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Benefícios da Mandioca Para Quem Malha

A mandioca, assim como qualquer outro legume, tem um valor nutricional imenso, podendo trazer diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para quem pratica atividades físicas, como ir na academia. Podendo ser servida, frita, assada, ou em ensopados, você vai conhecer os benefícios da mandioca que nunca te contaram. Você irá se surpreender com o valor nutricional desse legume.

A Mandioca é Rica em Folato

Folato, para quem não sabe, pertence ao grupo de vitaminas B, entre os inúmeros benefícios, podemos destacar a ajuda de quebra de carboidratos no nosso organismo, sendo essencial para quem está focado em perda de peso, ou até mesmo para o aumento de massa magra. Além de ajudar na quebra de carboidratos no nosso organismo, o folato é o principal fator da mandioca que ajuda na manutenção da saúde dos nossos cabelos, pele e pulmão.

Podemos concluir que o folato é uma vitamina bem ampla e bem benéfica para todos aqueles que almejam aumentar a sua qualidade de vida na academia.

Fonte de Vitamina C

Mandioca é Fonte de Vitamina C
Mandioca é Fonte de Vitamina C

Se você imaginava que só a laranja era rica em vitamina C, você estava enganado. A mandioca, assim como outros legumes e frutas, é rica nessa vitamina. Além de ser ótima para nos curar da gripe e tirar aquela sensação de resfriado que sentimos no inverno, a vitamina C é o principal responsável por eliminar de vez os radicais livres presentes em nosso corpo. Os radicais livres são os principais responsáveis em adiantar o nosso envelhecimento, em doenças cardiovasculares e um dos principais ativos em doenças como o câncer. Só de destacar que a vitamina C tira os radicais livres de nosso corpo, nem precisaria ser benéfico para outras coisas, afinal, ela já ajuda muito tanto pessoas normal, tanto pessoas que malham. Mas existem outros benefícios, como a produção de colágeno, que evita as rugas e manchas escuras na pele, uma ajuda totalmente estética. Obrigado mandioca.

Fibras

Mandioca é Rica em Fibra
Mandioca é Rica em Fibra

O principal fator para termos um intestino bem regulado, que absorve todos os tipos de vitaminas e que nunca fica constipado, são as fibras. As fibras são responsáveis por nos dar sensação de saciedade, nos fazendo comer bem menos e com uma qualidade muito maior. Você já percebeu que quando você come alguma alimento rico em fibras como mandioca, da uma sensação de saciedade? São as fibras. Um ótimo aliado para o nosso corpo.

Rica em Potássio

Farinha de Mandioca
Farinha de Mandioca

Câimbras. Pequenos espasmos musculares causados pelo grande uso dos músculos, pelo mal jeito dos mesmos ou pela falta de potássio. Quem nunca sentiu uma câimbra não sabe mesmo o que é ter uma dor muscular momentânea. Principalmente atletas que praticas atividades físicas baseadas em músculos específicos, como tenistas, ou jogadores de futebol, as câimbras são um inimigo que os deixam sempre atentos, afinal, ninguém quer parar um jogo por sentir uma sensação dessas. Muitos comem banana pelo excesso de potássio que essa fruta possui, mas, a mandioca, possui um nível de potássio semelhante ou até maior em muitos casos, sendo essencial seu consumo para regular o nível de potássio em nosso organismo, tanto como para evitar as câimbras durante, antes ou depois de alguma atividade física.

Fonte de Energia

Carne de Panela com Mandioca
Carne de Panela com Mandioca

Deixando de lado as vitaminas presentes na mandioca e focando nas ações que elas podem causar em nosso, está a grande quantidade de energia que esse legume possui.

A mandioca possui um valor energético maior do que a banana, inhame ou até mesmo que a batata. Contendo em 100 gramas de mandioca, até 160 calorias. Apesar do seu baixo valor em proteínas, a mandioca possui carboidratos benéficos para a manutenção energética do nosso corpo, podendo ser uma ótima opção para comer ela antes de algum treino, bem melhor do que comer batata doce ou banana todo dia.

Perda de Peso

Mandioca é Útil para Perca de Peso
Mandioca é Útil para Perca de Peso

Devido a grande quantidades de açúcares simples que a mandioca possui, ajudam a regular os níveis de glicose em nossos corpos. O nível de glicose alterado, nos fazem sentir muito mais fome, e comer coisas mesmo sem precisar. A mandioca por ajudar a regular, nos da uma sensação de barriga cheia, ideal para aqueles que lutam com uma dieta para emagrecer, ou na luta para perder peso.

Cuidado com a Mandioca

Apesar de todos os benefícios da mandioca para quem malha, ou até mesmo para quem não pratica atividade física. A mandioca pode ser extremamente prejudicial a saúde se não for feita de forma adequada.

A mandioca em hipótese alguma deve ser ingerida crua, sempre deve ser frita, assada, ou cozida antes de fazer arte da sua refeição. Isso por se tratar de uma raiz, quando está crua apresenta uma quantidade enorme de cianeto, podendo nos causar um envenenamento, nos dando sintomas como, ânsia de vomito, tontura e dor de cabeça. O consumo dela cozida, por outro lado, é totalmente seguro. Sendo o ideia, a descascar dentro da água para evitar a liberação de cianeto de sua casca e cozinha-la antes de fritar ou assar.

O cianeto, para quem não sabe, é um dos compostos ativos principais usados para fabricar venenos para insetos ou ratos, perdendo somente para o Arsênio. Você não vai correr o risco de ter um veneno desse correndo no seu organismo não é? Então, cozinhe a mandioca antes do consumo.

Esses benefícios citados são poucos perto do que a mandioca pode nos fornecer. Ela além de ser benéfica para pessoas que malham, podem ser benéfica para gravidas, crianças, e até mesmo diabéticos, devido a quantidade de açúcares simples que ajudam na manutenção de nosso corpo e devido também a ajuda que ela fornece para mulheres no período de lactação.

Você se surpreendeu com os benefícios da mandioca também? São inúmeros. Agora, a única coisa que você deve fazer é simplesmente colocar ela na sua dieta, seja você um atleta, uma pessoa com diabete ou até mesmo uma mulher grávida. Você só tem a ganhar com essa inclusão. Mas, não se esqueça de tomar cuidado com o cianeto e cozinhar a sua mandioca para não causar problemas maiores.

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