Home / Animais / Raças De Papagaios Fotos

Raças De Papagaios Fotos

Uma das aves mais conhecidas e domesticadas principalmente aqui no Brasil é o Papagaio. Esses animais que possuem cores vivas e belíssimas são pertencentes à família Psittacidae, onde também estão incluídas outras aves como a Arara e o Periquito.

Uma de suas características mais marcantes e que desperta a curiosidade e o interesse de muitas pessoas é o fato de que esse animal é capaz de aprender a falar e repetir algumas frases que geralmente são ditas por nós, seres humanos.

Ao todo estão documentadas cerca de 350 espécies de papagaios em todo o mundo, sendo que estes estão espalhados principalmente em países da África, da América Central e da América do Sul. Grande parte destas 350 espécies podem ser encontradas em território Brasileiro, principalmente nas regiões de floresta.

Embora estejamos ao menos um pouco familiarizados com esses animais, existem algumas espécies com cores e características um pouco diferentes do que estamos acostumados a ver por aqui e que muitas vezes nem imaginamos que as mesmas existam.

Por este motivo, iremos retratar neste artigo algumas das raças de papagaios e as suas respectivas fotos, discorrendo sobre algumas características e até mesmo curiosidades de cada uma destas raças que são nativas de algumas regiões do Brasil ou alguns países do mundo.

As Raças De Papagaio Mais Comuns (Fotos)

Papagaio Verdadeiro (Amazona aestiva)

O chamado Papagaio Verdadeiro é o típico papagaio que a grande maioria das pessoas costuma domesticar.

Estas aves habitam algumas regiões do Brasil e apresentam penas de cor predominante verde, mescladas a penas de cor amarela e azul (região da cabeça), cinza e vermelho (região das asas e cauda). Possuem cerca de 38 cm e pesam aproximadamente 400 gramas.

Além do Brasil, esta raça de papagaio pode ser encontrada em algumas regiões da Bolívia, do Paraguai e da Argentina. Já no Brasil, estas aves podem ser vistas com maior freqüência em algumas regiões do nordeste como a Bahia e o Piauí, na região centro-oeste como no Mato Grosso e Goiás. Podem ser avistadas ainda no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

Devido ao crescimento da urbanização e o escape destas aves de alguns cativeiros, com o passar dos anos algumas pessoas puderam avistar estas aves sobrevoando as grandes cidades, como por exemplo, São Paulo.

Quando está solta na natureza, esta espécie costuma se alimentar principalmente de frutos e algumas sementes que geralmente se encontram em árvores mais altas. Caso esteja presa em cativeiro, sua alimentação é baseada principalmente no consumo de ração.

Papagaio Moleiro (Amazona farinosa)

O Papagaio Moleiro é uma raça de papagaios que habita alguns países da América Central e da América Latina, incluindo o Brasil. É conhecido por ser a maior espécie deste gênero, pois possui cerca de 40 cm de comprimento e pode chegar a pesar cerca de até 700 gramas.

A cor predominante de suas penas é o verde, que possui o aspecto de ser coberta por uma espécie de pó de cor branca (dai vem o nome de “farinosa”). No alto de sua cabeça ela geralmente apresenta uma pequena mancha de cor amarela.

Aqui em terras brasileiras, esta espécie pode ser encontrada em regiões da Amazônia, de Minas Gerais e da Bahia, podendo ser avistado também em São Paulo.

Costuma se alimentar de alguns frutos que encontram na copa das árvores, sendo que eles costumam dar preferência pelos frutos provenientes das palmeiras.

Papagaio Real Da Amazonia (Amazona ochrocephala)

O Papagaio Real da Amazonia é uma raça que pode ser encontrada em alguns países da América do Norte, da América Central e também da América do Sul, sendo que neste último continente esta ave pode ser avistada com uma maior freqüência que nos demais.

Como as demais espécies que foram citadas acima, esta raça de papagaio possui penas cuja cor é verde, sendo que algumas penas de sua cabeça e de sua cauda possuem algumas nuances de amarelo.

De maneira geral eles costumam habitar algumas regiões de florestas tropicais e semi tropicais, áreas de mangue e em alguns casos pode chegar a habitar ou freqüentar algumas áreas urbanas.

Quanto a sua alimentação, ela é baseada praticamente no consumo de algumas frutas e até mesmo alguns vegetais.

Papagaio Electus (Eclectus roratus)

Esta raça de papagaios é uma espécie muito bela que habita em alguns países do continente Africano, Oceania e na Ásia. Possui uma curiosidade referente as suas características físicas, sendo que o gênero deles são definidos pela cor de suas penas, onde as fêmeas possuem penas de cor vermelha, com uma espécie de colar em seu pescoço que é formado por penas de cor roxa e ainda algumas penas amarelas que compõe as penas que estão presentes em sua cauda.

Já o macho desta espécie possui penas em seu corpo, em grande maioria, de cor verde, com penugens de cor azul e roxo na região da sua cauda.

A sua alimentação também é baseada na ingestão de algumas sementes, frutos e algumas leguminosas.

Papagaio do Peito Roxo (Amazona vinacea)

Esta espécie que é normalmente conhecida como Papagaio do Peito Roxo é uma ave que habita o continente Latino-americano em países como o Brasil, o Paraguai e a Argentina.

Suas penas possuem coloração esverdeada, com regiões da cabeça com tons de laranja e regiões próximas a sua cauda apresentando cores como o vermelho, o cinza escuro e o azul.

No Brasil estes animais costumam habitar algumas cidades e estados da região sudeste e sul. Costumam se alimentar de alguns grãos e frutos, sendo que curiosamente algumas poucas vezes podem vir a se alimentar de terra, a fim de absorver alguns nutrientes e outros componentes da mesma.

Papagaio Galego (Alipiopsitta xanthops)

Mais conhecido como Papagaio Galego, esta raça é bem conhecida por habitar algumas regiões do Brasil.

Pesando cerca de 300 gramas e medindo por volta de 27 centímetros de comprimento, este animal possui características físicas bem marcantes. Suas penas possuem um tom de verde mais claro, porém vivo, com penugens amarelas na região da cabeça e algumas no peito, que irão se mesclar em meio as verdes.

Aqui em território brasileiro, esta ave costuma habitar em regiões de cerrado ou de caatinga.

Se alimenta de algumas sementes e vez ou outra de alguns frutos. Diferente de algumas espécies, esta não é capaz de aprender a falar.

Existe uma infinidade de raças de papagaios como já foi falado anteriormente. Embora elas possam possuir algumas semelhanças entre si, normalmente apresentam características bem distintas uma das outras.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre algumas espécies de papagaios? Para saber mais curiosidades sobre os animais, a natureza e as plantas continue acompanhando o Blog Mundo Ecologia.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *