Home / Animais / Pode Comer Carne de Boi Picado por Cobra?

Pode Comer Carne de Boi Picado por Cobra?

Será que comer a carne de um animal que foi mordido por uma serpente pode trazer malefícios à saúde? Muitos acreditam que não, já outros têm um receio muito grande sobre este assunto e preferem não ingerir a carne. Qual é a resposta para esta difícil pergunta?

Os que acreditam que não faz mal comer possuem um argumento de que o animal é muito grande, por isso, o veneno que é inserido é insuficiente para fazer mal ao animal. Ainda há aqueles que dizem que quando a toxina é ingerida via oral, é inofensiva.

Já os que são receosos nesse assunto possuem respostas contrárias: Que o veneno ingerido faz mal, mesmo quando você não é picado. Há também os que defendem que carne contaminada não se consome jamais.

Afinal de contas, qual é o lado que está com a razão? Faz mal se alimentar de um animal que foi picado por uma cobra?

A Resposta Final

Para quem afirma que faz mal comer uma carne nesse estado, está completamente correto. Comer carne de um boi picado por uma serpente é muito arriscado para o organismo!

Mas, por quê?

Existem inúmeros motivos, e aqui iremos listá-los. Mas, já saiba de antemão que esse é um hábito que nunca deve ser feito!

Primeiramente, há normas rígidas do Ministério da Agricultura e do Ministério da Saúde quanto ao abate de animais e o consumo de suas respectivas carnes. O que eles sugerem é que a carne deve ser abatida em um matadouro certificado pelo órgão responsável, como a vigilância sanitária.

Quais são os Perigos de Consumir Uma Carne Mordida por um Animal Peçonhento?

Há o risco de se comer uma carne apodrecida, caso você não saiba qual foi o momento em que o animal morreu. E ainda tem mais: Mesmo que o animal tenha morrido recentemente, ele pode ter resistido por vários dias sobre o efeito dessa picada. A carne pode apodrecer, mesmo com o boi ainda vivo.

Só o consumo de uma carne nesse estado, pode acometer diversas enfermidades. O principal órgão que sofrerá com isso é o estômago, que irá receber o alimento grotesco e tentará de todas as maneiras livrar-se dele.

E, para piorar, os criadores de animais — especialistas no assunto — dizem que a carne não deve ser aproveitada de jeito nenhum.

Carne de Boi Estragada
Carne de Boi Estragada

Quando a serpente pica, todo o seu veneno se espalha pelo corpo, através da corrente sanguínea. Sendo assim, toda a carne fica contaminada, não é só o local onde o boi recebeu a mordedura.

Há ainda um risco muito maior, dependendo de onde o boi for mordido. Se for nas patas ou na parte traseira do corpo, ainda há a chance dele se recuperar. Os animais são resistentes, e, com isso, é bem provável que se não houve muito veneno inserido, ele consiga sobreviver depois de um tratamento.

Porém, se foi no focinho, dificilmente ele terá vida. É capaz de morrer em poucas horas. Essa parte é extremamente sensível e faz com que a toxina da cobra se espalhe de forma bem mais rápida pelo corpo. Com isso, a chance de ter muito veneno pelo corpo do boi é certa.

Essa recomendação deve ser seguida por todas as espécies de cobra, mesmo as que possuem um menor índice de toxina.

Relato de Pessoas que Comeram a Carne Contaminada

Na África do Sul aconteceu um episódio desses: Residentes de uma vila chamada Mpoza, apresentaram sintomas parecidos, e todos de uma vez só: febre, vômitos e diarreia, dores de cabeça e cólica.

O grupo estava em, aproximadamente, 60 pessoas, e todas elas começaram a ter as mesmas ocorrências no corpo. Quando interrogadas, elas disseram que estavam em um churrasco, e foi consumida a carne de um animal que foi encontrado morto.

Depois de ouvir grande parte das pessoas, o hospital constatou que o animal consumido era uma vaca e que ela tinha sido morta depois de cruzar o caminho de uma cobra venenosa.

Mesmo sabendo dos riscos que poderiam ter, as pessoas decidiram consumir a carne. A sorte é que a serpente não conseguiu inserir tanto veneno no animal, mas, mesmo assim, a quantidade foi suficiente para matá-lo. Poucos mililitros a mais poderia ser devastador, destruindo famílias que estavam em uma comemoração.

Infelizmente, o consumo de animais que são encontrados mortos é comum na África. Mas, o motivo da ingestão deles é bem diferente do que o do Brasil. Muitos só encontram essa oportunidade para se alimentar, enquanto aqui no país isso é feito por mera diversão.

Saiba o que Fazer Quando o Seu Animal é Picado

Caso o seu boi tenha sido picado por uma cobra, saiba que você ainda tem chances de salvar a vida dele. Fique calmo e procure seguir estes procedimentos:

Verifique a gravidade da picada. Vejam quais são os sintomas que o boi apresenta. Ele consegue manter-se de pé? A área que foi afetada está muito marcada? Ele está com muitas dores, e por causa disso, fazendo sons muito altos?

Caso você consiga verificar isso, será muito bom. Porém, caso não saiba se a mordida foi branda ou grave, sempre considere o risco máximo.

Socorrendo Boi Picado por Cobra
Socorrendo Boi Picado por Cobra

Sabendo disso, procure um soro antiofídico para aplicar no animal. Assim, esse soro irá agir rapidamente na corrente sanguínea e amenizar todos os danos que ele teve. Depois de ter feito isso, é bom verificar se ele ainda sente algo (como dores ou vômitos). Caso ache necessário, você pode dar analgésicos para diminuir as dores pelo corpo dele e fazer com que seus vômitos cessem.

Não é porque ele foi picado por um animal peçonhento que, automaticamente, o boi irá morrer. Saiba que existem métodos muito eficientes para salvar a vida dele. Porém, se ele veio a falecer, não coma sua carne de jeito nenhum, pois o veneno da cobra ainda está em sua corrente sanguínea e pode fazer muito mal para quem consumir.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *