, milho e demais variedades. Esse processo é conhecido como monocultura, que elimina de dezenas a centenas de variedades da fauna e da flora de uma determinada extensão de terra para dar lugar a apenas um tipo de vegetação, ou seja, para ter espaço para plantar apenas um tipo de alimento, se é desmatado várias espécies de plantas e árvores, além de desabrigar centenas de animais.

Dessa forma, é fácil criar um paralelo com as espécies endêmicas, que vivem em apenas um local, e tal local vem sido cada vez mais consumido, diminuindo assim a chance de proliferação da espécie.

O trabalho de profissionais no resgate do papagaio de cara roxa é constante, pois a reprodução em cativeiro da ave não é recorrente.

Características Físicas do Papagaio de Cara Roxa

Papagaio de Cara Roxa na Árvore
Papagaio de Cara Roxa na Árvore

É fácil identificar o papagaio de cara roxa, pois é o único que possui a cabeça envolta pela cor roxa, mas ainda existe o papagaio verdadeiro, que possui uma mancha azulada que pode ser confundida com a cor roxa, mas isso apenas em volta do bico, e não a cabeça toda.

É importante que todo mundo reconheça claramente esse papagaio, pois existe muita tentativa de conscientização por parte dos órgãos de preservação, pois é de imensa importância que a população denuncie e também ajude na conservação da espécie.

As fêmeas e os machos são iguais, ambos chegando a medir de 35 a 37 centímetros de altura e pesando até 400 gramas. Isso os considera como aves de porte médio.

Seus bicos são curvados, característica evidente das aves Psittacidae, que usam seus bicos e garras para quebrar e manejar sementes duras, sem contar que esse grupo de aves também é caracterizada pela inteligência.

O papagaio de cara roxa tem uma alta capacidade para reproduzir sons e demonstra ser um papagaio altamente comunicativo. É comum ouvir o papagaio de cara roxa grasnando a maior parte do dia, e os mesmos demonstram certa histeria ao nascer e pôr do sol, onde gritam com bastante veemência.

Distribuição Geográfica do Papagaio de Cara Roxa

Casal de Papagaio de Cara Roxa
Casal de Papagaio de Cara Roxa

Essa espécie de papagaio da espécie de psittacidae é a mais ameaçada de extinção existente no momento, e estudos apontam que seus números vêm diminuindo constantemente, apesar de todo o esforço para a preservação da espécie.

As regiões onde mais há a presença dessas aves fica em algumas ilhas que costeiam o litoral de São Paulo e Paraná, tais como a Ilha da Cananeia e a Ilha de Superagui.

Outrora, era muito comum observar essas aves na Ilha do Mel e até mesmo na Ilha da Cotinga e debaixo da Serra de Curitiba, em Paranaguá. Mas, atualmente, a concentração está em São Paulo, porém, estudiosos apontam que muitas aves se encontram fora dessas concentrações, sofrendo risco de predação e caça ilegal.

Paranaguá
Paranaguá

A constante degradação dos habitats naturais do papagaio de cara roxa tem intensificado a caça por parte dos biólogos com o intuito de manter a mesma sob constante vigilância.

O trabalho que as organizações realizam para tirar o papagaio de cara roxa da lista de aves ameaçadas de extinção é árduo e extremamente significativo, pois caso contrário, sem dúvidas o papagaio de cara roxa já estaria extinto.

A Reprodução e Alimentação do Papagaio de Cara Roxa

São aves monogâmicas que podem viver tanto juntos em casal quanto em grupos de outros casais. A fêmea tende a colocar de 2 a 3 ovos por ninhada, colocando cerca de 1 por dia, que levam cerca de um mês para chocarem. Os filhotes são alimentados por cerca de 4 a 6 semanas, quando começam a alçar seus primeiros voos. Essas aves podem viver até 60 anos de idade.

Papagaio da Cara Roxa Comendo
Papagaio da Cara Roxa Comendo

O papagaio de cara roxa cria ninhos em copas de árvores ou em troncos ocos e podem disputar um ninho abandonado através dos gritos. Quanto mais alto, mais imponência é demonstrada. Os gritos são uma característica forte dessa ave, que dificilmente fica em silêncio.

A alimentação do papagaio de cara roxa se baseia no consumo de sementes, que são facilmente descascadas por seus poderosos bicos com o auxílio de suas garras, que seguram firmemente os alimentos.

Além das sementes, o alimento mais consumido pelo papagaio de cara roxa são as plantas, que incluem as folhas, as frutas e até mesmo as flores.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *