Home / Natureza / Alface de Caule Longo

Alface de Caule Longo

Já imaginou uma alface com caule, parecendo uma pequena árvore? Pois bem, isso existe, e bastante! No entanto, não é comum vermos esse tipo de hortaliça em um mercado, pois a planta não estará apta ao consumo, e sim dedicada inteiramente a sua reprodução.

Muitas pessoas tentam descobrir que tipo de alface pode dar esse tipo de planta, mas esse fato não é exclusividade de nenhuma variedade de alface em específico, pois cada espécie de alface pode ficar com o caule longo. O cuidado e o zelo com a manutenção da hortaliça, além das condições externas do ambiente ditarão se essas plantas terão um desenvolvimento pleno como alface de consumo ou alface de reprodução natural.

É praticamente impossível para uma pessoa que não tenha conhecimento, saber distinguir uma alface de caule longo de outras plantas quando esta já está maturada, pois essa parecerá, fisicamente, uma planta qualquer, sem suas folhas verdes viçosas e sem seu formato de “cabeça”, sem contar com o gosto, que muda completamente, adquirindo nuances amargas e seus talos serão rígidos, praticamente impossíveis de serem consumidos crus.

Acompanhe o artigo abaixo e descubra o porquê esse tipo de planta perde suas características de hortaliça e assume uma outra forma, possuindo desde caules até brotos e sementes.

A Alface de Caule Longo é Comestível?

Até pode ser, mas a atividade não é realizada com tanta frequência pelo fato do gosto ser amargo e os talos serem duros, distinguindo bastante a planta da sua forma comercial, onde as folhas são grandes, viçosas e possuem um sabor fraco e agradável, além de serem macias e suaves.

Uma das formas mais comuns de se consumir uma alface que está com o caule longo é através do cozimento, para que suas folhas e talos fiquem mais maleáveis e, consequentemente, consumíveis.

Misturar suas folhas em uma salada também é uma opção viável, a partir do momento em que o gosto de misturará com demais plantas, evitando assim o amargor puro que ela possui.

Quais Variedades de Alface Possuem o Caule Longo?

Todas as alfaces podem vir a ter seus caules longos e isso dependerá do tipo de criação das plantas. A maioria dos produtores não deixa suas alfaces ficarem com os caules longos, pois essas não servirão mais para consumo. O ato da alface vir a ficar com o caule longo é o fato da mesma pendoar, que é quando a planta cresce no intuito de se reproduzir, ou seja, é o processo natural da planta.

O formato de cabeça e folhas para consumo é uma atividade que os produtores usam para que a hortaliça seja consumível, precisando, assim, podá-la regularmente, regá-la e cuidar das temperaturas, precisando, assim, conhecer quais espécies lidam melhor com o calor e com o frio, pois se alguma variedade estiver inclusa em um ambiente diferente, essas podem pendoar precocemente, o que torna seu consumo inviável e sua reprodução pode ficar comprometida, pois as sementes não se desenvolverão completamente.

Sendo assim, é possível que, sem os cuidados e atenção necessários, cada espécie de alface poderá perder suas características de consumo e crescer “para cima”, endurecendo suas folhas, criando pequenos galhos que se espalharão para os lados, indo o mais longe possível do centro da planta, brotando flores e sementes, para que as mesmas, quando maduras, caiam no solo, perpetuando assim, a espécie na natureza. Todas as plantas crescem com esse objetivo único: o de espalhar suas sementes para que essas sempre continuem existindo. Algumas criam flores atrativas e frutos mais atrativos ainda para que os animais a consumam e, dessa forma, levem suas sementes para lugares mais longes ainda.

O que é o Pendoamento, Afinal?

O pendoamento é o principal motivo pelo qual uma alface fica com o caule longo. Esse, na verdade, não é um problema, pois, apesar da planta não dar mais as folhas para consumo, essa ainda pode ser podada e seus brotos poderão ser usados para plantar outras hortaliças. O maior problema do pendoamento é o pendoamento precoce, que ocorre, principalmente, quando a planta está exposta a temperaturas acima do normal, pois essa crescerá de uma forma onde não estará completamente desenvolvida, e suas sementes não conterão nutrientes o suficiente para que cresçam.

Para evitar o pendoamento, é importante conhecer a variedade de alface a ser plantada e conhecer, também, qual é o melhor clima e solo para esse tipo de alface. Algumas alfaces precisarão de sombra constante, por exemplo, por isso a maioria é criada em estufas, que tem a temperatura controlada.

Conheça mais sobre a relação da alface pendoar clicando em ALFACES RESISTENTES AO PENDOAMENTO.

Por Que a Alface Fica com o Caule Longo?

Em muitos locais em meio a mata é possível encontrar alfaces com o caule longo, mas como foi abordado anteriormente, essas não estarão aptas ao consumo, e sim voltadas apenas a sua natureza, que é se reproduzir.

A alface, quando não podada regularmente, crescerá, onde as folhas centrais ficarão cada vez mais altas, dando espaço para o caule. As folhas continuarão acompanhando o caule, mas nesse processo as folhas ficarão cada vez mais duras. No fim, o caule gerará galhos que se espalharão para os lados, e em cada galho haverá brotos e flores, que gerarão sementes e, assim que maturarem, cairão no solo, sendo consumidos pelo mesmo e logo, tornar-se-ão novas plantas.

Reprodução de Alface
Reprodução de Alface

Ou seja, o processo natural de uma planta é crescer para se reproduzir, e o mesmo acontece com a alface. No entanto, a parte comestível da alface se dá quando essa se desenvolve no começo, antes de começar a crescer, por isso é necessário cuidar para que o pé de alface não cresça, e dessa forma haja sempre folhas aptas ao consumo.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *