Home / Natureza / A Alimentação do Jabuti Piranga

A Alimentação do Jabuti Piranga

O réptil é um animal que mora na América do Sul, principalmente no Brasil, onde duas variedades são altamente conhecidas: o jabuti piranga e o jabuti tinga.

Comumente, os jabutis são chamados de quelônios, que é a classe que caracteriza os animais com carapaça côncava, tal como o cágado e as tartarugas. Cada réptil desses faz parte de um ambiente diferente: a tartaruga é marinha de água salgada, o cágado é marinha de água doce e o jabuti é um animal terrestre.

Em comum, os três quelônios sempre enterram seus ovos e deixam os mesmos chocarem sozinhos.

O jabuti é um animal silvestre, mas, apesar de ser um ato ilegal, muitas pessoas tem o animal domesticado pelo fato de ser uma criatura de fácil adaptação ao convívio com humanos. Desde que seja bem alimentado e cuidado, o jabuti viverá em uma família por gerações, pois a idade média de um testudíneo, é de, geralmente, 100 anos.

Assim, é importante ressaltar que o IBAMA proíbe a domesticação e comercialização do animal, pois isso afeta diretamente o curso natural do habitat e reprodução dos mesmos. Tirá-los da natureza significa que os mesmos, além de não contribuírem mais para a dispersão de sementes, também não serão presas de outros animais, saindo assim do ciclo da vida natural.

Jabuti Piranga
Jabuti Piranga

O Jabuti Piranga é também chamado de Jabuti Amarelo, já que sua carapaça possui as bordas amarelas e cada “gomo” possui uma pequena mancha circular amarela, deixando-o assim com pigmentações dessa cor.

O Que o Jabuti Piranga Come em Seu Habitat Natural?

Como citado anteriormente, os quelônios são répteis conhecidos pela grande média de vida que possuem, ultrapassando, na maioria das vezes, a marca dos humanos, e assim, o jabuti consegue viver em várias gerações de uma mesma família, por exemplo.

Mas o que faz esses animais durarem tanto tempo assim? Essa é uma característica da espécie, e já foi constatado que uma tartaruga conseguiu viver por 182 anos.

A base que solidifica uma existência tão grande assim se baseia, principalmente, na alimentação das mesmas. Para que o jabuti piranga consiga lidar melhor com o envelhecimento, o mesmo se alimentará de frutas, hortaliças e sementes encontradas nas matas, que é o principal ambiente por onde os jabutis transitam, sendo fácil de encontrar exemplares da espécie.

Os nutrientes fornecidos pela alimentação natural darão uma longevidade determinante para os répteis, por isso é sempre bom lembrar que tudo aquilo que a natureza fornece é da melhor qualidade possível.

O Que o Jabuti Piranga Domesticado Deve Comer?

A domesticação do jabuti piranga é ilegal, mas isso não significa que muitas pessoas deixem ter o animal em casa, e além disso, muitas pessoas não sabem desse fato. Qualquer denúncia ao IBAMA trará uma multa e até mesmo ordem de prisão. Isso ocorre com maior frequência em relação aos animais que estão ameaçados de extinção.
No entanto, várias regiões da Amazônia, por exemplo, que é onde os jabutis mais vivem no Brasil, é comum encontrar um em cada casa, pois os mesmos dividem o ambiente com várias pessoas que cada vez mais se aproximam de seu habitat.

Nesses casos, a ideia principal é manter uma alimentação baseada naquilo que o Jabuti Piranga come instintivamente.

A alimentação ideal do Jabuti Piranga deve consistir em: hortaliças, tais como acelga, alface, alfafa, berinjela, brócolis, cebola, chuchu, couve, couve-flor, espinafre, milho, pepino, pimentão, beterraba, batata-doce, cenoura, gengibre, repolho, rúcula e mandioca. Além de frutas como melancia, abacaxi, morango e abacate. Todas as comidas devem ser dadas em seu estado, natural, ou seja, o alimento tem que ser cru.

Ainda assim, existe rações que podem ser compradas em aviários também, que contém vários nutrientes importantes para a alimentação do Jabuti Piranga. Essas rações, apesar de possuírem elementos importantes para o desenvolvimento do animal, não devem ser o único alimento do jabuti. É importante lembrar que ele é um animal silvestre, e não um simples pet como um cachorro, por exemplo. Comparar a alimentação baseada em ração não é o correto nesse caso.

Uma dose balanceada entre ração e alimentação natural fará com que os animais tenham uma vida longínqua e satisfatória.

O Que o Jabuti Piranga Não Deve Comer?

É muito grande a variedade de comida que o jabuti pode comer para ser um animal saudável, então fornecer certos tipos de comida não é plausível, e, por mais que isso seja algo óbvio, as pessoas ainda insistem em alimentar o jabuti piranga com outras rações, por exemplo, dando ração de cachorro ou de gato, ou até mesmo ração de peixe.

Não é aconselhável tratar um animal silvestre com rações baratas e para outras espécies. Uma cabeça de repolho, além de ser mais barato, só precisa ser higienizada e dada ao animal, sem segredos.

Restos de comida, como arroz, feijão e ossos não devem ser dados ao Jabuti Piranga. Vários alimentos consumidos por humanos possuem temperos que podem ser alérgicos aos mesmos, podendo causar infecções e até mesmo ocasionando sua morte.

O Jabuti Piranga é um Animal Herbívoro?

Não.

O Jabuti Piranga é um animal omnívoro, e isso significa que suas ramificações de alimentos não se obstem em apenas uma determinada cadeia.

Jabuti Comendo Cobra
Jabuti Comendo Cobra

Além das frutas e hortaliças, os jabutis também podem ser predadores, comendo assim vários outros animais, indicando que eles também são carnívoros.

O Jabuti Piranga pode comer pássaros, como pombos, corujas buraqueiras, gaivotas, e gaviões carcarás, pois essas são aves que passam a maior parte do tempo no solo. Além desses, alguns animais roedores também fazem parte de seu cardápio, tal como os coelhos, os esquilos, os ratos e também os camundongos. Seres rastejantes não estão fora da sua lista; já foi evidenciado que o jabuti piranga pode se alimentar de minhocas, pequenos lagartos e pequenas cobras.

Um dos alimentos preferidos do jabuti piranga são os ovos. Essas criaturas, se avistarem qualquer tipo de ovo, não hesitarão em comê-los. Ovos de pássaros que caem ou são depositados no solo, ovos de cobras e outros animais são alvos fáceis para os jabutis. Eles não comem apenas seus próprios ovos, mas os alheios são um prato cheio.

Com essas informações adquiridas ficará muito mais fácil de saber lidar com um Jabuti Piranga, não é mesmo? Não esqueça de tirar suas dúvidas e comentar sobre essa postagem na caixa de comentários!

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *